Rio Grande do Sul

Eleições 2022

PSOL decide reafirmar nome de Pedro Ruas para o governo do Rio Grande do Sul

Decisão da executiva estadual do partido defende união das esquerdas mas veta PSB

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A reafirmação do nome de Ruas recebeu 12 votos favoráveis dentro da executiva do partido - Reprodução

A executiva gaúcha do PSOL reafirmou a candidatura do vereador Pedro Ruas, de Porto Alegre, ao governo estadual. A decisão, tomada na noite desta segunda-feira (4), é mais um obstáculo no caminho da constituição de uma frente de esquerda para a disputa do Palácio Piratini.

Na mesma nota, a direção partidária oferece a vaga de vice à federação formada por PT, PCdoB e PV. O problema é que o PT já tem um candidato, o deputado estadual Edegar Pretto, e também não aparenta disposição de abrir mão da cabeça de chapa.

Robaina para o Senado

Embora ressalte a importância de uma composição do campo democrático-popular, no mesmo informe a legenda também comunica a manutenção da candidatura do também vereador Roberto Robaina ao Senado.

“O PSOL considerou que o partido já abriu mão da candidatura própria nacional porque Lula é o melhor nome para derrotar Bolsonaro, mas o mesmo não parece ser o caso da candidatura defendida pelo PT no RS”, enfatiza a nota.

A reafirmação do nome de Ruas recebeu 12 votos favoráveis. Houve duas abstenções e um voto contrário. Já a votação sobre propor ao PT a unidade em torno de Pedro Ruas obteve 11 votos favoráveis, um contrário e três abstenções.

Pesquisa é má notícia

O documento repara que “os encaminhamentos da direção do PSOL gaúcho são uma resposta à proposta feita pelo PT, de forma oficial, de que o partido deveria apoiar a pré-candidatura de Edegar Pretto, integrando a chapa ao Senado”.

O PSOL acentua ainda que a proposta de composição envolve a federação PT-PCdoB-PV, mas não o PSB. Ruas já se manifestou contrariamente à composição com o PSB, lembrando que o partido integrou a base de apoio dos governos gaúchos neoliberais de José Ivo Sartori (MDB) e Eduardo Leite (PSDB), apoiando privatizações e políticas de precarização dos serviços públicos.

A mais recente pesquisa para o governo gaúcho, do instituto Paraná Pesquisas, veiculada ontem (4), trouxe resultados desanimadores para o conjunto dos partidos de esquerda e centro esquerda. Leite, ex-governador da atual gestão que renunciou para concorrer nas prévias do PSDB à candidatura ao Planalto, lidera com 29,5% dos votos, seguido pelo ex-ministro Ônix Lorenzoni (PL) com 22,1%. Em distante terceiro lugar desponta Beto Albuquerque (PSB), com 7,6%, seguido por Luis Carlos Heinze (PP), com 6,6%, Edegar Pretto (PT), com 5,3%, e Pedro Ruas (PSOL), com 2,5%.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira