Rio Grande do Sul

PANDEMIA EM NÚMEROS

Novas contaminações e óbitos por covid-19 registram baixa no RS

Número de pacientes internados também está caindo; vacinação tem pouco avanço

Brasil de Fato | Porto Alegre |
RS terá vacinação nas escolas para melhorar cobertura de doses do público infantil - Cristine Rochol / SES-SC / Agência Brasil

O Rio Grande do Sul registrou 81 óbitos por covid-19 nos últimos sete dias, uma média de 12 mortes por dia na semana. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados hoje (19) com o registro de mais 13 vítimas fatais.

Os números apontam queda nos óbitos em comparação com as semanas anteriores. Na última sexta-feira, a média foi 16 mortes por dia e nas três semanas anteriores ficou em 13. Contudo, o registro de vítimas segue maior que nos meses de abril e maio, quando a média ficou entre 5 e 11.

O número de casos confirmados da doença nos últimos sete dias foi 16.083 – uma média de 2.298 casos conhecidos por dia. A tendência de queda ocorre há quatro semanas, mantendo-se abaixo de 3 mil desde o início de agosto. Na sexta-feira da semana passada a média foi de 2,3 mil casos diários e na retrasada 2,8 mil.

Hoje, segundo a SES, estão com a doença ativa no organismo 16.287 pessoas. Na semana passada, haviam 18.223 pessoas em acompanhamento.

Desde o início da pandemia, em todo o estado, foram confirmadas 2.692.098 casos de infecções por covid-19 e faleceram 40.718 pessoas. O RS segue como o quinto estado do país em número de vítimas fatais e o quarto com maior número de casos confirmados da doença, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Internações em baixa

O número de pessoas sob cuidados intensivos com diagnóstico positivo para covid-19 variou entre 113 e 105 pacientes durante a semana, mantendo a tendência de leve queda das semanas anteriores. Hoje estão internadas em UTIs 107 pessoas com a doença confirmada, enquanto na sexta passada eram 113 e na retrasada 129.

A ocupação dos leitos de UTI adultos em todo o RS está na marca de 87%. Nos leitos SUS a ocupação chega a 92,7%, enquanto na rede privada está na marca de 77,7%.

O número de leitos clínicos sob uso de pacientes com o coronavírus também registra baixa, com variações para cima e para baixo, desde junho. Hoje são 409 pacientes internados leitos clínicos com a doença. Na semana passada eram 446 e na retrasada 510.

Vacinômetro

O RS registra, até esta sexta-feira, 88,2% da população residente com pelo menos uma dose, enquanto 81,5% está com o quadro vacinal primário. Porém somente 57,2% está com o quadro vacinal completo.

Com relação à população vacinável, que passou a incorporar também as crianças maiores de três anos, 91,6% recebeu pelo menos uma dose, 84,6% está com o quadro vacinal primário e 59,4% está com o quadro vacinal completo.

Escolas terão vacinação no RS

Nesta quinta-feira (18), a SES realizou uma reunião com a Secretaria da Educação e outras entidades de ensino do estado para elaborar estratégias de vacinação nas escolas contra a covid-19 e outras doenças. O grupo estabeleceu atividades para serem iniciadas no dia 31 de agosto, com cada cidade definindo suas ações, de acordo com as realidades e estruturas locais.

Ao se observar apenas adolescente, de 12 a 17 anos, verifica-se que 91,4% tomou pelo menos uma dose e que 76,7% está com o quadro vacinal completo, que nesta faixa etária é de duas doses. Já no público infantil, de cinco a 11 anos, 67,7% recebeu a primeira dose e 46,1% está com o quadro vacinal completo.

De acordo com o governo do estado, há uma estimativa que mais de 310 mil crianças de cinco a 11 anos não realizaram sequer a primeira dose. Entre as que fizeram a primeira, cerca de 160 mil estão com a segunda atrasada. Na faixa dos adolescentes, estão atrasados 102 mil jovens com a segunda dose e mais de 453 mil com o reforço (terceira dose).

Último grupo a ser incluído na vacinação contra o coronavírus, as crianças de três e quatro anos também apresentam até o momento baixa adesão. Iniciada em 20 de julho, até agora apenas 19 mil foram vacinadas, o que representa 7% do público estimado para a idade.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira