Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Aliança Francesa realiza evento online para aliviar o ar da quarentena na quarta (31)

Com o tema "O Ar é um sopro de vida que nos conecta", evento pretende trazer "um momento de respiro e de boas vibrações"

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Com o tema 'O AR é um sopro de vida que nos conecta', Fabrício Carpinejar e Hique Gomez, mediados por Katia Suman analisam o atual momento - Reprodução

A Aliança Francesa de Porto Alegre vai promover o evento virtual chamado “Um respiro de arte para Melhorar o Clima”, na quarta feira (31), às 20h, no canal do YouTube e Facebook da instituição.

O evento vai reunir três personalidades gaúchas para um debate de ideias. Vai contar com as presenças da radialista Katia Suman, do poeta Fabrício Carpinejar e do músico Hique Gomez. O evento encerra a programação da Semana da Francofonia promovida pela Aliança Francesa de Porto Alegre.

Segundo a instituição, "a humanidade vive tempos de fragilidade e tem sido constante que a arte contribua a respirar, a manter alguma alegria e sobriedade diante da pandemia, das restrições e do isolamento". Afirma ainda que a intenção do evento é de promover um momento de respiro e "de boas vibrações e até de alívio".

Confira o vídeo de prévia:

Sobre os participantes

O debate será mediado pela comunicadora, radialista, escritora e produtora cultural Kátia Suman. Ela alternará a troca de ideias e o debate entre Hique Gómez e Fabrício Carpinejar.

Recentemente, Fabrício Carpinejar lançou o livro "Colo, Por Favor! Reflexões em Tempos de Isolamento", um dos primeiros livros a tratar do tema quarentena. Ele comenta que, com o distanciamento social, foi como se "recebesse o contrário de tudo o que escrevia".

"Ficamos afastados dos pais, dos irmãos, dos melhores amigos. Precisamos descobrir outro modo de ser afetuoso, retomar a escrita, as videochamadas. Você pode estar no mesmo estado ou na mesma cidade, mas é como se estivesse em outro país. Transformei o meu medo de perder alguém da família em apego à palavra. Eu seguro a caneta como quem segura a mão do pai ou da mãe", declara Fabrício.

Carpinejar vai participar do programa e irá falar sobre a infinita capacidade de adaptação. "Parece que já vivi toda a minha vida confinado", constata.

Já o ator Hique Gomez está prestes a estrear a segunda temporada da websérie "Sbornia em Revista". "Ano passado nos dedicamos à formatação de um programa para Internet . Acabou ficando tão legal que já tem canais de TV querendo transmiti-lo", comenta. 

Ele conta que não se encontrou presencialmente em nenhum momento com Simone Rasslan e Claudio Levitan, seus parceiros de cena, mas estão convivendo mais do que antes. "Fazemos encontros criativos pela internet. E até pudemos contar com a presença de Abustradamus, o personagens de André Abujamra, que em São Paulo se entrosou tão bem conosco que parecia que estávamos no mesmo ambiente", revela.

O ator vai comentar sobre o futuro do teatro e das demais manifestações culturais. No atual contexto, Hique Gomez aposta na nuvem.

"Há um cientista responsável pela inteligência artificial do Google que promete ligar o córtex cerebral do ser humano e colocá-lo instantaneamente em conexão com a nuvem, através do pensamento. Promete isso até 2030. O Google tem a capacidade de acessar seis mil livros por segundo e trazer uma resposta instantânea. Este conhecimento, eu calculo, vai trazer uma pandemia mental. E também vai trazer a manipulação da massa planetária. Todos ficarão à mercê do observador da mente coletiva", comenta.

Para adiantar o tema do debate, ele ainda brinca, afirmando que "se for pra evitar os grandes golpes e a corrupção, seria bom. Resta saber quem vai estar nos observando. Todas as grandes invenções têm prós e contras. Salve-se quem souber!"


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira