Rio Grande do Sul

Reforma Agrária

Movimento Sem Terra lança Plano Emergencial de Reforma Agrária nesta sexta (5)

No Rio Grande do Sul, os Sem Terra farão uma live para apresentar os principais pontos do documento

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Diante da falta de políticas públicas para o campo durante a pandemia, o MST lança o Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular. - Divulgação/MST

A pandemia do novo coronavírus (covid-19), que até o momento já infectou mais de 550 mil pessoas e matou mais de 30 mil no Brasil, evidenciou o tamanho da crise econômica enfrentada pelo país. A falta de políticas públicas para o campo durante a pandemia marca ainda mais essa crise e coloca na conta dos mais vulneráveis o peso de uma política ultraneoliberal. 

Diante disso, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lança o Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular. No Rio Grande do Sul, ocorrerá uma live, nesta sexta-feira (5), às 11h30, na página do Facebook oficial do MST na região Sul, Mídia Sem Terra, para explanar as medidas propostas pelos assentados. 


Confira a programação da live / Divulgação MST

Foram convidados para participar do lançamento e debater o plano: Kelly Manfort, dirigente nacional do MST; Amarildo Cenci, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Fernanda Beheregaray Cabral, enfermeira e docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Leonardo Melgarejo, Movimento Ciência Cidadã (MCC); e Paulo Pimenta, deputado federal. O evento terá como mediadora Marciane Fischer da Rede Soberania e da Rádio Terra Livre.

O documento lista ações de proteção e produção que tem como objetivo garantir condições de vida digna para a população do campo, e destaca a crise ambiental que se relaciona à pandemia gerada pela exploração insustentável dos bens naturais. 

De acordo com Salete Carollo, dirigente nacional do MST pelo RS, nenhuma política pública de prevenção foi aprovada pelo governo Bolsonaro para a população do campo. “Existem vários projetos de Reforma Agrária parados à disposição do presidente. Eles têm a capacidade de abrigar quase quatro mil famílias. Por que nada foi feito?”, questiona Salete. 

Principais eixos do Plano Emergencial de Reforma Agrária

1. Terra e Trabalho:

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra entende que a garantia de terra e trabalho é fundamental para o alcance da igualdade no campo. Além disso, a desapropriação de latifúndios improdutivos em áreas próximas às cidades facilita a produção e assentamento de famílias das periferias da cidade. 

2. Produção de alimentos saudáveis. 

A produção de alimentos saudáveis no Brasil só será completa com a ampliação do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e com financiamento e difusão de máquinas agrícolas para a agricultura familiar e camponesa; além da liberação de linhas de crédito especial dos bancos públicos para financiamento de agroindústrias cooperativas para produção de alimentos e liberar fomento emergencial para os assentamentos, estimulando a produção. 

3. Proteger a natureza, a água e a biodiversidade 

O MST apoia e fomenta programas de massificação do plantio de árvores nativas e frutíferas em todo país, de acordo com o bioma. Nesse sentido, estimular as agroflorestas como forma de garantir diversidade e fartura de alimentos, aliada à multiplicação de florestas é um meio garantidor de produção de alimentos mesmo em meio à crise econômica. 

4. Condições de vida digna no campo para todo povo 

Por fim, lutamos pela garantia de acesso das famílias do campo e da cidade aos programas de assistência de moradia, trabalho, renda e educação e pelo fortalecimento do SUS, em todo país. 

Esse programa de emergência exige medidas imediatas e vontade política dos governos para resolver os problemas de emprego, renda e alimentos, para todo povo. Ele é de emergência para enfrentar os problemas imediatamente. 

O MST conclama a sociedade, os movimentos populares, sindicais, partidários, igrejas e setores comprometidos com a luta democrática, a defender a urgência da Reforma Agrária Popular e de um país justo, sem privilégios de classe e desigualdades sociais. 

Serviço
O que? Lançamento do Plano Emergencial de Reforma Agrária 
Quem? Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Quando? 05 de junho, às 11 hrs 30 min
Onde? Live - Facebook Mídia Sem Terra e Rede Soberania 

*Da Página do MST

Edição: Marcelo Ferreira