Rio Grande do Sul

PANDEMIA EM NÚMEROS

Após mais uma semana registrando média de 22 mortes/dia, RS acumula 35.612 óbitos por covid-19

Estado voltou a registrar menos de 10 mil casos confirmados da doença nesta semana; casos graves em UTIs seguem estáveis

Brasil de Fato | Porto Alegre |
RS é o quinto estado brasileiro com mais vítimas fatais e o quarto em números de casos confirmados de covid-19 - Foto: Edgar Bueno

O Rio Grande do Sul já totaliza 35.612 vítimas fatais desde o início da pandemia, com a confirmação de 42 óbitos por covid-19 nesta sexta-feira (5) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Nos últimos sete dias, o acumulado de mortes por data de inclusão foi de 156, pouco mais do que na semana anterior, quando 151 pessoas perderam a vida por conta da doença no RS.

A média móvel de mortes por dia em decorrência do novo coronavírus está estável pela terceira semana consecutiva, mantendo-se em 22 óbitos/dia. A tendência é de estagnação da pandemia no estado, já que desde o início de setembro, quando os números vinham apresentando queda, as médias estão entre 18 e 22 óbitos por dia.

Semana com redução no número de contaminações

O estado voltou a registrar menos de 10 mil casos confirmados da doença nesta semana. Foram 7.492 novos casos, 3.212 a menos que na semana anterior, quando foram registrados 10.704. Na semana retrasada, foram 8.934 casos confirmados e na anterior foram 6.646.

Nesta sexta, foram registrados 1.631 novos casos de covid-19 no RS, totalizando 1.471.554 pessoas com contaminação confirmada desde o início da pandemia.

O Rio Grande do Sul segue como o quarto estado brasileiro com mais casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia. Com relação ao número de óbitos, ocupa a quinta posição. O país acumula 21.862.458 casos da doença e 609.060 vítimas fatais, conforme dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) atualizados nesta sexta-feira.

Casos graves em UTIs mantém estabilidade

O número de pacientes com covid-19 em leitos de UTI adulto em todo o estado manteve-se estável durante o mês de outubro e apresenta leve redução neste início de novembro. Nesta sexta-feira, a SES informa que 455 pessoas com a doença estão internadas em leitos de terapia intensiva. Na sexta-feira da semana passada, eram 472.

Desde o dia 3 de setembro, o total de pacientes com covid-19 em leitos de UTI mantém-se abaixo de 500 no RS. A primeira semana de outubro apresentou números abaixo de 430, mas desde o dia 8 não baixou de 450 o total de internados com a doença. Até esta semana, quando na quarta-feira (3) haviam 444 pacientes em UTIs.

A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto em todo o território gaúcho hoje é de 61%. O percentual segue estagnado no mês de outubro, oscilando em torno da zona de alerta de ocupação dos leitos, que é de 60%.

Dos 2.462 leitos de UTI do SUS disponíveis em hospitais gaúchos, 1.380 estão ocupados, o que significa 56,1% de ocupação. Já em hospitais privados, dos 839 leitos de UTI, 633 estão sob uso, com taxa de ocupação em 75,4%.

Aviso para região Covid de Cachoeira do Sul e flexibilização de restrições

O Gabinete de Crise decidiu autorizar, na quarta-feira, aumento para até 50% do limite de ocupação de público em estádios no Rio Grande do Sul. A flexibilização ocorre na semana de Grenal e atende demanda da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e dos clubes.

Segundo o governo, é mais uma mudança de protocolos possibilitada pelo avanço da vacinação no estado e pela estabilização do quadro da pandemia.

Também nesta semana, o GT (grupo de trabalho) Saúde divulgou um Aviso para a região Covid de Cachoeira do Sul. As outras 20 regiões não receberam Avisos ou Alertas. O Aviso é o primeiro passo do Sistema 3As de Monitoramento, com o qual o governo do estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul.

Conforme os técnicos do GT Saúde, a região Covid-19 de Cachoeira do Sul apresentou crescimento no número de internados com coronavírus em UTI, passando de dois pacientes em 20 de outubro para oito pacientes, levando a região a atingir 100% de taxa de ocupação.

Vacinação

Até esta quinta-feira (4), 94,2% da população adulta vacinável em todo o estado recebeu pelo menos uma dose e 79,3% da população adulta está com o quadro vacinal completo. Em relação à população residente, 78,9% recebeu a primeira dose e 62,3% está com o quadro vacinal completo.

O RS recebeu, até o momento, 18.845.426 doses de vacina contra a covid-19, tendo distribuído 18.446.108 aos municípios. Destas, 8.672.367 são da primeira dose, 6.789.118 da segunda dose e 302.405 dose única. Foram aplicadas 88% das doses.

No país, de acordo com o Our World In Data, foram aplicadas, até o momento, 278 milhões de doses. O número de pessoas totalmente vacinadas é de mais de 122 milhões, representando 57,6% da população. Receberam ao menos uma dose 75,4% da população brasileira. Em escala global, 50% da população mundial recebeu ao menos uma dose da vacina contra a covid-19.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

Edição: Katia Marko