Rio Grande do Sul

SHOW ONLINE

Giovanni Berti e Gelson Oliveira juntos no Ecarta Musical

O percussionista e o compositor gaúchos participam de encontro especial online neste sábado (8)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Dupla de músicos gaúchos faz apresentação especial na Fundação Ecarta - Reprodução

Um dos maiores percussionistas e um dos grandes compositores da Música Popular Gaúcha se reúnem para este encontro especial do Ecarta Musical, neste sábado (8) às 18 horas. Giovanni Berti e Gelson Oliveira têm larga trajetória e várias afinidades musicais.

Giovanni Berti é referência na percussão por se inspirar em muitas vertentes. Gelson tem destaque com seu trabalho baseado no afro-groove. Samba, rock, pop, regional, MPB, baião, instrumental e erudito são vivências comuns que estarão presentes na apresentação.

No repertório estão composições de Gelson Oliveira, como "Salve-se Quem Souber", "Noite Magia" e "Canção do Pescador".

Ambos, com mais de 40 anos de trajetória, têm suas carreiras ligadas a grandes nomes da música gaúcha e nacional como Geraldo Flach, Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro, Marcelo Delacroix, El Trio, Shana Muller, Gilberto Gil, Paulo Moura, Sivuca, Dominguinhos. Assim como as orquestras da Ulbra, Unisinos, Ospa e Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro.

A apresentação será transmitida no Facebook da Fundação Ecarta. Mais informações no site da instituição.

Terá também transmissão ao vivo pelo Youtube:

Sobre Gelson Oliveira

Compositor porto-alegrense, começou sua carreira em 1979, dividindo o palco com Nei Lisboa, no show Lado a Lado, no teatro do Clube de Cultura. De lá pra cá, Gelson se tornou um dos  artistas mais prestigiados de sua geração.

A produção musical de Gelson se encontra em álbuns solo ou em parcerias ou produções para TV, teatro, dança e no cinema. Recebeu os prêmios Troféu Açorianos de Música, Medalha de Porto Alegre, Prêmio Lupicinio Rodrigues, Prêmio Sharp e Prêmio Fiat de Música.

No momento, Gelson está gravando um novo álbum, com lançamento previsto ainda para este ano.

Sobre Giovanni Berti

Músico percussionista há 42 anos, começou sua carreira com o compositor Túlio Piva. Participou dos regionais de chorinho Vibrações e Theatro São Pedro, acompanhando nomes do choro ao samba, como Moreira da Silva, Jards Macalé, Déo Rian, Altamiro Carrilho, Ademilde Fonseca, Jamelão. Ivan Lins, Leila Pinheiro e Roberto Menescal.

Integrante do Geraldo Flach Quarteto, também fez parte no quarteto do acordeonista Luís Carlos Borges, tendo oportunidade de tocar ao lado de Dominguinhos, Sivuca, Tarrago Ross, Raulito Barbosa entre outros.

Também tem feito trabalhos com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Orquestra  de Câmara Theatro São Pedro (OCTHSP), Ulbra, Unisinos e gravações de trilhas para teatro e audiovisuais.

Já ganhou prêmio de melhor instrumentista em vários festivais, entre eles o Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha, o Festival Canto da Lagoa 2006, de Encantado e no Festival de Chorinho de Porto Alegre. Foi indicado para o Prêmio Açorianos de Música como melhor instrumentista MPB em 1994, 1996, 1997 e 2016.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira