Rio Grande do Sul

NÚMEROS DA PANDEMIA

RS tem mais de 100 mil infectados por covid e 2,8 mil óbitos

Nesta terça-feira foram registrados 78 óbitos e 3.251 novas infecções por covid-19

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa mostra incidência da doença por 100 mil habitantes - Divulgação SES SEPLAG

O Rio Grande do Sul registrou, nesta terça-feira (18), 78 óbitos em decorrência do novo coronavírus, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Com isso, o número de vítimas fatais no estado subiu para 2.822 desde o início da pandemia.

A SES confirmou ainda 3.251 novas infecções por covid-19, elevando o número de casos confirmados para 101.217. A doença já atinge 97% dos municípios gaúchos, sendo registrada em 480 das 497 cidades.

Somente em Porto Alegre foram 17 óbitos nesta terça. A Capital já soma 542 vítimas. Em seguida, as cidades com mais mortes por covid-19 são Canoas (150), Novo Hamburgo (119) e Viamão (113), todas na região Metropolitana. Na sequência estão Passo Fundo (101) e Bento Gonçalves (95).

Os demais municípios com vítimas hoje foram Sapucaia do Sul (6), Gravataí (4), Pelotas (4), Caxias do Sul (3), Bento Gonçalves (3), Cachoeirinha (3), Passo Fundo (2), Rio Grande (2), Esteio (2), Viamão (2), São Gabriel (2), Guaíba (2), Sananduva (2), Novo Hamburgo, Campo Bom, Três Passos, Osório, Ijuí, Carlos Barbosa, Eldorado do Sul, Uruguaiana, Capão da Canoas, Canela, São Borja, Igrejinha, Encantado, Nova Santa Rita, Três Cachoeiras, Não-Me-Toque, Charrua, Machadinho, Nova Alvorada, Barra do Ribeiro, Glorinha, Ciríaco, São Francisco de Assis e Capela Santana.

Na tarde desta quarta, com 1.913 dos 2.481 leitos de UTI do estado sendo utilizados, a taxa de ocupação era de 77,1%. Em Porto Alegre, a taxa de ocupação das UTIs está em 88,49. Dos 715 leitos em uso na Capital, 360 são de pacientes com covid-19 ou suspeita, ou seja, mais da metade dos leitos são relacionados à doença.

No país número de vítimas fatais se aproxima de 110 mil 

Nesta terça-feira, conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados 1.352 óbitos e 47.784 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 109.888 mortes e 3.407.354 milhões de infectados pelo novo coronavírus.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira