Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Série "Violino no Choro" tem concerto didático e oficinas formativas

Projeto terá exibição virtual no dia 6; até o dia 8, violinistas poderão se inscrever nas oficinas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Projeto "Violino no Choro" é financiado pela Lei Aldir Blanc e apresenta concertos online e atividades formativas gratuitas - Divulgação

O Concerto Didático "Vê se Gostas" vai marcar o encerramento da primeira etapa do projeto "Violino no Choro", que terá oficinas e aulas sobre o instrumento e sobre a música brasileira.

A proposta do concerto é apresentar o trabalho musical mais recente do violinista e compositor Felipe Karam, que, segundo ele, "consolida uma busca de maturidade, dentro da música popular improvisada e com a inserção do violino".

O título "Vê Se Gostas" faz referência a um choro brasileiro de Waldir Azevedo e propõe-se a celebrar a primeira edição da oficina e dos masterclasses realizados no período de 24 a 27 de fevereiro, atendendo, preferencialmente, jovens instrumentistas da Serra Gaúcha, mas que atingiu participantes de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Amazonas e do México.

A transmissão do concerto didático ocorre na terça-feira (6), às 19h. O concerto será realizado no Teatro do Sesc Caxias e transmitido pelo Youtube do artista e pelo Facebook do Sesc Caxias.

O conjunto que se apresentará será formado por Felipe Karam ao violino de cinco cordas, Max Garcia ao violão, Miguel Tejera nos baixos e Dani Vargas na bateria, o quarteto instrumental apresentará temas variados do repertório nacional, contemplando grandes expoentes da música brasileira, como Djavan e Dorival Caymmi. Também trará músicas autorais inéditas e de origem brasileira, como choro, samba, ijexá e baião. Contará ainda com a participação especial do violonista caxiense Leonel Costa, fazendo um duo com Karam.

Projeto terá terceira rodada de atividades formativas

Além da apresentação no dia 6 de abril, estão abertas até o dia 8 as inscrições para a terceira rodada de atividades formativas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do projeto. Ao todo, serão realizadas uma oficina, cinco marterclasses e um concerto didático.

Segundo a assessoria de comunicação, "Violino no Choro" é um projeto de educação a serviço da música brasileira. Foi idealizado com o objetivo de fomentar e difundir o estudo dos gêneros e ritmos do Brasil, bem como de desmistificar os instrumentos orquestrais, como o violino, do ambiente exclusivo da música de concerto, por meio de oficinas, masterclasses e concertos didáticos de cunho popular.

Parte das vagas é destinada aos alunos de orquestras jovens ou projetos sociais de música. Nesta etapa, parte das inscrições é destinada aos projetos sociais da Fundarte, em Montenegro, mas é aberta a todos os interessados até o limite de vagas. Para os masterclasses “Alma Brasileira”, os alunos passarão por uma seleção por meio do envio de um vídeo, reproduzindo uma música de sua escolha, dentro das que serão ofertadas pelo site do projeto.

Para a oficina "De Violino Também Dá", alunos de todos os instrumentos podem se inscrever. As atividades visam a fomentar a música brasileira, divulgar e homenagear seus expoentes, bem como passar informação necessária de como se reproduzir o choro, o samba, e tantos outros ritmos e gêneros populares brasileiros. O concerto de encerramento da terceira etapa, "Vê se Gostas", ocorre dia 9 de abril, com transmissão ao vivo pelas plataformas do projeto.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

Edição: Katia Marko