Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS está de volta

Confira lançamentos e eventos culturais gaúchos da semana de 12 a 18 de maio de 2022

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Agenda cultural entre os dias 12 e 18 de maio - BdF RS

Estamos de volta!

Na semana que "começa" nesta quinta-feira (12), Porto Alegre oferece cinema gratuito e também com preços acessíveis, exposição de artes plásticas e visuais, oficinas de graffiti e lançamentos de livro e música digital. Confere a agenda que a redação do BdF RS preparou:


Programação de cinema no CineBancários

Entre os dias 12 e 18 de maio, o cinema do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região apresenta duas estreias de filmes longa-metragem: "Pão e Gente" e "@Arthur Rambo, Ódio nas Redes".

Além destes, o curta "A Máquina Infernal", será exibido no horário das 15h, antes de "Pão e Gente", adaptação para o cinema de um texto de Bertold Brecht, dirigida por Renan Rovida. Às 17h, o cinema também segue a exibição do filme "Mirador", longa nacional.

Exceto nas segundas-feiras, programação do CineBancários:

15h: A Máquina Infernal + Pão e Gente (longa)

17h: Mirador

19h: @Arthur Rambo, Ódio nas Redes

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos, estudantes, bancários, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405.


Longa metragem "Pão e Gente" integra a programação do CineBancários / Reprodução


Programação de cinema na Cinemateca Capitólio

A Cinemateca Capitólio apresenta uma sessão gratuita do documentário This is Canoas, not Poa!, de Wender Zanon, nesta quinta-feira (12), às 19h15. A partir de entrevistas com personalidades da cena musical de Canoas, o filme revela um panorama histórico da cidade.

Na sexta-feira (13), às 19h30, começa a mostra "O Cinema Veio do Espaço". Em sessão gratuita, serão apresentados três filmes de Steven Spielberg: o curta Amblin’ (1968), o média Olhos (1969), um dos episódios da série de televisão Galeria do Terror, e o longa A Força do Mal (1972). Mais infos aqui.

O Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações e programação completa no fone (51) 3289.7458 ou no site.


Filme Medida Provisória continua na Cinemateca Paulo Amorim

A cinesemana começa confirmando o sucesso de Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos. A pedidos do público, o filme segue em cartaz com duas sessões diárias - uma no começo da tarde e outra à noite.

A Cinemateca Paulo Amorim também avisa que estes são os últimos dias de exibição do italiano Tre Piani, do português Vitalina Varela, do longa argentino Como Matar a Besta e do japonês Drive My Car.

A Cinemateca Paulo Amorim é uma instituição da Secretaria da Cultura do RS (Sedac RS). Reúne três salas de cinema – Sala Paulo Amorim, Sala Norberto Lubisco e Sala Eduardo Hirtz – na Casa de Cultura Mario Quintana, e tem a sua programação voltada para produções independentes, filmografia não comercial e filmes do circuito que estejam identificados com a produção autoral e/ou de arte.

A CCMQ fica na Rua dos Andradas, 736 Centro Histórico de Porto Alegre.


Confira a programação da Cinemateca Paulo Amorim na CCMQ / Divulgação


Lançamento do documentário "OTAN Vs. Rússia", nesta sexta (13)

Em seu retorno de Buenos Aires, onde finalizou e lançou o documentário "OTAN vs Rússia", o cineasta argentino/brasileiro Carlos Pronzato vai participar do lançamento do filme em Porto Alegre.

A exibição acontece nesta sexta-feira (13), às 18h30, no auditório do Cpers (9° andar da sede do sindicato, na avenida Alberto Bins, 480, Centro Histórico de Porto Alegre). A entrada é gratuita.

No filme, são entrevistados Atilio Borón, Adolfo Perez Esquivel, Stella Calloni, Jorge Elbaum, Jorge Kreyness, Silvana Jarmoluk, Alejandro Rusconi. A atividade é uma promoção da diretoria do 39° Núcleo do Cpers.


Após a exibição, haverá debate com o cineasta argentino/brasileiro Carlos Pronzato / Divulgação


Abertura de novas exposições na Pinacoteca Aldo Locatelli

Dentro da programação dos 250 anos de Porto Alegre serão inauguradas duas novas exposições na Pinacoteca Aldo Locatelli, neste sábado (14).

A mostra "Francis Pelichek – Um boêmio moderno em Porto Alegre", assinala o centenário da chegada em Porto Alegre do artista tcheco que atuou como professor no Instituto de Belas Artes, além de trabalhar como ilustrador na imprensa local. Serão apresentadas obras de arte, fotografias e documentos pertencentes a acervos públicos e privados reunidos para a mostra.

Já a exposição “Portoalegrismo: a soma de todos os bairrismos” é composta por doze peças elaboradas por tapeceiras que trazem um olhar sobre a Capital focado na ideia de pertencimento. A técnica utilizada é a tapeçaria de recorte, original do legado açoriano de Porto Alegre.

A abertura da exposição, neste sábado (14), acontece às 11h, até às 14h. A visitação é gratuita, até o dia 8 de julho. De segunda a sexta-feira, o espaço fica aberto das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. Mais informações no fone (51) 3289.3735.

A Pinacoteca Aldo Locatelli fica no Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10, Centro de Porto Alegre).


Projeto 50 Mais Cultura oferece oficina gratuita de graffiti para pessoas com mais de 50 anos

No mês de maio, o projeto 50 Mais Cultura oferece oficinas gratuitas de graffiti, com a artista Sabrina Brum, voltada para pessoas com mais de 50 anos. Nos encontros, além de momentos teóricos sobre a história do movimento artístico, serão realizadas também aulas práticas.

As aulas acontecem de 10 a 31 de maio, nas terças-feiras, das 16h às 18h. Além dessa atividade, são realizadas também oficinas gratuitas de escrita criativa, cerâmica, educação financeira e inclusão digital. Todas as turmas reúnem-se presencialmente no Vila Flores (rua São Carlos, 759) e têm vagas limitadas. As inscrições estão abertas aqui neste link.


Projeto 50 Mais Cultura oferece uma oficina gratuita de graffiti, com a artista Sabrina Brum, voltada para pessoas com mais de 50 anos / Reprodução


V744atelier traz a obra de Marcelo Silveira a Porto Alegre a partir de 14 de maio

"C+asa" dá nome à nova exposição do V744atelier, que traz o artista plástico pernambucano Marcelo Silveira a Porto Alegre. A mostra será inaugurada no próximo sábado (14), às 17h.

O atual projeto de Marcelo Silveira na capital gaúcha envolve uma residência artística no V744atelier. "Nesta residência, as minhas investigações irão se concentrar em estabelecer aproximações entre a ficção e a realidade; a memória do espaço, das convidadas e a minha", detalha Marcelo. Afirma também que o resultado desta ação será um diálogo continuado, aberto e rico em dúvidas.

A abertura, neste sábado (14), acontece das 17h às 20h, com visitação até 22 de julho, de quartas as sextas, das 14h às 17h. Outros horários serão contemplados com agendamento pelo Instagram.

O V744 Atelier fica na rua Visconde do Rio Branco, 744, bairro Floresta em Porto Alegre. Entrada gratuita.


Lançamento do romance Mil Placebos

O roteirista e escritor Matheus Borges lança seu primeiro livro, o romance "Mil Placebos", pela editora Uboro Lopes. A narrativa se concentra na trajetória do protagonista, um rapaz introspectivo e antissocial que se aprofunda nos fóruns da internet. Quando a garota por quem é apaixonado tem um fim trágico e o administrador de seu fórum favorito desaparece misteriosamente, ele se deixa levar por impulsos investigativos que colocam em risco sua própria vida.

O lançamento acontece neste sábado (14), às 16h, na Livraria Taverna (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Além da sessão de autógrafos, haverá um bate-papo com Matheus Borges, Irka Barrios e Caroline Joanello no local. O livro está disponível nas livrarias e no site.


Vanessa Longoni lança o EP "Tudo Tinha Ruído"

A Intérprete gaúcha radicada em São Paulo apresenta trabalho inédito nas plataformas digitais. O álbum independente "Tudo Tinha Ruído" é o terceiro disco da carreira solo da artista. Estará disponível a partir desta quinta-feira (12), nas plataformas digitais através do selo Pequeno Imprevisto.

Em nove faixas inéditas, a cantora e produtora cultural traz composições de Arthur de Faria com produção musical de Otavio Carvalho. Acompanhe Vanessa em suas redes sociais: Instagram / YouTube / Site Oficial.


Espaço Cultural Antiga Matriz em Dois Irmãos inicia temporada artística em maio

As primeiras atrações da Temporada Cultural do Espaço da Antiga Matriz, na cidade de Dois Irmãos (RS), começam no último domingo de maio (29), com a abertura da exposição "Retrospectiva Clara Koury - Vivenciando arte de Norte a Sul", às 17h, seguida do show “O Sol marca o andar do tempo e a imensidão do universo todo dia”, de Thiago Ramil, às 18h. Toda a programação da Temporada Cultural tem entrada gratuita e os eventos se estendem até dezembro.  

Com diversas atrações, constam ainda na programação uma Mostra de Cinema e Direitos Humanos; Recital de Piano com Mariaclara Welker; duas atividades de Educação Patrimonial, sendo uma Palestra com o historiador Rodrigo Santos e uma oficina com a arquiteta e urbanista Suzana Vielitz de Oliveira; apresentação de Teatro de Sombras: “Criaturas da Literatura”, com a Cia Teatro Lumbra; e mais duas Exposições de Arte: “No Ano da Peste”, uma série de interpretações fotográficas sobre obras de arte de Dora e Lise Lampert; e “(Se)Deslembro (Re)Significo”, uma sequência de pinturas acrílicas sobre tela do artista hamburguense Leonardo Lessa.

A programação cultural pode ser acompanhada pelas redes sociais do Espaço Cultural pelo Instagram.


O Espaço Cultural Antiga Matriz ocupa o prédio histórico da Antiga Igreja Matriz de São Miguel, na cidade de Dois Irmãos (RS) / Foto: Alexandre Bueno


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko