Rio Grande do Sul

CINEMA

No mês das Mulheres, CineBancários realiza sessão comentada e gratuita do filme 'Lilith'

Exibição do longa que ressignifica o mito de Lilith para discutir questões de gênero terá comentários de Helena Bonumá

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Isabél Zuaa interpreta Lilith e Renato Góes interpreta Adão - Foto: Acervo/Globo Filmes

Partindo da mitologia da primeira mulher na Terra, em "Lilith", o cineasta Bruno Safadi lida com questões bastante contemporâneas da sociedade ao trabalhar os arquétipos de Adão e Eva. Protagonizado por Isabél Zuaa, Renato Góes e Nash Laila, o longa terá sessão comentada com a participação de Helena Bonumá no CineBancários, em Porto Alegre, dia 20 de março, às 19h, com entrada franca.

'Aprendemos que houve uma abolição, mas na verdade nunca tivemos uma ruptura', afirma cineasta Renato Barbieri

"Era claro para mim, desde o início do projeto, que me interessava contar a história da Lilith ressignificada, a Lilith das artes, a Lilith da poesia, e contar esta história a partir do recorte da passagem de Lilith com Adão para pensar o lugar do masculino e do feminino nos dias de hoje", explica o cineasta, que assina o roteiro com Vera Egito e Fabio Andrade.

No filme, Isabél interpreta Lilith, a primeira mulher do mundo, que se rebela contra a dominação de Adão, interpretado por Renato Góes. Depois de se isolar no deserto, ela reaparece como um duplo, Eva (Nash Laila), que realiza sua vingança comendo o fruto proibido, se vingando de Adão e se levantando contra o patriarcado.

"Uma ode ao feminino"

"Uma vez definido o recorte, reuni todas as características de Lilith e apliquei à linguagem cinematográfica. Filmei o Sol e a Lua, filmei a união dos astros no eclipse total, filmei os elementos da natureza, pensei a ideia de união dos polos realizando o filme em película e em digital", complementa Safadi.

Filmado em uma cadeia de montanhas entre Nova Friburgo e Teresópolis (RJ), além de cenas em Saquarema, na Argentina e em Israel, Lilith é um filme que dialoga com a atualidade ao abordar um mito atemporal, levando o público a pensar em questões de gênero no presente.

"O filme é uma ode ao feminino e uma busca pessoal de aprendizado enquanto homem branco. Estruturalmente nós homens temos muito que aprender e não estou fora deste esquadro. Fazer um filme para mim é aprender com a própria obra." Sáfadi explica que a escolha do elenco foi muito bem pensada e para a protagonista Lilith era importante encontrar uma atriz que estivesse à altura da força da personagem.

Mulher preta como protagonista

"Era igualmente importante escolher uma Lilith que apontasse para uma nova era da humanidade e esta nova era deveria ser protagonizada por uma mulher preta. Há alguns anos, eu acompanhava com grande admiração o trabalho da atriz Isabél Zuaa. E por tudo isso, eu a convidei. Já para Adão, eu quis encontrar um ator que tivesse um tipo judaico-árabe para localizar o mito à sua origem geográfica."

Em sua equipe artística, o longa conta com nomes como Luísa Horta, na direção de arte; Daniela Aparecida Gavaldão, no figurino; Karen Akerman assina a montagem; e Edson Secco, a edição de som e a música original. A fotografia é de Lucas Barbi, com quem Safadi já havia trabalhado antes. 

"Em Lilith, eu precisava filmar em uma locação que ilustrasse o Éden, o paraíso, com 360 graus de natureza e abundância. Esta paisagem, eu a encontrei no alto de uma cadeia de montanhas de difícil acesso. O filme tem metade de suas cenas passadas à noite e eu não teria orçamento para levar um parque de luz para o alto dessas montanhas. Com isso, eu convidei o Lucas, pois precisava de um fotógrafo talentoso, corajoso, com cabeça aberta e muita liberdade criativa. Decidimos filmar todas as cenas noturnas em noite americana, que é a feitura da noite durante o dia. Com isso, filmamos o longa-metragem inteiro sem usar um refletor", explica o diretor.


Edição: Marcelo Ferreira