Rio Grande do Sul

CORONAVÍRUS AVANÇA

Quase nove meses após o primeiro caso, RS tem mais de 350 mil infectados 

Estado tem 98% do seu território em bandeira vermelha, ou seja, risco alto epidemiológico do novo coronavírus

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa definitivo traz 98% do estado gaúcho em bandeira vermelha - Divulgação SES SEPLAG

Foram registrados 52 óbitos nas últimas 24 horas, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta segunda-feira (07), elevando para 7.235 o número de vidas perdidas por conta da covid-19 no território gaúcho. O estado também já registra 350.569 infectados pela doença, com a confirmação de 1.658 novos casos pela SES. Dos confirmados, 3323.115 (92%) são considerados recuperados. 

As vítimas fatais registradas hoje foram em Caxias do Sul (4), Santo Ângelo (4), Novo Hamburgo (3), Porto Alegre (2), Passo Fundo (2), Pelotas (2), Erechim (2), Sapucaia do Sul (2), Santa Rosa (2), Rosário do Sul (2), Tramandaí (2), Canoas, Gravataí, Alvorada, Lajeado, Cachoeirinha, Campo Bom, Viamão, Ijuí, Venâncio Aires, Guaíba, Carazinho, Bagé, Torres, Eldorado do Sul, Ivoti, Giruá, Capão do Leão, Tapera, São Martinho, Redentora, Tuparendi, Tabaí, Gaurama, Itati e Cerro Grande. 

Taxa de Ocupação de leitos em alerta no estado

A semana começa com alerta na taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Rio Grande do Sul. Às 18h de hoje, a ocupação em todo o estado estava em 81,8%, sendo 2.076 pacientes em 2.538 leitos de UTI. Na rede privada, a ocupação era de 99.7% e no Sistema Único de Saúde, 75.4%. Entre os internados, 885 (42,6%) têm covid-19 confirmada e 154 têm suspeita da doença.

Em Porto Alegre, a taxa de ocupação das UTIs fechou a segunda-feira em 90,28%. Dois hospitais estão com lotação máxima: Hospital Moinhos de Vento e Hospital Ernesto Dornelles. Já o Hospital Vila Nova apresenta, com taxa de 173.33%, apresenta superlotação. Entre os 687 pacientes internados na cidade, 296 têm covid-19 confirmada, 20 têm suspeita da doença e 16 estão na emergência aguardando UTI.

Na sexta-feira (04), um levantamento divulgado pelo mestrado em Virologia da Universidade Feevale mostra que os casos de covid-19 na região do Vale do Sinos seguem em um crescimento exponencial, com o maior número de mortes pela doença registrado desde o início da pandemia. Na região a taxa de ocupação das UTIs atingiu 113%, também o maior índice desde o pico registrado em julho. 

Perfil dos infectados

Dos casos confirmados da doença no estado, 48% são mulheres (168.874) e 52% (181.695) homens. A maioria dos casos compreende pessoas de 30 a 39 anos (79.87casos). Já em relação à raça, a predominância é de pessoas declaradas brancas, com 275.829, seguido de não informados (40.695), pretos (15.539), pardos (12.261), amarelos (4.975) e indígenas (1.270). 

No estado, 19.667 profissionais da saúde foram diagnosticadas com a doença, assim como 10.755imigrantes e 973 pessoas privadas de liberdade. 

Segundo matéria divulgada pela imprensa, na sexta-feira (04), mil trabalhadores do hospital de Clinicas, de Porto Alegre, testaram positivo. Entre esses, sete estão em análise com suspeita de reinfecção.

Mapa definitivo mantém 20 regiões em bandeira vermelha 

Devido à elevação de casos confirmados e de hospitalizações em leitos de UTI de pacientes com covid-19 em grande parte das regiões do RS, o governo do estado indeferiu os oito pedidos de reconsideração enviados ao mapa preliminar da 31ª rodada do Distanciamento Controlado. O Gabinete de Crise optou por manter, no mapa definitivo, divulgado nesta segunda-feira (7), a classificação em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) em 20 regiões. 

A única região classificada em bandeira laranja (risco epidemiológico médio) é a região de Taquara, com oito municípios. Isso significa que 98% da população gaúcha está situada em cidades cujo nível de contágio é considerado alto.

De acordo com o Executivo, é a primeira vez, em 31 rodadas, que o mapa definitivo tem apenas uma bandeira laranja e 20 regiões vermelhas. A vigência das novas bandeiras se inicia à 0h de terça-feira (82) e segue até as 23h59 da segunda-feira seguinte (14).

Veja aqui o mapa  definitivo da 31ª rodada.

País tem mais de 177 mil vítimas fatais

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta segunda-feira, 376 óbitos e 20.371 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 177.317 mortes e 6.623.911 de contaminados pelo novo coronavírus. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira