Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Cia. Stravaganza completa 33 anos com a estreia de “9 SAIAS”

Com direção de Fernando Kike Barbosa, peça foi montada através de encontros virtuais durante o período da pandemia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
“9 SAIAS” é uma releitura de dois contos da escritora Jamaica Kincaid, considerada uma das principais vozes da literatura caribenha contemporânea - Divulgação

Neste sábado (12), a Cia. Stravaganza completa 33 anos de atividades ininterruptas. Para marcar a data, o grupo estreia o vídeo “9 SAIAS”, com exibição de 16 a 20 de junho, quarta-feira a domingo, sempre às 20 horas, no canal do YouTube da companhia.

“9 SAIAS” é um trabalho autoral realizado inteiramente através de encontros virtuais durante o período da pandemia. O roteiro partiu de um diálogo com a obra de escritora Jamaica Kincaid, considerada uma das principais vozes da literatura caribenha contemporânea e indicada ao Nobel de Literatura de 2020. Sua obra se caracteriza pela utilização de elementos autobiográficos na composição de suas ficções.

Através de uma releitura de dois contos da autora, “Girl” e “My Mother” (1984), os integrantes da Cia. revisitam e reinventam suas próprias memórias e biografias, na busca de refletir sobre questões estruturais da formação de nossa sociedade, como o machismo, a misoginia, a homofobia e o racismo.


O trabalho se constitui em um experimento híbrido que mistura teatro, literatura, artes plásticas, música e audiovisual / Divulgação

Em um exercício metalinguístico que transita entre o ficcional e o documental, o trabalho se constitui em um experimento híbrido, que mistura teatro, literatura, artes plásticas, música e audiovisual, criado nas circunstâncias excepcionais de distanciamento e isolamento social e na emergência de se encontrar formas alternativas de continuar produzindo arte.

“9 SAIAS” tem direção de Fernando Kike Barbosa, animação e edição de Kiko Mello e trilha sonora original composta por Felipe Zancanaro. No elenco, Adriane Mottola, Duda Cardoso, Janaina Pelizzon, Kiko Mello, Lauro Ramalho, Miriã Possani, Sandra Possani, Felipe Zancanaro, Ricardo Vivian e Sahasa Fabiana.

Cia. Stravaganza nasceu em junho de 1988

A Cia. Stravaganza, criada em junho de 1988, por Adriane Mottola, Luiz Henrique Palese e Cacá Corrêa (ambos já falecidos), chega aos 33 anos em plena atividade. Além de criar e produzir 28 espetáculos e inúmeros projetos, conquistar sua sede própria e abrir o espaço do Estúdio Stravaganza para grupos teatrais em residência artística, se firma como um coletivo afinado com as teatralidades contemporâneas.


A Cia. Stravaganza, criada em junho de 1988, por Adriane Mottola, Luiz Henrique Palese e Cacá Corrêa (ambos já falecidos) / Divulgação

Marcada pela investigação da linguagem da máscara teatral e dos diversos estilos de jogo, como a Commedia Dell’arte, o clown e o melodrama, a companhia centra seu processo criativo sobre o ator-criador, o performer que busca recriar a tradição fundindo-a com propostas contemporâneas de atuação.

Desde 2006, tem trazido à cena textos de dramaturgos contemporâneos reconhecidos pela renovação da linguagem teatral, como o chileno Ramón Griffero (“Teus Desejos em Fragmentos” - 2006) e o francês Jöel Pommerat (“Estremeço” - 2012).

Outra vertente da cena da Stravaganza investe na dramaturgia própria como possibilidade na busca de caminhos originais para a linguagem teatral, como “Pequenas Violências Silenciosas e Cotidianas” (2013), que traz o texto vencedor do Prêmio de Dramaturgia Ivo Bender 2011 à cena. Escrito e dirigido por Fernando Kike Barbosa, recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia e o Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo no 21º Porto Alegre em Cena.

A Cia. Stravaganza comemora seus 33 anos de trajetória artística com seis espetáculos em seu repertório: o já citado “Pequenas Violências Silenciosas e Cotidianas” e “A Comédia dos Erros” (2008), de William Shakespeare (para palco italiano ou espaços alternativos), os infantis “Príncipes e Princesas, Sapos e Lagartos” (2013), de Flávio de Souza, “Ópera Monstra” (2010), de Ricardo Severo e “Bebê Bum” (1999), de Adriane Mottola e Luiz Henrique Palese.

Em 2014, a Cia. participou do 20° Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco com três espetáculos de seu repertório, realizando também intercâmbio artístico com o grupo Fiandeiros, da cidade de Recife. Além de ter integrado o 20° Festival Palco Giratório SESC/RS com seis peças de seu repertório (maio/14).

O ano de 2018 iniciou, em janeiro, com a estreia de “Pequeno Trabalho Para Velhos Palhaços”. Em abril, a companhia estreou “Espalhem Minhas Cinzas na EuroDisney”, de Rodrigo García e foi co-realizadora de “A Mulher Arrastada”. 2019 foi a vez do espetáculo para crianças “A Extraordinária Aventura Romântica de Miranda e Leo Lorival”, último trabalho da companhia e sexto no repertório.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko