Rio Grande do Sul

Debate e Pensamento

Walter Benjamin como inspiração em direitos humanos é tema de aula online neste sábado (21)

Aula será ministrada pelo professor de Filosofia Castor Ruiz, autor de livros sobre poder, violência e direitos humanos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Entidades promovem aula sobre o pensamento do ensaísta e filósofo alemão Walter Benjamin - Foto: Gisèle Freund

O pensamento do ensaísta e filósofo alemão Walter Benjamin será tema de aula online, neste sábado (21), às 9h30. Em formato de debate, a atividade será ministrada pelo professor Castor Ruiz, que aborda o tema “Walter Benjamin: Inspiração para os direitos humanos como crítica e prática à violência do Estado e da lei”.

Ruiz é professor pós-graduado em Filosofia pela Unisinos e doutor com pós-doc pelo Conselho Superior de Investigações Científicas, sendo autor de livros sobre poder, violência e direitos humanos. O encontro será mediado por Jacques Alfonsin, procurador aposentado do RS, mestre em Direito pela Unisinos e professor de Direito Civil da mesma universidade.

A reunião on-line acontece pela plataforma Zoom. As inscrições devem ser feitos pelo e-mail [email protected]. Após a solicitação da inscrição, será encaminhado o link para acesso à sala.

A atividade é realizada em parceria do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) com a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) e faz parte da semana Laudato Si.

Segundo o professor Castor Ruiz, se a exceção se constitui pela negação dos direitos, os excluídos vivem num estado de exceção permanente, porque sua vida transcorre de forma precária, às vezes fatal, pela negação dos direitos fundamentais.

De acordo com Benjamin, destaca o professor adiantando parte do conteúdo da aula, o conceito de revolução não implica em saltar mais rápido adiante, "mas em frear esta loucura que nos leva para o abismo".


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DA SUA AJUDA

O Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira