Rio Grande do Sul

MÚSICA AO VIVO

Thiago Ramil faz show solidário contra a fome no Solar dos Câmara

Espetáculo musical “Sol Marca" será nesta quarta-feira (31), às 18h30, com ingresso mediante um quilo de alimento

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Thiago Ramil é atração do Sarau do Solar de 31 de agosto, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS - Foto: Divulgação

Thiago Ramil apresenta o espetáculo musical “Sol Marca", nesta quarta-feira (31), às 18h30, em edição solidária no Sarau do Solar. Para assistir ao show na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, na Assembleia Legislativa do RS, basta levar um quilo de alimento não perecível, que será revertido para a campanha Rio Grande Contra a Fome.

O espetáculo musical é composto por canções do repertório dos três álbuns do compositor Thiago Ramil: “Leve Embora” (2015), “Emfrente” (2018) e “O sol marca o andar do tempo e a imensidão do universo todo dia” (2021). No show, Thiago Ramil (violão aço, violão nylon, cavaco e baixo) é acompanhado pelos músicos Lorenzo Flach (guitarra, piano, efeitos) e Felipe Zancanaro (guitarra, synths, MPC, percussão).

O trabalho é um convite ao mergulho no universo composicional de Thiago Ramil, que traz em suas canções reflexões sobre paisagens humanas atravessadas pelo viver mundano, as questões existenciais, suas dores e amores. Os arranjos propõem uma espacialidade densa e flutuante, tornando o silêncio um importante elemento sonoro. As camadas sonoras convidam o ouvinte a viajar por paisagens líricas e distantes, e observar seus tons, cores e memórias.

O artista

Thiago Ramil é músico, compositor, produtor e psicólogo. Residente na cidade de Porto Alegre, o músico conta com três álbuns de estúdio, tendo lançado seu terceiro disco em abril de 2021. Seu primeiro trabalho solo, “Leve Embora” (2015), recebeu indicação ao 17º Latin Grammys, na categoria Melhor Álbum Pop em Língua Portuguesa. Por este trabalho foi premiado no Açorianos de Música (2016), nas categorias Melhor Intérprete Pop e Artista Revelação. Seu segundo álbum, “EmFrente” (2018), recebeu a premiação de Melhor Compositor Pop no prêmio Açorianos de Música (2019). O terceiro álbum “O sol marca o andar do tempo E a imensidão do universo Todo dia” (2021) representa o encontro de 4 EP s, que tiveram produtores musicais diferentes, cada um com um trabalho visual assinado por quatro diretores diferentes.

Thiago também recebeu o Prêmio de Profissionais da Música PPM (2017), na categoria Melhor Videoclipe, com a música "Amora", que integra o repertório de seu primeiro álbum. E teve a canção "Das Oito às Oito" que integra seu último álbum, premiada no Festival de Canção Nova Era (SP/2020).

Como músico, Thiago produziu diversas trilhas para espetáculos de dança, tendo recebido premiações por Melhor Trilha Sonora no Açorianos de Dança (2019), pelo espetáculo Poéticas sobre Morte/Tempo/Vida, e no Prêmio Olhares da Cena, pelo espetáculo VAGA. Thiago é integrante do grupo Afluência, com o qual recebeu 6 indicações ao Açorianos de Dança 2020, tendo sido premiado com Melhor Trilha Sonora. Também integra o projeto Casa Ramil, que reúne seus familiares em espetáculo musical.

Projeto Sarau do Solar

O Sarau do Solar é realizado pela Assembleia desde 1993, quando foi inaugurada a restauração do Solar dos Câmara (Duque de Caxias, 968 - Port Alegre), construção histórica que desde então concentra a maior parte das iniciativas culturais do Parlamento gaúcho. 

O projeto consiste na promoção de espetáculos musicais, com entrada franca, em temporadas anuais que vão de março a dezembro. Por sua relevância para a cidade, foi agraciado por Honra ao Mérito no Prêmio Açorianos de Música 2006, concedido pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre.

Os objetivos do Projeto Sarau do Solar são estimular a pluralidade da produção gaúcha e propiciar acesso universal às mais variadas expressões da cultura musical local, regional, nacional e internacional. As apresentações, que contemplam diversos gêneros, são realizadas na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, com edições especiais no Teatro Dante Barone, Esplanada do Palácio Farroupilha ou outro espaço definido pelo Departamento de Cultura.

O show pode ser acompanhado ao o vivo, pela TV Assembleia (canal aberto 11.2, portal https://ww4.al.rs.gov.br/tval e YouTube ), pela Rádio Assembleia e pelo Facebook.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira