Rio Grande do Sul

Debate e Pensamento

Conferência Internacional virtual debate a importância da obra de Luigi Ferrajoli

Evento promovido pelo Instituto Novos Paradigmas terá a presença virtual de Tarso Genro e Pepe Mujica

Brasil de Fato | Porto Alegre |
INP promove conferência latino-americana sobre a obra de Luigi Ferrajoli - Reprodução

Uma conferência virtual, com convidados internacionais, irá debater a obra do jurista e professor italiano Luigi Ferrajoli, no próximo dia 10 de setembro, a partir das 10h. O professor irá participar e comentar seu mais recente livro “Por una Constituición de la Tierra”, lançado em 2022 e que ainda está em fase de tradução para a língua portuguesa.

O evento terá transmissão online, no site do Instituto Novos Paradigmas (INP) e no canal do Youtube do Democracia e Direitos Fundamentais (DDF).


INP promove conferência latino-americana com a presença de Luigi Ferrajoli / Reprodução

Participarão da conferência diversos convidados, alguns presenciais em Porto Alegre outros de forma virtual, que vão abordar com o autor os aspectos mais importantes do livro. O ex-governador Tarso Genro será um dos debatedores.

“A obra do professor Luigi Ferrajoli que será apresentada na nossa conferência internacional dá prosseguimento ao trabalho intelectual, político e de filosofia moral desenvolvida por esse jurista. 'Por una Constituición de la Tierra' é um livro de destaque dentro da obra de Ferrajoli, que passa pelas razões jurídicas do pacifismo, da democracia e do garantismo. Este livro coloca as responsabilidades estruturantes do Direito para um bom futuro para a humanidade. Trata-se na verdade da consolidação teórica e política daquilo que se pode chamar de internacionalismo democrático no coração de todos os povos”, afirmou Tarso.

Também estão entre os convidados o ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica; Miryan Hazán, jornalista mexicana que atua na Comissão Interamericana de Direitos Humanos; e Alicia Ruiz, magistrada argentina, juíza do Tribunal Superior de Justiça de Buenos Aires e professora de Teoria Geral do Direito e Filosofia do Direito da Universidade de Buenos Aires.

Além do INP e do DDF, o evento também conta com a parceria do Instituto Declatra, Academia Paulista de Direito, Democracia e Mundo do Trabalho (DMT em Debate), Associação do Ministério Público do RS, Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do RS, Associação dos Juízes do RS (AJURIS), Fundação Escola Superior do Ministério Público, Academia Brasileira de Direito do Trabalho e Academia Paulista de Direito do Trabalho.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko