Rio Grande do Sul

PANDEMIA

Governo do RS determina fechamento de comércio até 15 de abril em todo o Estado

Medida passa a valer a partir desta quarta (1º); com a restrição, ficam mantidos somente os serviços essenciais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Governador anunciou aumento da restrição em transmissão ao vivo nesta terça (31) - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governo do Rio Grande do Sul determinou o fechamento do comércio em todo o Estado até o dia 15 de abril. A decisão foi anunciada no final da noite desta terça-feira (31), em transmissão ao vivo realizada pelo governador Eduardo Leite (PSDB). A medida passa a valer a partir da publicação da edição extra do Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (1º).

Antes, também na terça, o governador havia anunciado a prorrogação da suspensão das aulas nas escolas da rede estadual, em universidades e em instituições de ensino públicas e privadas até o dia 30 de abril no RS. A mudança de postura vem com o avanço da covid-19 no Estado, que até o momento registra 305 casos em 51 cidades, conforme levantamento da Secretaria Estadual da Saúde.

Na segunda-feira, Leite foi notificado, pela Defensoria Pública da União, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho, sobre a necessidade de revogar a norma estadual que permitiu o afrouxamento das medidas de isolamento e distanciamento social impostas pela ameaça do coronavírus. Os três órgãos advertiram que o Estado deve se abster “de promover qualquer novo relaxamento” sem embasamento em critérios técnico-científicos.

Na transmissão do governador, ele afirmou que este é o momento de ser mais rigorosos e não afrouxar restrições. “Concluímos, com base em dados da evolução do vírus e estudos técnicos, que esta é a hora de estabelecermos a uniformidade nas restrições ao contato no Rio Grande do Sul. Estamos vendo mais pessoas e mais municípios nos quais o contágio se confirma e precisamos manter esses cuidados para termos mais tempo para fortalecer a nossa rede de atenção hospitalar", explicou.

Com a medida restritiva, podem funcionar somente os serviços essenciais. Entre eles os que garantem alimentação, telecomunicações, saneamento básico e cuidados médicos, além da atuação de outros profissionais que são considerados imprescindíveis, conforme já estabelecido nos decretos já publicados nas últimas semanas.

O governador voltou a explicar que, nas próximas semanas, o Estado deve receber kits de testagem, testes rápidos, respiradores para UTI e outros equipamentos que auxiliarão no tratamento das pessoas que tenham a covid-19. "Neste momento em que estamos observando a evolução dos dados, adquirindo equipamentos, melhorando a gestão dos dados sobre as internações, é fundamental que a população siga reduzindo o contato e a circulação ao mínimo possível", demandou Leite.

 

Com informações do Governo do RS

Edição: Marcelo Ferreira