Rio Grande do Sul

Evento Virtual

Musical protagonizado por crianças e jovens com autismo acontece neste domingo (17)

De forma remota, o musical reúne crianças e jovens que integram o projeto Uma Sinfonia Diferente RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A apresentação marca o encerramento do processo terapêutico que acolheu aproximadamente cinquenta famílias - Divulgação

No próximo domingo (17), acontece o encerramento do projeto Uma Sinfonia Diferente RS, que envolveu famílias de jovens e crianças com autismo ao longo do ano, e que irão agora se apresentar em um musical. Intitulado Borboleta, Voa!, o musical terá início às 19h, na página do Facebook do projeto

A apresentação marca o encerramento do processo terapêutico que acolheu aproximadamente cinquenta famílias em formato remoto para sessões semanais de musicoterapia desde fevereiro de 2021. “Esse momento é muito esperado pois ele traz para o grande público o resultado de um rico processo e mostra a face cultural do projeto. É o momento de celebração de todo o desenvolvimento, trocas, interações e realizações que as crianças, os jovens e as famílias tiveram, juntamente com a equipe terapêutica e voluntários”, ressalta Graziela Pires, coordenadora e musicoterapeuta responsável.

Em formato de live, Borboleta, Voa! contará com a participação das famílias que estiveram reunidas com a equipe terapêutica e os voluntários entre agosto e setembro, e realizaram as gravações no salão nobre da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), seguindo os protocolos e um cronograma rígido para que não houvesse aglomeração. Essas imagens vão ao ar enquanto a banda, formada por músicos profissionais voluntários, apresenta o repertório de canções escolhidas para esta edição. Dentre as canções, algumas de autoria da musicoterapeuta Graziela Pires (50 Tons de Pretas), e outras conhecidas do público como “Borboleta”, de Zélia Duncan, e “Voa”, da 50 Tons de Pretas. A direção musical do espetáculo é de Dejeane Arruée (50 Tons de Pretas).

Os participantes desta edição pertencem a nove cidades do estado e tem idades entre 2 a 25 anos. A diversidade dentro do espectro do autismo poderá ser vista. “Esse momento de levar uma sessão pública e artística para a comunidade é parte essencial de nosso trabalho, que tem por compromisso levar informação e conhecimento para a comunidade a respeito do autismo”, destaca a voluntária Patrícia Scossi, coordenadora do Teatro Feevale, palco que recebeu a primeira edição do Projeto.

Sobre o musical

“Borboleta” e “Voa” são canções que marcaram as sessões e por isso entraram para a lista de repertório do musical deste ano. “A banda trará arranjos que não descaracterizem as músicas, mas que acrescentem sonoridades e resultem na beleza da simplicidade de cada canção, pensadas exclusivamente para o desenvolvimento dos participantes nas sessões”, aponta Dejeane Arruée.

A equipe promete ainda algumas surpresas e momentos para relembrar a caminhada desta terceira edição, que contou com Financiamento do FAC Pró-Cultura RS e parceiros. O projeto, inédito no RS, conta com equipe de voluntários totalizando mais de 60 profissionais e estudantes. Atendeu em 2019 mais de 30 crianças e jovens com autismo e suas respectivas famílias de forma presencial. Em 2020, data que marca o início da covid-19, atendeu mais de 40 famílias de forma remota, contando apenas com recursos próprios e, em 2021, segue de forma remota com quase 50 famílias.

Entre as participações especiais do projeto estão a atriz Deborah Finocchiaro, da Companhia de Solos & Bem acompanhados, que além de ser a voz das divulgações junto às rádios parceiras, faz intervenções cênicas durante o espetáculo com poemas e costuras cênicas. A Herta, personagem criada pelo ator Betinho Klein, da Curto Arte, estará presente em umas das homenagens durante o Musical, bem como o cantor Angelo Bandel Foreste.

A quarta edição já está sendo preparada com o patrocínio da Natura Musical, e será em formato híbrido. O Uma Sinfonia Diferente RS segue se adaptando ao novo contexto, sem perder o foco de desenvolver as crianças e jovens com autismo através das sessões de musicoterapia. Pioneiro e único no Rio Grande do Sul, já faz parte da agenda cultural e de inclusão da Região Metropolitana e Vale do Sinos.     


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

                  

Edição: Marcelo Ferreira