Rio Grande do Sul

INCLUSÃO

Segunda edição de pré-vestibular no Quilombo Flores está com inscrições abertas

Projeto desenvolvido em parceria com a Ufrgs também conta com alfabetização gratuita de jovens e idosos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Iniciativa é voltada a estudantes quilombolas e não-quilombolas da Região Metropolitana que desejam se preparar para o ensino superior - Foto: Divulgação

Uma iniciativa pioneira que possibilita o ingresso gratuito no curso pré-vestibular para pessoas de baixa renda no Quilombo Flores, no bairro Glória, em Porto Alegre, busca interessados em fazer parte do projeto. Na sua segunda edição, a iniciativa desenvolvida em parceria com o Núcleo de Estudos Geografia e Ambiente (Nega/Ufrgs) é voltada para estudantes quilombolas e não-quilombolas da Região Metropolitana que desejam se preparar para o ensino superior. As inscrições estão abertas até 10 de abril.

:: “É importante rever a nossa história, a nossa ancestralidade”, afirma Geneci Flores ::

As aulas iniciam em abril, após definição das turmas, e vão ocorrer todas as quartas-feiras, a partir das 18h, na sede da Associação do Quilombo, na Rua Manduca Rodrigues, 283. Para garantir a continuidade das aulas, a comunidade está arrecadando recursos para a aquisição de materiais escolares e pagamento de transporte dos alunos que residem em localidades mais afastadas.

A ação também busca verbas para aprimorar a infraestrutura do espaço em que são realizadas as aulas. Entre os principais objetivos estão construção de biblioteca, aquisição de livros didáticos e de equipamentos para a sala de aula.

Duas modalidades

Neste ano, uma novidade é o curso de alfabetização de jovens e adultos, que conta com 25 vagas disponíveis. As aulas são realizadas em parceria com a o Nega/Ufrgs e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Gabriel Obino.

Já as aulas do curso pré-vestibular são divididas em 13 módulos contidos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do vestibular da Ufrgs. São oito professores e cinco monitores que atuam de forma voluntária. Nesta modalidade, são 25 vagas abertas.

Segundo a idealizadora do projeto, a liderança quilombola Geneci de Lourdes Flores da Silva, a ampliação das aulas é uma amostra do sucesso que o projeto obteve no ano passado. Geneci comenta que as doações são fundamentais para que as aulas continuem sendo realizadas.

“Como o projeto é realizado de forma autônoma, contamos somente com recursos de doações. Precisamos de recursos de forma permanente para custear as aulas e garantir toda a infraestrutura necessária. Toda ajuda é bem vinda para que consigamos apoiar o transporte dos alunos e construir nossa biblioteca comunitária”, ressalta.  

Chave do pix para doações: [email protected]


Edição: Marcelo Ferreira