Rio Grande do Sul

8M

Mulheres gaúchas preparam atividades para o 8 de março

Direitos das mulheres, vacinação e auxílio emergencial estão em pauta; atividades serão restritas por causa da pandemia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No 2021 de plena pandemia, as mulheres do RS preparam atividades de agitação e virtuais para marcar o 8 de março - Comunicação 8M Popular

O 8 de março no RS terá muitas atividades promovidas pelas organizações feministas, populares e sindicais. Em função da pandemia, as atividades presenciais estão limitados, restando às mulheres em luta buscarem alternativas online e outras formas de agitar a pauta dos direitos das mulheres. Na luta deste ano, estão acrescidas as reivindicações por vacinas e auxílio emergencial.

:: Isolamento social em tempos de pandemia torna a casa ainda mais perigosa para mulher ::

O Brasil de Fato RS reuniu algumas atividades que acontecerão na Capital e no interior estado. Acompanhe também, pelo Facebook do BdF RS e da Rede Soberania a retransmissão de algumas dessas atividades durante o final de semana e na semana do 8M.

Mulheres sindicalistas preparam atividades

Ainda no dia 8, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde realizará um ato em memória das trabalhadoras da saúde que perderam suas vidas durante no combate à pandemia. Será um ato simbólico, no Largo Glênio Peres, às 8h.

A Central Única dos Trabalhadores do RS está preparando a participação na live da CUT Nacional, para debater a situação vivida pelas mulheres em momento de pandemia.

"A luta é contra a fome e a miséria, que é um dos problemas sofridos por grande parte das mulheres nesta pandemia, especialmente depois que o governo parou de pagar o benefício”, afirma a secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Juneia Batista.

:: A covid–19 tem classe, gênero e cor ::

“A gente quer e vai lutar por três coisas: a vacina urgente para todos e todas, a volta do auxílio emergencial no valor de R$600 e o Fora Bolsonaro”, completou a dirigente.

A live, que será transmitida pelo Facebook da CUT RS, contará com a presença da secretária da mulher trabalhadora da CUT-RS, Ana Cruz. Será na quarta feira (10), às 20h.

Mulheres camponesas preparam mobilização virtual

Segundo Letícia Chimini, do Movimento dos Pequenos Agricultores do RS, as lutas pelo Dia Internacional da Mulher é nacionalmente unificada pela Via Campesina. Porém, neste ano, em função do estado da pandemia no RS, que impede atividades presenciais e unificadas, cada movimento da Via está organizando suas atividades virtuais.

:: A crise gerada pelo coronavírus afeta mais a vida das mulheres ::

"As mulheres organizadas pelo MPA RS farão lives regionais durante o dia, e à noite uma live pelo Coletivo de Gênero do MPA RS, às 20h", lembra Letícia. Acompanhe pelas redes do MPA.

As mulheres do MST-RS também preparam agitação virtual. Segundo Salete Carolo, do coletivo de mulheres do movimento, as bandeiras de luta esse ano são o "Fora Bolsonaro", "Vacina Para Todos", "Auxílio Já" e contra as violências de gênero. Acompanhe pelo Instagram do MST RS.

 

Na Capital do RS, atividades online e de agitação

Em Porto Alegre, ocorre uma série de atividades de agitação para a pauta feminista, tocadas por uma organização conjunta que, desde alguns anos, acontece de forma unificada entre uma série de organizações e movimentos. Haverá colagem de lambes e cartazes, projeções em prédios, exposição de faixas e pequenos carros de som circulando por alguns bairros da cidade.

Giany Rodrigues, da coordenação do 8M Porto Alegre, conta que terá participação em uma live nacional, que acontecerá no dia 7 e será retransmitida pela página do movimento local.

Segundo Giany, a experiência de organizar o 8 de março de forma unificada em Porto Alegre já vem de algum tempo: "Geralmente entre o meio e o fim de janeiro nos juntamos para iniciar as plenárias unitárias e debater as pautas. Essa unidade, que também organizou o 'EleNão' na cidade, tem possibilitado anualmente iniciarmos o calendário de luta em conjunto. Esse ano demoramos mais para iniciar o debate, pois não tínhamos certeza de como ele seria, afinal, infelizmente a pandemia segue no auge".

Afirma ainda que os debates esse ano ficaram em torno da vacina, auxílio emergencial e Fora Bolsonaro e Mourão. Além disso, inspiradas pela "Maré Verde Argentina", também será levantada a pauta da legalização do aborto no país e a garantia dos que já são legais.

Live do Sindicato dos Jornalistas do RS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) prepara uma série de lives sobre as lutas pelos direitos das mulheres. A primeira delas terá o tema "Mulheres e o sindicalismo". Será dia 9 de março, terça, às 19 horas, nas redes do Sindjors.

Segundo o Sindjors, a participação feminina no ambiente sindical ainda precisa crescer mais: "Culturalmente formado por homens, o movimento sindical vem, de forma ainda tímida, modificando seu ambiente. Hoje, temos seis mulheres à frente das entidades representativas de jornalistas, em todo o país. É pouco, mas é significativo".

Lembra ainda que, em um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina, de 2012, chamado “Perfil do Jornalista Brasileiro”, foi revelado que a categoria dos jornalistas do Brasil é predominantemente feminina, com mais de 60% dos profissionais sendo mulheres.

A live terá como mediadora a editora do Brasil de Fato RS, Katia Marko, e contará com diversas outras mulheres, confira:

Atriz e diretora conduz live “Imagine um dia sem Mulheres”

"Imagine acordar certo dia e não encontrar nenhuma mulher nas ruas, nas escolas, em casa, nos restaurantes, escritórios". Essa é a proposta que será apresentada pela atriz e diretora Deborah Finocchiaro, em uma live do projeto "Confessionário - Relatos de Casa", dia 8 de março, às 20h.

Participarão da live a doutora em ciência política Denise Mantovani, a advogada especializada em direitos das mulheres Gabriela Ribeiro de Souza, a empreendedora social Iara Virgínia e as atrizes Juçara Gaspar e Laura Medina.

ARI promove encontros de "Jornalistas Inspiradoras"

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) vai promover, durante o mês de março, uma série de quatro encontros virtuais, chamados de "Jornalistas Inspiradoras – Mês da Mulher ARI". Serão realizados nos dias 6, 13, 20 e 27 de março, sempre aos sábados, das 11h às 12h30min, transmitidos pelo Facebook da entidade.

"Os eventos visam propiciar às jornalistas a troca de informações sobre suas atividades, destacar a atividade das comunicadoras, reunir colegas de assessorias de imprensa, de redações, escritoras e profissionais espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. As atividades integram as comemorações pelos 85 anos da entidade e estão abertas para profissionais de ambos os sexos, estudantes e convidados", explica a Associação.

O primeiro encontro terá a jornalista e escritora Patrícia Campos de Mello, falando sobre seu livro "A Máquina do Ódio - notas de uma repórter sobre fake news e violência digital". A coordenação será da jornalista Jurema Josefa, primeira vice-presidente da ARI, que fará um breve retrospecto sobre a trajetória das mulheres na comunicação.

Legado de Chávez com a luta feminista

O 5 de março marca os 8 anos da morte de Hugo Chávez, líder histórico da Revolução Bolivariana. Nesse sentido, será feita uma homenagem num ato virtual chamado "Chávez, um Sentimento Anti-imperialista e Feminista".

O ato será transmitido no Facebook da Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela e no Youtube da Alba Movimientos Brasil, às 19h desta sexta-feira (5), ficando disponível para ser assistido a qualquer hora.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira