Rio Grande do Sul

EXCELÊNCIA

IFRS conquista a primeira colocação no Índice Geral de Cursos entre os Institutos Federais do Brasil

O indicador de qualidade foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e mostra um desempenho crescente da instituição

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Reitor Júlio Xandro Heck afirma que resultado é fruto de intenso trabalho, investimentos em políticas e ações de ensino, pesquisa e extensão - Foto: Nicholas Fonseca/IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistou a maior nota no Índice Geral de Cursos (IGC) entre os 38 Institutos Federais do país. O IGC é um indicador de qualidade da educação, avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2).

:: ::

O desempenho da instituição vem melhorando a cada ano. O IFRS figura na faixa 4 do índice, que é medido em escala de 1 a 5, em ordem crescente de avaliação. Obteve a nota 3,3878 (IGC contínuo). Os dados referem-se ao ano de 2022.

O reitor, Júlio Xandro Heck, atribui essa conquista ao empenho e à busca por melhoria contínua ao longo dos anos. “Chegarmos ao maior IGC entre todos os IFs do Brasil é resultado de um trabalho intenso, coordenado e organizado que acontece há muitos anos e que agora se materializa nisso.”

Segundo ele, a indicador é fruto de investimentos em políticas e ações de ensino, pesquisa e extensão. “Mas, principalmente, é resultado da dedicação e do comprometimento das gestões institucionais e dos nossos servidores, em todas as unidades”, ponta.

Em relação aos anos anteriores, a instituição registra um crescimento. O IFRS estava em segundo lugar entre os IFs no IGC divulgado em 2023, com nota 3,285 (dados referentes a 2021). Na outra edição, de 2019 (durante a pandemia não houve acompanhamento), figurou na quarta posição, com IGC contínuo 3,266.

O cálculo do Índice Geral de Cursos inclui a média de desempenho de cursos de graduação nos últimos três anos combinada com conceitos de programas de pós-graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Considerando apenas o Conceito Médio de Graduação, o IFRS também foi o melhor entre os IFs, com nota 3,2918. Esse dado é referente ao triênio e resulta da média dos Conceitos Preliminares (CPC) dos cursos avaliados.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC (cursos de graduação) e dos conceitos Capes dos cursos de programas referentes às pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.

Das instituições com IGC calculado, 27,7% (554) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador, 60,3% obtiveram nota 3 e, para além disso, 11,7% (234) e 0,3% (6) ficaram nas faixas 2 e 1, respectivamente.


Edição: Marcelo Ferreira