Rio Grande do Sul

Apresentação Virtual

Plataforma ​Lilith estreia sexta-feira (15) com performances, bate-papos e exposição

Projeto que traz questões sobre opressão à mulher foi selecionado no edital referente à campanha Eu Sou Respeito

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A indígena Raquel Kubeo é uma das convidadas do projeto - Reprodução

Plataforma Lilith é uma proposta-manifesto desenvolvida por mulheres artistas do Coletivo Quântico selecionado no edital referente à campanha Eu Sou Respeito, em maio de 2021. As ações do projeto – performances, bate-papos e exposição – acontecem de 15 a 25 de outubro, de forma on-line e gratuita, encerrando com uma exposição virtual de novembro a dezembro no site do Coletivo.

As ações performativas serão realizadas por integrantes do Coletivo Quântico, as artistas pesquisadoras e performers Larissa Sanguiné, Victória Sanguiné, Juliana Kersting, Joana Amaral, Guadalupe Casal e Luiza Waichel. Contarão também com a participação de artistas convidadas(os) Raquel Kubeo, Fayola Ferreira, Be Leite e Roberta Savian.

Como dispositivo para a criação das performances, artistas que compõem a Plataforma Lilith respondem, com suas ações, a duas perguntas: O que há dentro da tua boceta? Quais as revelações escondidas? Tais questões têm como referência o Mito de Pandora, por diversas versões. Uma dessas versões conta que Pandora foi enviada ao mundo dos homens com uma caixa de joias, também conhecida como boceta, carregando todos os males, e que foram soltos ao abrir esta caixa.

As ações iniciam no dia 15 de outubro com a com a exibição on-line da obra audiovisual Plataforma Lilith: pixações em corpos histéricos (premiada em três categorias no 15º Prêmio Braskem em Cena), seguida de bate-papo com a equipe e o convidado Gaudêncio Fidelis.

De 16 a 25 de outubro serão apresentadas 10 ações performativas, uma por dia, de forma on-line e/ou ao vivo, através do Vimeo. Todas as performances serão seguidas de bate-papo com convidadas, transmitido através do YouTube.

Como encerramento, de 5 de novembro a 5 de dezembro, ficará disponível uma exposição virtual, homônima ao projeto, onde todo o material produzido na Plataforma Lilith será veiculado no site do Coletivo Quântico: www.coletivoquantico.com.

Sobre a plataforma

A partir de uma perspectiva feminista, atravessadas pelos feminismos interseccional e decolonial, a Plataforma busca reconhecer diferentes formas de ser e existir no mundo, identificando singularidades e identidades plurais, mobilizando subjetividades dissidentes e promovendo outros imaginários possíveis para o futuro.

O Coletivo Quântico reúne, neste projeto, pessoas que carregam diferentes marcadores sociais: latino-americanas brancas, negras e indígenas; cisgênero e transgênero; lésbicas, heterossexuais, bissexuais e não bináries. Artistas que vivem no sul do mundo, em uma sociedade estruturalmente misógina, racista e classista, que silencia, violenta e mata quem diverge da norma heterossexual, cisgênero, branca, binária, masculina e capitalista.

Programação

Dia 15/10

- Apresentação do Projeto Lilith: pixações em corpos histéricos

- Bate-papo com performers do Projeto Lilith + Gaudêncio Fidelis 

Dia 16/10

- Ação performática de Joana Amaral + bate-papo com Ana Paula Reis e Preta Mina 

Dia  17/10

- Ação performática de Guadalupe Casal + bate-papo com Manuela Miranda e Sol Casal 

Dia 18/10

- Ação performática de Juliana Kersting + bate-papo com Lisiane Medeiros 

Dia 19/10

- Ação performática de Raquel Kubeo  + bate-papo com Mãe Morgana de Oxalá 

Dia 20/10

- Ação performática de Larissa Sanguiné + bate-papo com Ana Hoffmann e Carolina Fernández 

Dia 21/10

- Ação performática de Victória Sanguiné + bate-papo com Janaina Baladão 

Dia 22/10

- Ação performática de Luiza Waichel + bate-papo com Carú Rezende e Gabriela Castro 

Dia 23/10

- Ação performática de Fayola Ferreira + bate-papo com Endy Ribeiro 

Dia 24/10

- Ação performática de Roberta Savian SAVIAN + bate-papo com Patrícia Unyl

Dia 25/10

- Ação performática de Be Leite + bate-papo com Laura Fraiz 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira