Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 1° até 7 de dezembro

Destaques da agenda ficam com a programação do Dia Nacional do Samba (2) e do Dia do Candombe em Porto Alegre (3)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Nesse sábado (3), os grupos Comparsa Tambor Tambora, Candombe Poa e La Brasa Lunera organizam e promovem conjuntamente a 1ª Llamada do Dia do Candombe - Reprodução

Iniciando o último mês deste 2022, dois dias intensos de programação cultural na rua: na sexta-feira, antes e depois do jogo da seleção na Copa do Mundo de Futebol, tem as atividades do Dia Nacional do Samba (2), que se concentram no Mercado Público Municipal de Porto Alegre. 

Além disso, no sábado é comemorado o Dia do Candombe em Porto Alegre (3), com programação na Cidade Baixa voltada para a cultura "doblechapa". Confere ai!

Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Programação do Dia Nacional do Samba (2/12) em Porto Alegre

Essa sexta-feira (2) é o Dia Nacional do Samba, em todo o Brasil. Em Porto Alegre, haverá uma programação especial, concentrada nos arredores do Mercado Público Municipal. A programação é gratuita, confira:

12h - Almoço no mercado com samba do Kara6 e bailarinos Brazil Estrangeiro;
13h15 - Roda de samba com Samba do Irajá no Paço Municipal (aquecimento para Brasil X Camarões);
16h - Roda de samba na frente do Mercado Público com Murilo e Banda;
19h - Samba no Mercado com Claudio Barulho e Banda;
20h - Negras em Canto e Grupo Puro Samba;
21h - Grupo Puro Asthral;
22h - Samba do Arvoredo;
24h – Encerramento.


Programação do Dia Nacional do Samba (2/12) em Porto Alegre / Reprodução


Sábado tem a 1ª Llamada do Dia do Candombe

Nesse sábado (3), os grupos Comparsa Tambor Tambora, Candombe Poa e La Brasa Lunera organizam e promovem conjuntamente a 1ª Llamada do Dia do Candombe, data inserida no calendário oficial de Porto Alegre pela Lei Municipal nº 13.107/2022.

A concentração dos grupos ocorre no Largo Zumbi dos Palmares a partir das 18h, e os desfiles de cada um dos três grupos ocorrerá na Rua João Alfredo a partir das 19h, até a esquina da Rua Joaquim Nabuco, onde os integrantes se concentram para o trajeto de retorno em um toque coletivo até o Largo Zumbi dos Palmares.

O evento recorda a última vez em que os tambores soaram no Conventillo Mediomundo, em Montevidéu, antes do despejo de afrouruguaios em situação de vulnerabilidade social pelo regime militar daquele país em 1978.

Em Porto Alegre, especificamente, ainda traz o objetivo de celebrar a construção de uma cena de candombe em um contexto de intercâmbio cultural histórico das culturas da região do Pampa.


Livro "Lola e os Pássaros" será lançado na Bamboletras

Ana Fonseca e Mauren Veras firmam uma nova parceria na literatura infantil e apresentam a segunda aventura de um simpático personagem: "Lola e os Pássaros" está disponível no site da Much Editora.

O lançamento presencial será no sábado (3) na Bamboletras (Av. Venâncio Aires, 113, em Porto Alegre), com contação de histórias e dobraduras.


Guilherme Azambuja Castro lança o livro de contos "Topografias da Solidão"

Santa Vitória do Palmar, na fronteira com Uruguai, é cenário e personagem dos contos de Guilherme Azambuja Castro. "Topografias da Solidão" (Editora Zouk), tem lançamento nessa sexta-feira (2), às 18h, no Terezas Café (Rua Giordano Bruno, 318, Rio Branco, em Porto Alegre).

O projeto gráfico do livro é assinado por Maria Williane. A parte interna traz um recorte poético das memórias do autor, com fotos, elementos gráficos e rascunhos.   


"Breve História do Planeta Verde" e "Deus Tem Aids" estreiam no CineBancários

Combinando elementos fantásticos e do road movie argentino, "Breve História do Planeta Verde", de Santiago Loza, chega ao CineBancários no próximo dia 1º de dezembro, junto de "Deus Tem Aids", documentário premiado no festival Queer Porto. Além das duas estreias, Serial Kelly, com Gaby Amarantos no elenco, segue em cartaz na sessão das 15h.

15h – Serial Kelly
17h – Breve História do Planeta Verde
19h – Deus Tem Aids

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405 e no site. Não há sessões nas segundas-feiras.


Cinemateca Paulo Amorim traz retrospectiva de cineasta gaúcho radicado em Moçambique

A Cinemateca Paulo Amorim apresenta uma grande retrospectiva do jornalista e cineasta gaúcho Licínio Azevedo, que vive em Moçambique desde o final dos anos 1970. A mostra "Licínio Azevedo -  Um Gaúcho em Moçambique" vai até o dia 10 de dezembro, na Sala Eduardo Hirtz, às 19h

O cineasta Licínio Azevedo estará em Porto Alegre para acompanhar as sessões e conversar com o público. As sessões têm entrada franca.

A mostra vai reunir títulos realizados nas últimas três décadas, entre documentários e longas de ficção. É um cinema que mistura realidade e ficção, o uso de não atores e seus dialetos, e temas sempre recorrentes. Confira a programação completa.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre).

Confira a programação completa das salas neste link. Não há sessões nas segundas-feiras.


Programação especial do Dia Mundial de Luta contra a AIDS na Cinemateca Capitólio

Nessa quinta-feira (1°), a partir das 19h, o Capitólio exibe uma programação especial sobre o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (Dia Sem Arte). Serão cinco filmes curta-metragem, de diferentes nacionalidades (confira aqui a programação). A entrada é franca.

Além deste, no sábado (3), às 11h, acontece a série Concertos Capitólio a apresentação do Coral da UFRGS. Com mais de seis décadas de existência, o grupo, formado por 60 cantores, apresentará um programa variado de músicas que contempla obras eruditas e populares, brasileiras e de outros países, abarcando vários períodos históricos. A regência é de Lucas Alves e a preparação vocal, de Flávio Leite. A última música terá a participação da mezzo soprano Angela Diel.

O Capitólio localiza-se na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre. Fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h. Programação completa do Capitólio.


Exposição no Paço Municipal apresenta desenhos de esculturas de Porto Alegre

Convidada pela área de Artes Visuais da Secretaria de Cultura para homenagear Porto Alegre no encerramento das festividades dos 250 anos da cidade, a artista Graça Craidy produziu 30 desenhos a nanquim de esculturas e ornamentos de fachadas da Capital.

A mostra Beleza Escondida será aberta no sábado (3), das 11h às 13h, e a visitação irá até 20 de janeiro de 2023, no Porão do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico de Porto Alegre). A entrada é gratuita.

No dia 15 de dezembro, às 17h, no local da exposição, haverá uma conversa com o pesquisador José Francisco Alves sobre o seu livro "A Escultura Pública de Porto Alegre: Obra Comemorativa", de 412 páginas, lançado recentemente e no qual Graça buscou subsídios para a exposição.


Luli Cabeda promove Recital de Piano no Tablado Andaluz

Neste sábado (3), a professora de piano Luli Cabeda realizará o Recital de Piano de final de ano dos alunos de 2022, no espaço Tablado Andaluz (Av Venâncio Aires, 556) às 19h, apresentando o trabalho que realiza ao longo dos anos.

As inscrições já estão abertas para 2023 e os interessados podem agendar uma aula experimental. Para conhecer mais o trabalho da educadora musical é só acessar suas redes sociais: Instagram / Youtube / Facebook / WhatsApp: 51981678701


Livro "Emovere" inaugura selo de poesias da Dialogar Editora

Os poemas de "Emovere" abordam temas como a passagem do tempo, as expectativas e as cicatrizes, o amor e o desejo, a realidade e a utopia, todos entrelaçados pela ideia de movimento.

O livro de Celso Rodrigues inaugura o selo Poesia da Dialogar Editora. O livro será lançado na próxima sexta-feira (9), às 19h, na livraria Bamboletras (Avenida Venâncio Aires, 113, em Porto Alegre).  


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko