Rio Grande do Sul

Debate

Conversas ADUFRGS debate política, comunicação e pandemia

Evento acontece nesta quarta-feira (5) e será transmitido pelas redes sociais da entidade, a partir das 10 horas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A live será transmitida a partir das 10h desta quarta-feira (5) - Divulgação

"Política, comunicação e pandemia" é o tema da live do “Conversas ADUFRGS” desta quarta-feira (5), às 10h. Transmitida pelo canal da instituição no YouTube, terá como convidados os professores Cleber Matos de Moraes (UFPB), Luiz Artur Ferraretto (UFRGS) e a professora Maria Helena Weber (UFRGS). A atividade virtual tem o objetivo de aprofundar o debate sobre o quanto as informações que hoje chegam fundamentalmente por mídia eletrônica merecem credibilidade. A mediação será do presidente da ADUFRGS-Sindical, Lúcio Vieira.

Na avaliação do presidente da ADUFRGS, a comunicação ganha relevância especial neste momento de pandemia. Conforme destaca Lúcio, há uma oferta muito grande de recursos de comunicação, de mídias e do uso da internet. “Isso tem gerado acima de tudo uma quantidade gigantesca de dados e nem sempre essas informações merecem credibilidade. Como podemos usar essas fontes de informação para orientar nossas ações e como elas podem nos ajudar de forma relevante? Esse é o nosso desafio”, questiona .

Sobre os convidados: 

Cleber Matos de Morais é professor assistente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) -  Campus João Pessoa, no Departamento de Mídias Digitais. É mestre em Comunicação e doutorando em Computação. Trabalha com multimídia e comunidade em mídias digitais.

Luiz Artur Ferraretto é doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS, mesma instituição onde atua como professor no curso de Jornalismo e no Programa de Pós-graduação em Comunicação. É, também, coordenador do Núcleo de Estudos de Rádio, grupo de pesquisa certificado pela UFRGS junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e autor dos livros Rádio – O veículo, a história e a técnica, Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40), Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20 e Rádio – Teoria e prática. Com Elisa Kopplin Ferraretto, escreveu Técnica de redação radiofônica e Assessoria de imprensa – Teoria e prática e, com Fernando Morgado, Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise e Dez passos para o ensino emergencial no rádio em tempos de Covid-19.

Maria Helena Weber é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS, pesquisadora bolsista do CNPq, coordenadora do NUCOP - Núcleo de Comunicação Pública e Política e do OBCOMP - Observatório de Comunicação Pública.  Na UFRGS fez Graduação em Comunicação e mestrado em Sociologia. É, também, doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autora especialmente de Comunicação e Espetáculos da Política e co-autora de Comunicação Pública e Política com Marja Coelho e Carlos Locatelli.

* Com informações da ADUFRGS-Sindical 

Edição: Marcelo Ferreira