Rio Grande do Sul

Água e Saneamento

Sindiágua avalia que mudança de planos do governo sobre a Corsan é uma vitória parcial

Governo do RS decidiu mudar a modelagem para privatizar a Companhia, após o TCE/RS suspender o processo de venda

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Avaliação da categoria é que decisão do governo é uma derrota parcial, pois atrasa o processo temporariamente - Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiágua/RS) realizou uma live em que expôs a sua posição em relação à decisão do governo do RS que suspendeu a venda de ações da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan). A transmissão foi realizada na tarde desta quarta-feira (13), no Facebook do Sindicato.

De acordo com o presidente do sindicato, Arilson Wünsch, o anúncio do governo é considerado uma vitória da luta contra a privatização da Corsan. Porém, afirmou que a avaliação da categoria é que esta é apenas uma derrota parcial do governo, pois atrasa o processo temporariamente. O dirigente sindical disse ainda que as eleições de outubro serão essenciais para a continuidade da pauta, pois será debatido entre os candidatos o que será feito da Companhia nos próximos quatro anos.

Por sua vez, o advogado Antonio Escosteguy Castro, da assessoria jurídica do sindicato, explicou que o governo desistiu somente da modelagem inicial proposta para efetuar a privatização da Corsan, que seria feita através de uma Oferta Pública de Ações (IPO, na silga em inglês que significa "Initial public offering"). Na verdade, continuou, o governo não desistiu de vender a Companhia, mas tentará fazer o mesmo através de um leilão.

Recordou que a ação do Tribunal de Contas do RS (TCE/RS) que impediu a venda de ações da companhia partiu de embate travado sob o ponto de vista dos questionamentos técnicos, realizados pela assessoria jurídica do sindicato junto ao Tribunal. Também que esse embate jurídico se somou à mobilização da categoria e da sociedade, que realizou manifestações de rua contra a privatização.

"O TCE/RS disse que o modelo escolhido e o preço que o governo do estado queria vender não correspondiam ao interesse público. Foi uma decisão técnica muito bem fundamentada, de tal qualidade que o governo anunciou que não tem como recorrer", afirmou o advogado.

Segundo ele, essa desistência, mesmo que parcial, sugere ainda novos questionamentos pois, para elaborar o  modelo agora abandonado, o governo contratou consultorias milionárias com dinheiro público. "O dinheiro da Corsan, que deveria estar sendo investido em água e esgoto para a população, jorrou aos milhões, para assessorias técnicas fazerem um modelo que agora foi julgado ilegal e que o governo desiste. Quem contrata assessorias especializadas deve presumir que se faça dentro da lei", protestou Escosteguy.

Governo afirma ter confiança no processo desenvolvido

No comunicado do governo sobre a alteração no processo de privatização da Corsan, o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) afirmou que tem confiança no processo desenvolvido, apesar de acatar a decisão do TCE. "Um eventual recurso atrasaria o processo e passaríamos a correr concretamente o risco da não efetivação da venda ainda no ano de 2022”, afirmou.

O secretário Extraordinário de Parcerias, Leonardo Busatto, disse que o processo de vender ações da Corsan através de IPO foi um trabalho conduzido de forma profissional e séria. Com relação à precificação das ações, que o TCE/RS considerou estarem sendo oferecidos à um valor abaixo do normal, afirmou que houve "discordância técnica", entre o governo e o Tribunal, de forma que a contestação não permitiria efetivar a operação dentro do prazo estipulado.

"O estado optou por acatar a manifestação e remodelar o projeto, que vai passar a ser de venda integral, como ocorreu com os outros projetos conduzidos pelo estado, como a Sulgás e a CEEE”, acrescentou Busatto.

No mesmo sentido, o presidente da Companhia, Roberto Barbuti, reafirmou que a privatização é uma necessidade, e que a nova modelagem de venda total vai permitir aumentar o preço das ações e concluir o processo de venda até o final do ano.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

 

Edição: Marcelo Ferreira