Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 24 até 30 de novembro

Nem só de Copa do Mundo vive a programação cultural da Região Metropolitana de Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Concerto da Orquestra OSPA Jovem é uma das atrações do final de semana - Foto: Luiza Piffero

Na semana que fecha o mês de novembro, nem a Copa do Mundo tira do estado um calendário de atividades gratuitas para a população.

Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Cinebancários no Areal, uma sessão de cinema a céu aberto

O Sindbancários, o Coletivo Catarse e a Associação Comunitária Cultural Quilombo do Areal da Baronesa apresentam: Cinebancários no Areal, uma sessão de cinema a céu aberto!

Nesse encontro haverá a apresentação do documentário "Dilúvio – riacho que a cidade esqueceu" e do filme de ficção "Tainhas no Dilúvio". Depois da exibição dos filmes serão apresentadas Serestas da Ilhota, com os antigos clássicos que embalaram a Cidade Baixa no século passado.

A entrada é franca e o evento inicia por volta das 19h (assim que cair a noite), na rua Luiz Guaranha, 16.


Cinemateca Capitólio apresenta Mostra Ohún Itinerante

Ohún, a Mostra de Cinema Negro de Pelotas surgiu da vontade de alunas e alunos negros dos cursos de Cinema da UFPel de exibirem e discutirem filmes feitos por pessoas negras. Já em sua 6ª edição, a mostra exibiu mais de 100 produções de todo o Brasil.

A seção Ohún Itinerante faz parte da programação que marca os 15 anos de criação dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da UFPel.

A entrada é gratuita e a sessão acontece nesse domingo (27), às 17h. Confira aqui os filmes.

O Capitólio localiza-se na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre. Fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h. Programação completa do Capitólio.


Serial Kelly estreia no CineBancários

A cantora Gaby Amarantos estreia como protagonista no filme de comédia "Serial Kelly", interpretando uma cantora de forró eletrônico que viaja pelo interior do Nordeste brasileiro, deixando mortes por onde passa. Dirigido por René Guerra, o filme chega ao CineBancários nessa quinta-feira (24).

Além da estreia, seguem em cartaz no CineBancários os filmes "Paloma" e "A Mãe", nas sessões das 15h e 19h, respectivamente. Confira a programação até o dia 30.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405 e no site. Não há sessões nas segundas-feiras.


Casa de Cultura recebe terceira edição do Porto Alegre Noir Pocket

Nesta sexta-feira (25), às 19h, a Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736) recebe a terceira edição do Porto Alegre Noir Pocket: "De Sherlock a Lupin – A Era Clássica do Crime por Vozes Brasileiras", um bate-papo com A.Z. Cordenonsi, Rafael Scavone e Simone Saueressig. Logo em seguida, o duo Strange Religion fará uma apresentação acústica.
 
Dedicado à literatura policial e ao cinema de inspiração noir, o evento tem por objetivo reverenciar o gênero de literatura e cinema muito cultuados por fãs.


Guinga e Eduardo Gudin serão os homenageados no Clube da MPB

O Clube da MPB retorna ao modo presencial com uma homenagem a dois compositores da MPB: Eduardo Gudin e Guinga. O show será na sexta-feira (25), no Meme Estação Cultural (Rua Lopo Gonçalves, 176, em Porto Alegre), às 20h. O couvert custa R$ 40, pagos na hora.

A banda do Clube, formada pelos músicos João Wilney Franco, Roberto Bisotto, Maíra Baumgarten, Mara Tello e Dick Anderson Naziazeno e Leonardo Silva, apresentará um repertório de composições como "Noturna" e "Bolero de Satã" (Guinga e Paulo Cesar Pinheiro), "Canção do Lobisomem" (Guinga e Aldir Blanc), "Cidade Oculta" (Eduardo Gudin, Roberto Riberti e Arrigo Barnabé), "Estrela" (Gudin e Elton Medeiros), "Velho Ateu" (Eduardo Gudin e Roberto Riberto) e "Olhos Sentimentais" (Gudin e Paulo Cesar Pinheiro), entre outras.


Novembro Negro no Vila Flores promove atividades gratuitas neste sábado (26)

Nesse sábado (26), o centro cultural Vila Flores (Rua São Carlos, 759, em Porto Alegre) e a Associação de Afroempreendedorismo Odabá recebem o público para atividades do Novembro Negro, abertas ao público.

A programação começa às 14h e vai até as 20h. A entrada é gratuita. Não é necessário realizar inscrições prévias para participar das atividades. O evento acontece mesmo em caso de chuva.

A programação inicia às 14h, com feira de afroempreendedores e visitação à exposição artística “Árvore do Mundo”, de Kaindé Arvoredo. Às 15h, é realizado um passeio pelos prédios do complexo arquitetônico Vila Flores e, logo depois, as crianças são convidadas a assistir a uma contação de histórias afroreferenciadas, conduzida pelo coletivo Mães Pretas.

Durante a tarde também acontece uma roda de conversa sobre afroempreendedorismo, com Itanajara Almeida, idealizadora do Itanajara Beauty Salon, e com Michel Nascimento, CEO da Casa do Servidor e Aposentado.

Às 18h, a Cia de Dança Brazil Estrangeiro apresenta o espetáculo “Favela é Luxo, Favela é Potência” em um mergulho no universo dos ritmos afro-brasileiros. O evento é finalizado pelo show da cantora paraense Raquel Leão.


Editora promove evento cultural com poesia, música, leitura, feira de livros e debate

A Libretos Editora lança, no próximo sábado (26), o Sarau Libretos, projeto que vai realizar cinco encontros com poesia, música, leitura, feira de livros e debate em diferentes bairros de Porto Alegre. A entrada é franca.

A 1ª edição acontece no Galpão Cultural do Morro da Cruz (Rua 9 de Junho, 878, em Porto Alegre). As apresentações culturais são por conta de Negra Jaque, Fátima Farias, Marcia do Canto e Nina Nicolaiewsky, além de Batalha de Rimas e visita ao Mirante. A programação começa às 10h, indo até as 18h.

Ao longo do ano de 2023, estão previstos, ainda, eventos culturais na Restinga, Vila Bom Jesus, Centro Histórico e Morro Sant’Ana. A produção conta com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Cultura RS FAC (Fundo de Apoio à Cultura) Publicações.


Centro Municipal de Cultura recebe encontro de contação de histórias neste final de semana

O Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (Avenida Erico Verissimo, 307, em Porto Alegre) sedia neste final de semana (25 e 26), a 16ª edição do Encontro de Contadores de Histórias “Ao pé do ouvido”.

Todas as atividades serão gratuitas e ocorrem entre 9h e 17h. As atividades terão lugar nos setores infanto-juvenil e mezanino da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, Sala Álvaro Moreyra e no saguão do Centro Municipal de Cultura.

As oficinas irão ocorrer no auditório do Atelier Livre. O agendamento para contação de histórias e oficinas será gratuito e haverá bate-papo e exposição de livros. As escolas devem solicitar agendamento pelo e-mail [email protected]


Boaventura Editora lança série literária inspirada em Porto Alegre

Chega ao mercado editorial a série "Novelas Porto-Alegrenses". A coleção agrega narrativas que elaboram a relação entre a cidade e os enredos, seus personagens e suas ações.

Nesse domingo (27), às 18h30, será realizada a sessão de autógrafos coletiva no saguão do Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (Avenida Erico Verissimo, 307, em Porto Alegre).

Neste dia, serão lançados oito títulos dos/as escritores/as Adriana Maschmann, Antônio Trindade, Cláudia Sepé, Gabrielle Calegari, Liz Quintana, Lucas de Melo Bonez, Mário Augusto Pool e Miguel da Costa Franco.


OSPA Jovem encerra o ano com concerto neste domingo (27)

A OSPA Jovem, orquestra formada por alunos da Escola de Música da OSPA, prepara um grande concerto aberto ao público neste domingo (27). Sob a batuta do compositor e regente Arthur Barbosa, os estudantes interpretam desde sucessos universais da música até uma peça inédita brasileira.

O conjunto sobe ao palco da Sala Sinfônica da Casa da OSPA (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1.501) às 17h. A entrada é livre, sem necessidade de reservar ingressos.


Música Paratodos passa por Guaíba no domingo (27) com apresentações gratuitas

O circuito Música Paratodos é patrocinado pela Toyota via Lei Rouanet e terá a sua última etapa do ano em Guaíba (RS), nesse domingo  (27). A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas.

O evento será realizado na Orla do Rio Guaíba (Av. Getúlio Vargas, 311) e oferecerá apresentações gratuitas ao público. Começa às 13h, indo até as 18h30. Mais informações no site. Confira a programação das apresentações musicais.

14h - Flor ET
16h - KIAI
17h - Ultramen
18h30 - TEM


Fotografe Porto Alegre apresenta exposição de fotógrafos iniciantes

A Exposição Fotografe Porto Alegre está trazendo 25 artistas que estão expondo pela primeira vez suas fotografias. São alunos que compartilharam suas imagens, produzidas durante os cursos, no Instagram @fotografeportoalegre e que foram selecionadas a partir de vários critérios, dentre eles as mais curtidas.

O resultado pode ser visto em mais de 900 fotografias feitas pelos participantes. A "Exposição Fotografe Porto Alegre – 250 anos" fica disponível ao público até o dia 30 de novembro, na Galeria Casa Prado (Rua Dinarte Ribeiro, 148, Moinhos de Vento, em Porto Alegre). A entrada é franca e a Galeria fica aberta das 10h às 20h.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko