Rio Grande do Sul

PANDEMIA EM NÚMEROS

RS já tem mais de 40 mil óbitos por covid-19

Alta registrada na semana passada é interrompida; ocupação das UTIs SUS vai a 91% com fechamento de leitos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ministério da saúde fechou 479 leitos exclusivos para covid-19 no SUS que estavam sem uso - Governo de Pernambuco

Nesta semana em que o Rio Grande do Sul alcançou a marca de 40 mil óbitos por covid-19, os indicadores interromperam a tendência de alta apresentada na semana passada. O número de pessoas internadas em UTIs e leitos clínicos também registrou leve queda em comparação aos sete dias anteriores.

O estado registrou 93 óbitos por covid-19 nos últimos sete dias – média de 13 mortes por dia na semana. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados nesta sexta-feira (1º) com o registro de mais 13 vítimas. Após a alta da semana anterior, em que a média foi a 19 vítimas diárias, a taxa retorna ao patamar da semana retrasada, quando a média foi de 14 óbitos/dia.

O número de casos confirmados da doença, que também apresentou alta na semana passada, interrompeu a tendência e registrou leve queda. Com os 3.765 casos informados pela SES nesta sexta-feira, chega a 24.003 novas infecções conhecidas nos últimos sete dias, uma média de 3.429 registros de contaminações diárias. Na semana passada, foram contabilizados 25,2 mil novos casos em todo o estado e na semana retrasada 19,8 mil.

Hoje, segundo a SES, estão com a doença ativa no organismo 26.194 pessoas, enquanto na sexta-feira da semana passada o número chegava a pouco mais de 25 mil.

Desde o início da pandemia, em todo o estado, foram confirmadas 2.550.899 infecções por covid-19 e faleceram 40.040 pessoas. O RS segue como o quinto estado do país em número de vítimas fatais e o quarto com maior número de casos confirmados da doença, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Ministério da Saúde fecha de leitos UTI covid no RS

A ocupação dos leitos de UTI adultos em todo o RS está na marca de 91% nesta sexta-feira. Na semana passada, a taxa era de 73,3%. A diferença ocorre devido ao fechamento de 479 leitos exclusivos para covid-19 no SUS que eram custeados pelo Ministério da Saúde, por decisão federal, devido a estarem sem uso.

Com a mudança, seguem funcionando 1.263 leitos no SUS, estando 1.191 sob uso, uma taxa de ocupação de 94,3%. Na rede privada, que possui 735 leitos operacionais, 622 estão sob uso, uma taxa de ocupação de 84,6%.

Apesar do alto número de pacientes internados em UTIs, a maior parte é por conta de outras enfermidades. O número de pessoas sob cuidados intensivos com diagnóstico positivo para covid-19 em todo o estado está na marca de 168, conforme dados da SES. Na semana passada, haviam 173 pacientes com a doença em UTIs e na retrasada 158.

O número de leitos clínicos sob uso de pacientes com o coronavírus em todo o estado está em 537. Na sexta-feira passada eram 604 pessoas internadas em leitos clínicos com diagnóstico positivo e na retrasada 599.

Quanto a internações pediátricas, nesta sexta-feira 10 crianças com covid-19 confirmada estão em UTIs, enquanto na semana passada eram 14. Já em leitos clínicos, estão internadas hoje 23 crianças, enquanto na sexta passada eram 29.

Estado emite novos Avisos para todas as regiões

O governo do estado emitiu, pela quinta vez consecutiva, Avisos para todas as 21 regiões no Sistema 3As de Monitoramento, que gerencia a pandemia de covid-19 no Rio Grande do Sul. Coordenada pelo governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), a reunião do Gabinete de Crise ocorreu por videoconferência nesta quarta-feira (29).

Conforme análise do Gabinete de Crise, a média móvel de casos confirmados apresentou um aumento de 16,4%. Com isso, a incidência semanal de casos no estado é de 224 por 100 mil habitantes. Na reunião, foi apresentado o registro de 118 óbitos em sete dias por covid-19, uma média de 16,9 por dia, representando um aumento de 9,3% em relação à média da semana anterior.

O governo reforça a importância de a população buscar a dose de reforço e a segunda dose da vacina contra covid-19. Cerca de 80% da população residente no Rio Grande do Sul está com o esquema vacinal primário (duas doses) completo, mas apenas 55,4% tomaram a dose de reforço.

Vacinômetro

O RS registra, até esta sexta-feira, 87,8% da população residente com pelo menos uma dose, enquanto 80,9% está com o quadro vacinal primário. Porém somente 55,4% está com o quadro vacinal completo.

Com relação à população vacinável, que passou a incorporar também as crianças maiores de cinco anos, 93,6% recebeu pelo menos uma dose, 86,2% está com o quadro vacinal primário e 59% está com o quadro vacinal completo.

Ao se observar apenas adolescente, de 12 a 17 anos, verifica-se que 91,1% tomou pelo menos uma dose e que 75,6% está com o quadro vacinal completo, que nesta faixa-etária é de duas doses. Já no público infantil, de cinco a onze anos, 65,8% recebeu a primeira dose e 42% está com o quadro vacinal completo.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira