Rio Grande do Sul

CULTURA VIVA

Após quase 45 anos, Terreira da Tribo vai ter um lugar para chamar de seu 

Nesta terça-feira (6), a Prefeitura de Porto Alegre assinou termo de permissão de uso de imóvel municipal

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Aqui vai se poder de tudo, aqui vai se poder sonhar, aqui os corpos vão dançar”, destaca Tânia Farias - Foto: Alex Rocha/PMPA

“É fundamental que espaços como a Terreira estejam abertos. É um compromisso da cidade, porque a cidade são as pessoas, então é um compromisso nosso como cidadãs e cidadãos da cidade, de manter um espaço como esse aberto, um espaço de arte, de descolonização corporal e mental, um espaço que nos convida a construção de um outro pensamento, fora desse pensamento hegemônico e único, que é um pensamento livre e libertário.”

A afirmação foi feita pela atriz Tânia Farias, em entrevista ao Brasil de Fato RS no ano de 2020. Na ocasião além de falar da sua trajetória, ela destacou a luta da Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz para ter seu espaço. Que agora, após mais de quatro décadas de espera, foi conquistado.

Nesta terça-feira (6), foi assinado o termo de permissão de uso de um imóvel municipal para sediar a Terreira da Tribo. O espaço fica na Travessa Carmen, 95, no bairro Floresta. 

O local é uma casa com um galpão nos fundos, que encontra-se atualmente em ruínas e que no futuro servirá ao grupo para a realização dos ensaios e o desenvolvimento da escola. Durante 15 anos a Terreira da Tribo esteve sediada na rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa. 

“Sobre a assinatura de TPU da Travessa Carmen, uma ruína onde havemos de erguer um templo de arte, cultura e aprendizagem... Este marco, quando a Terreira estiver de pé e funcionando todos os coletivos longevos desta cidade poderão dizer eu preciso de um espaço público para desenvolver meu projeto de arte pública. O que nós queremos aqui é abrir esse precedente. Então que se abra esse precedente, pois para nós é muito importante que outros coletivos tenham esses espaços porque a cidade é mais viva, melhor, quando existe espaços como a Terreira”, afirmou Tânia Farias.

Em sua fala, o prefeito Sebastião Melo disse que a arte é a alma da cidade, é a miniatura da vida. “Quando ela chega no espaço público tem que ser aplaudida. E o espaço que não é usado pelos ocupados acaba sendo pelos desocupados."

Por sua vez o secretário de Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, destacou que a Terreira é um dos grupos mais tradicionais do Brasil. “Estamos entregando um centro cultural para o bairro. Devemos considerar o grupo como um patrimônio da cidade pela importância que tem no cenário artístico nacional”, frisou

Presente no ato, a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) ressaltou ser um dia histórico para a arte popular de Porto Alegre. “Depois de décadas de luta, a Terreira da Tribo @oinoisaquitraveiz finalmente conquistou sua casa. Foi assinado hoje o termo de cedência de um imóvel público entre o coletivo e a Prefeitura, onde a Terreira vai poder continuar existindo e cumprindo sua vocação que é oferecer, formar e transformar por meio da arte e cultura popular. Fico feliz de ter feito parte desta luta e contem com o nosso mandato para viabilizar o espaço e transformar estas ruínas da Travessa Carmem, 95, em um lugar acolhedor para toda a cidade."

Conforme destacou Tânia, o grupo quer fazer do local um espaço para toda a cidade. "Finalmente, depois de 45 anos, teremos um espaço público sem pagar aluguel para realizar um trabalho que é social.”

Para fazer as reformas estruturais na edificação a atuadora pontuou que se pretende buscar recursos por meio de emendas parlamentares, financiamentos coletivos e doações. 

“Queremos fazer essa construção aqui em regime de mutirão. Vamos construir com nossas mãos, vamos vir aqui e botar a mão, botar tijolo, virar a massa porque daí todos vocês vão ter construído objetivamente esse lugar e é isso que a gente quer, que a sociedade esteja aqui com a gente, construindo. Aqui vai se poder de tudo, aqui vai se poder sonhar, aqui os corpos vão dançar”, celebrou.  

* Com informações da Prefeitura Municipal de Porto Alegre


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko