Rio Grande do Sul

NÚMEROS DA PANDEMIA

Rio Grande do Sul já soma 2,4 mil mortes por covid-19

Foram registrados 57 óbitos nesta segunda-feira; mais de metade dos leitos de UTI em uso relacionam-se à doença

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa definitivo do distanciamento controlado traz 9 das 21 regiões com bandeira vermelha nesta semana - Divulgação SES SEPLAG

O Rio Grande do Sul registrou 57 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta segunda-feira (10). Com isso, já são 2.417 mortes em todo desde o início da pandemia.

O número de notificações de novas infecções foi de 98, totalizando 84.034 casos confirmados da doença. O número é inferior à média de novos casos diários, mas a SES não informou o motivo, que normalmente é referente a problemas no sistema de dados.

Conforme a SES, as mortes são de residentes dos municípios de Porto Alegre (15), Alvorada (4), Caxias do Sul (4), Bento Gonçalves (3), Viamão (3), Nova Prata (2), Três Coroas (2), Novo Hamburgo (2), Passo Fundo (2), Gravataí, Rio Grande, Sapucaia do Sul, Pelotas, Esteio, Sapiranga, Teutônia, Ijuí, Guaporé, Bagé, Tapejara, Estância Velha, Tramandaí, São Borja, Guaíba, Não-Me-Toque, Candelária, Jaguarão, Sagrada Família e Pouso Novo.

Mais de metade das UTIs relacionadas à covid-19

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado estava em 77,2%, às 18h desta segunda. Pela primeira vez, mais da metade (50,1%) dos leitos estaduais estão sob uso de pacientes com covid-19 ou suspeita da doença.

Em Porto Alegre, a taxa de ocupação voltou a crescer, registrando 90,57%, conforme monitoramento da Secretaria Municipal da Saúde. Assim como no estado, mais da metade dos leitos (50,8%) são de pacientes com covid-19 ou suspeita. Além disso, nove pacientes nas emergências aguardam internação.

Nove regiões em vermelho

São nove as regiões em bandeira vermelha no mapa definitivo da 14ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado. A divulgação foi feita pelo governador Eduardo Leite em transmissão pelas redes sociais nesta segunda-feira (10). As bandeiras ficam vigentes de terça (11) até a próxima segunda-feira (17).

O mapa preliminar havia classificado 12 regiões como de alto risco epidemiológico. Depois de análise dos 25 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais, o Gabinete de Crise acatou o recurso de três regiões - Bagé, Guaíba e Uruguaiana -, resultando em 12 regiões com bandeira laranja (risco médio).

As regiões de Passo Fundo, Palmeira das Missões, Erechim, Capão da Canoa, Taquara, Canoas e Pelotas entraram com recursos, que foram indeferidos. Os sete se somam a Novo Hamburgo e Porto Alegre, que já estavam em vermelho.

Municípios ganham autonomia nos decretos

Nesta segunda, foi oficializado o acordo entre o governo e a Federação das Associações de Municípios (Famurs) para a gestão compartilhada do modelo de Distanciamento Controlado. O modelo segue rodando para classificar o risco epidemiológico de cada região.

Agora, a partir da classificação, associações regionais poderão adotar protocolos mais brandos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior (região classificada em vermelha adota protocolos da bandeira laranja, por exemplo, e, no caso de preta, as regras mínimas da bandeira vermelha).

Brasil tem 101 mil mortes e 3 milhões de infectados

Após alcançar no final de semana a trágica marca de 100 mil vítimas fatais, o país segue registrando altos números de mortes. Nesta segunda, conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram 703 óbitos e 22.048 infectados. Os dados consolidados trazem 110,7 mil mortes e 3,05 milhões de infectados pelo novo coronavírus.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira