Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Terreira da Tribo apresenta a performance "Manifesto de Uma Mulher de Teatro"

Atriz Tânia Farias apresenta peça que integra o projeto "Arte Pública", com entrada franca, às 20h de segunda-feira (3)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
As mulheres que cruzam o caminho da atriz estarão compondo o texto manifesto da performance de Tânia Farias - Reprodução

A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz apresenta a performance "Manifesto de Uma Mulher de Teatro", com a atriz Tânia Farias. As apresentações acontecem nesta segunda-feira (3) e na seguinte (10), a partir das 20h, na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186, em Porto Alegre), com entrada gratuita.

Partindo da personagem Ofélia, do texto "Hamlet Machine", de Heiner Müller, a performance traz "a vociferação contra a engrenagem de violências às quais mulheres são continuamente submetidas. Trazer mulheres na boca, evocá-las, dizer seus nomes, contar suas histórias é a motivação central dessa ação ainda em construção".

As mulheres que cruzam o caminho da atriz estarão compondo o texto manifesto da performance de Tânia Farias. Vozes como a de Violeta Parra, Gioconda Belli e da própria atriz, que detalha sua história pessoal de violência sofrida e intercruza com outra real, a de Magó, bailarina barbaramente violentada e assassinada em 2020, a quem a atriz presta homenagem.

A criação faz parte da Mostra de Repertório da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz do Projeto Arte Pública. O Projeto Arte Pública é uma realização da Funarte (Fundação Nacional de Artes) através de emenda parlamentar da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira