Rio Grande do Sul

Cultura Negra

Sopapo Poético retoma encontros presenciais e celebra 10 anos de existência nesta terça (29)

Após dois anos de atividades remotas, evento gratuito será presencial na Escola de Samba Acadêmicos da Orgia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Sopapo Poético tornou-se referência para a cultura negra em Porto Alegre. - Foto: Feijão&Lentilha

Nesta terça-feira (29), às 19h30min, após dois anos de atividades remotas, o sarau "Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia" retorna aos seus encontros presenciais, celebrando o seu 10º ano de existência.

O sarau acontece a partir das 19h30 na sede da Escola de Samba Acadêmicos da Orgia (Av. Ipiranga, 2741, Bairro Santana, Porto Alegre).

Nesta edição de março de 2022, celebrando o reencontro com o seu público e os dez anos de trajetória, o Sopapo Poético convida para o centro da roda personalidades negras, que, dentre tantas outras, ao longo destes anos, estiveram assiduamente presentes no sarau e colaboraram com a construção de sua história. 

Criado em março de 2012 pela Associação Negra de Cultura (AndC), o Sopapo Poético evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e convivências. Os encontros reúnem artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência. 

Nesta década de trajetória, o Sopapo Poético promoveu quase uma centena de saraus presenciais, homenageando a cultura afro-gaúcha e revelando novos artistas, lançou duas antologias poéticas ("Pretessência", 2016, e "Aquilombados", em 2021) e dois documentários audiovisuais ("Sopapo Poético" em 2016 e "Sopapo Poético na Casa de Teresa" em 2021), além de ter realizado inúmeras apresentações em escolas, feiras literárias e espaços acadêmicos e de cultura popular. 

Até 2020, o sarau acontecia mensalmente no Centro de Referência do Negro Nilo Feijó (CRN), no bairro Menino Deus, sempre com entrada franca. Com o advento da pandemia e do necessário isolamento social, nos últimos dois anos, o sarau teve formato virtual.

Evento para crianças

Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. 

Feira Afro

A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é sua característica, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário e cosméticos naturais, por exemplo, são opções da feira.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko