Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 20 até 26 de outubro

Destaque para programação infantil no Vila Flores no final de semana; no sábado tem Feira na Praça Garibaldi

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Curta metragem do Ói Nóis Aqui Traveiz será exibido dia 25 de outubro, na Terreira da Tribo - Foto: Frame de “Ubu Tropical”

Destaque em Porto Alegre para programação infantil no Vila Flores no final de semana. No sábado tem feira de rua na Praça Garibaldi, além de uma programação especial para os cinéfilos na Cinemateca Paulo Amorim. Em Novo Hamburgo, a Hamburgerberg Fest promove dois dias de muitas atrações gratuitas.

Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Projeto "Caio na Memória Viva" homenageia Caio Fernando Abreu

Embora Porto Alegre tenha demolido recentemente a casa onde o escritor Caio Fernando Abreu morou boa parte de sua vida, sua obra se mantêm viva. Assim será o projeto "Caio na Memória Viva", que o homenageia e valoriza o patrimônio material dos Caminhos da Poesia em Santiago e imaterial de sua obra.

O projeto se desdobra em três frentes: o site Caio F. Entre Nós; o sarau virtual Caio F. Entre Nós, nessa quinta-feira (20), que marca o lançamento do site e do projeto como um todo; e o evento 24h de Caio na Cultura, dia 5 de novembro, uma caminhada pelos Caminhos da Poesia na cidade de Santiago (RS), cidade natal do escritor.

O sarau virtual reunirá alguns artistas e amigos bem próximos de Caio: Amanda Costa, Deborah Finocchiaro , Natália Lag, Grace Gianoukas, Thedy Correa, Roberto Camargo e as participações especiais de Arthur de Faria e Suzana Saldanha, que lerão trechos de Caio e falarão sobre o artista e sua obra.

Redes sociais do projeto: Instagram | Facebook | Site

O projeto conta com apoio cultural da Associação Amigos do Caio Fernando Abreu (AACF) que trabalha há mais de 12 anos em prol da memória do escritor e que fornecerá materiais ao site, averiguações sobre as obras e parcerias junto ao projeto.

Contemplado no edital FAC Patrimônio, financiado pelo Pró-Cultura da SEDAC / Governo do Estado do RS, este projeto será lançado dia nessa quinta-feira (20) e prevê ações virtuais e presenciais.


Gustavo Kraemer lança seu primeiro disco instrumental no Mistura Fina

O compositor e pianista Gustavo Kraemer apresenta seu trabalho autoral na programação do projeto Mistura Fina, nessa quinta-feira (20), às 18h30, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. O artista estará acompanhado de Alegre Corrêa (contrabaixo) e Lucas Fê (bateria). O show conta, ainda, com a participação especial do cantautor Pirisca Grecco. A entrada é franca.

No repertório, figuram músicas presentes em “Artesã”, seu primeiro disco instrumental, além de outras canções de sua obra e referências calcadas na mistura de linguagens do jazz brasileiro e do folclore sul-americano. Entre as composições que irá tocar, estão: Cabo Polônio, Amon-rá, Chorinho pro Jairo, Camobi, entre outras, todas de autoria de Kraemer, além de Siempre Azul (Carlos Aguirre) e Bom Fim (Pedro Borghetti).


Filme Sociedade do Medo estreia no CineBancários

Nessa quinta-feira (20) estreia no CineBancários, na sessão das 17h, "Sociedade do Medo", novo documentário da carioca Adriana L. Dutra. O longa-metragem, que encerra a "Trilogia da Catarse", traz uma reflexão sobre a epidemia do medo que assola a humanidade.

Em Tóquio, Nova York, Los Angeles, Londres, Paris, Amsterdam e outras cidades, a documentarista entrevista especialistas de diferentes realidades socioculturais. Os professores David Carrol e Jason Stanley, os filósofos Francis Wolff e Cyrille Bret, o historiador Marcelo Jasmin, os sociólogos Frank Furedi, Barry Glassner e Paula Johns, o padre Júlio Lancellotti, o escritor e filósofo indígena Ailton Krenak, a jornalista Flávia Oliveira, o físico Amit Goswami, a vereadora Benny Briolly, a pesquisadora Ivana Bentes, a professora Tamsin Shaw, a economista Linda Yueh, a deputada federal Talíria Petrone, entre outros, dão seus depoimentos sobre variadas vertentes do medo.

Além desse, para celebrar o mês das crianças, o CineBancários exibe na sessão das 15h o filme infantil "Além da Lenda", inspirado no folclore brasileiro. Os filmes ficam em cartaz até 26 de outubro.

15h: Além da Lenda
17h: Sociedade do Medo
19h: Fé e Fúria

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12 na bilheteria do cinema. Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados à CUT/RS e PcD pagam R$ 6.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405 e no site. Não há sessões nas segundas-feiras.


Clarissa Ferreira traz o show LaVaca ao Ecarta Musical


Uma das características da trajetória de Clarissa na música e na literatura é a abordagem feminista e crítica sobre a cultura gauchesca / Foto: Luiza Padilha

A multi-instrumentista e compositora se apresenta neste sábado (22), às 18h, no Ecarta Musical (Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943), acompanhada de Tamiris Duarte e Lucas Ramos. A entrada é franca e o show também será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Fundação.

Neste projeto, Clarissa Ferreira alia música e pesquisa, abordando questões que repensam o regionalismo gaúcho nos espaços sociais e na geografia local, a partir dos elementos simbólicos e códigos sonoros.

A pampa, as relações com a natureza e a mulher gaúcha são temas presentes nas letras das canções de seu repertório autoral, contando com poesias musicadas de Mário Quintana, Angélica Freitas e Maria Gabriela Saldanha. Uma das características da sua trajetória na música e na literatura é a abordagem feminista e crítica sobre a cultura gauchesca.

Clarissa Ferreira é bacharela em violino (UFPEL), mestra (UFRGS) e doutora (UNIRIO) em Etnomusicologia, pós-graduanda em Arteterapia. Possui quatro singles lançados, e está lançando seu primeiro álbum autoral que se chama LaVaca (apoia.se/LaVaca).
 
Em 2022 lançou seu primeiro livro “Gauchismo Líquido: reflexões contemporâneas sobre a cultura do Rio Grande do Sul”, pela Editora Coragem. Em 2018, com a poeta e antropóloga Marília Kosby, criou a performance Poesia Xucra, apresentada na FestPoa Literária e na Flip, em Paraty.


Festival promove 24 horas de programação gratuita em Novo Hamburgo

Shows, exposições, gastronomia e história estarão reunidos na 23ª Hamburgerberg Fest. A programação é gratuita e acontece das 10h30 às 23h, no sábado (22), e das 10h30 às 22h, no domingo (23). Entre as atrações, Ultramen, Pata de Elefante, Luciano Leães e The Big Chiefs, o charme das bandinhas e fanfarras circulando pelas ruas do sítio histórico, percursos culturais guiados e cinema musicado. Ao todo, serão 34 atrações e ainda dezenas de expositores em uma grande celebração à céu aberto.

"A festa é um grande evento de promoção cultural. Todos têm seu espaço e se sentem bem nesse ambiente de integração, com espírito de amizade entre as pessoas. Serão dois dias de muita alegria e muita cultura, valorizando o importante patrimônio que se tem aqui", diz Ângelo Reinheimer, curador da Fundação Scheffel e coordenador geral do evento.

Mais informações sobre a 22ª edição podem ser obtidas na página no Facebook ou no perfil no Instagram da HamburgerbergFest.


No mês das crianças, Vila Flores recebe o projeto Brincando no Parque

Para celebrar o mês das crianças, nos dias 22 (sábado) e 23 (domingo) de outubro, o Vila Flores (Rua São Carlos, 753, em Porto Alegre) recebe o projeto Brincando no Parque, que oferecerá uma ampla programação gratuita.

Composto por 15 espetáculos de artes cênicas, dança, circo, contação de histórias e apresentações musicais, o evento tem o objetivo de proporcionar diversão ao público infantojuvenil a partir de diversas atividades e brincadeiras que desenvolvem aspectos importantes para a formação do indivíduo, como a autonomia, a criatividade e a socialização.

Além dos eventos, será realizada uma contrapartida social na sexta-feira (14), na Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados de Porto Alegre (SPAAN), com a apresentação do espetáculo A Estrela D'alva. 

Confira a programação completa:


Escola de Cinéfilos segue com inscrições abertas

O Festival Cinemateca Paulo Amorim apresenta uma nova edição do curso "Escola de Cinéfilos", atividade gratuita de formação para os espectadores da Cinemateca Paulo Amorim e demais interessados.

O curso terá um formato híbrido, com sessões de cinema presenciais na Sala Norberto Lubisco e aulas on-line via plataforma Zoom. Apresentado pela professora Luciana Tubello Caldas, com formação nas áreas de Cinema e Educação, o curso vai tratar dos princípios básicos da linguagem cinematográfica e as concepções teóricas da montagem, passando por escolas e movimentos cinematográficos como Vanguarda Russa, Cinema Estrutural, Cinema Moderno, Cinema de Fluxo e Cinema Queer.

As inscrições para o curso podem ser feitas neste link. Programação completa aqui.

Os filmes serão exibidos na Cinemateca Paulo Amorim sempre nas terças-feiras, às 19h30min, na respectiva semana de cada encontro. As aulas on-line acontecem às quintas-feiras, até o dia 22 de dezembro, das 19h30 às 21h30. Os encontros acontecerão via Plataforma Zoom. O link de acesso será enviado 1h antes do início de cada encontro.

Próxima atividade:

Cinema Documentário: "História que Nosso Cinema (não) Contava" (2017), de Fernanda Pessoa.
Exibição do filme – dia 25 de outubro, às 19h30min, na Sala Norberto Lubisco
Aula on-line – dia 27 de outubro, às 19h30min, via plataforma Zoom


Cinemateca Capitólio exibe programação de aniversário

Neste domingo (23), às 15h, tem sessão gratuita de cinema com o filme francês "Pessoas-Pássaro", dirigido por Pascale Ferran.

"Após chegar em Paris, um engenheiro de informática americano (Josh Charles), submetido a pressões familiares e profissionais, desliga seu celular e seus aparelhos eletrônicos e decide mudar radicalmente o curso de sua vida".

Confira a programação completa no site do Capitólio. O cinema localiza-se na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre. Fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h.


"O Urso com Música na Barriga" em curta temporada no Teatro Renascença

O espetáculo infantil "O Urso com Música na Barriga", encenado pelo grupo Atimonautas, de Porto Alegre, realiza curta temporada no Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307, Menino Deus, em Porto Alegre).

As apresentações, voltada para o público infantil, serão nesse sábado (22) e domingo (23), às 16h. Os ingressos podem ser comprados neste link. A partir de quatro pessoas, todos pagam meia entrada direto na bilheteria do Teatro.


Elida Tessler celebra 90 anos de Donaldo Schüller com exposição "Palavrar" na BPE

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio da Biblioteca Pública do Estado (BPE), convida o público para homenagear o professor Donaldo Schüller, visitando a exposição "Palavrar", em diferentes espaços da BPE (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre).

A abertura acontece nesse sábado (22), às 16h, com entrada franca. Informações pelo telefone 51-32245045.

Palavrar é uma exposição concebida por Elida Tessler para celebrar os 90 anos de Donaldo Schüler, completos em 2022. A mostra festeja a extensa parceria entre a artista visual e o escritor, filósofo e tradutor. Os 11 trabalhos, a serem apresentados em três diferentes espaços de Porto Alegre − no Centro Cultural da UFRGS, na Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre e na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Em cada espaço, estarão obras distintas, quase todas elas inéditas. Saiba mais aqui neste link.


Feira "Me Gusta" volta à Praça Garibaldi neste domingo (23)

Neste domingo (23), a Praça Garibaldi (Av. Venâncio Aires, esquina com a Rua José do Patrocínio, em Porto Alegre) recebe mais uma vez a Feira Me Gusta. Focada em levar arte, moda e entretenimento para as ruas da capital gaúcha, a feira reúne diversos expositores.

Além de atrações músicas e artísticas o público pode apreciar gastronomia e cervejaria artesanal.  Expositores podem se inscrever pelo site.

A partir das 13h se apresenta o DJ Lucio Agacê. Nina Rouge & Fernando Spillari e o DJ Buiu Rodriguez também estão escalados para esta edição.

A feira é destinada para todos os públicos, inclusive para as crianças, que poderão apreciar um piquenique com contação de história, guiado pela escritora Rosane Castro e seus convidados.

Programação Cultural:


"Ubu Tropical", do Ói Nóis Aqui Traveiz,  será exibido na Terreira da Tribo

Na terça-feira, 25 de outubro, às 20h, o curta-metragem "Ubu Tropical" será exibido na Terreira da Tribo (rua Santos Dumont, 1186, em Porto Alegre), com entrada franca. O filme é uma alegoria da ascensão do pensamento fascista, propagando o ódio e a intolerância, retrato do que estamos vivendo no nosso país nos últimos anos.

Na programação serão projetados também os documentários "Teatro e circunstância – Ói Nóis Aqui Traveiz" e "Ói Nóis Aqui Traveiz: uma retrospectiva audiovisual-cênica", sobre a origem e a trajetória da Tribo de Atuadores.

Desde agosto de 2021, o Ói Nóis Aqui Traveiz vem pesquisando a personagem Pai Ubu, criada no final do século XIX pelo francês Alfred Jarry, e icônica para todo o teatro ocidental influenciando as vanguardas em todas as partes do mundo.

O curta-metragem foi criado coletivamente pela Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, trazendo como protagonistas Tânia Farias (Alfred Jarry), Lucas Gheller (Marceneiro), Keter Velho (Costureira), Clélio Cardoso (Filho) e Maria Inês Falcão (Filha), e mais de 30 atuadores no elenco. A música original é de Johann Alex de Souza.


Cristian Sperandir Grupo apresenta show de lançamento do álbum Flachianas

Cristian Sperandir e grupo realizam show de lançamento do álbum "Flachianas", no dia 26 de outubro, às 20h, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). A entrada é franca.

Segundo disco instrumental de Sperandir, a obra homenageia o pianista Geraldo Flach, grande nome da música brasileira e gaúcha. O show apresenta releituras de clássicos como "Piano Azul" e "Rancheirinha". "Flachianas" já pode ser ouvido integralmente nas plataformas digitais.

Ganhador de dois Prêmios Açorianos, o produtor musical, compositor e pianista Cristian Sperandir trouxe as composições de Flach para uma linguagem moderna e atual, apresentando-as para a nova geração e assim, difundir a música de quem fez história na música instrumental.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira