Rio Grande do Sul

CINEMA

Filme "5 Casas" é o destaque da mostra competitiva do XIII Festival de Cinema da Fronteira

Evento que homenageou cineasta e atriz gaúcha Bárbara Paz foi realizado em Bagé (RS), entre os dias 8 e 11 de dezembro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Premiados do XIII Festival de Cinema da Fronteira e equipe do evento - Foto: Isidoro B. Guggiana

O Festival Internacional de Cinema da Fronteira, realizado na cidade de Bagé (RS), anunciou, na noite deste domingo (11), os vencedores de sua 13ª edição. Uma homenagem especial à cineasta e atriz gaúcha Bárbara Paz encerrou o evento no Centro Histórico Vila de Santa Thereza. O grande destaque da competitiva de longas foi "5 Casas", de Bruno Gularte Barreto, que levou melhor filme, júri popular e menção honrosa para o montador Vicente Moreno.

Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sergio Guidoux, receberam o prêmio de melhor direção pelo longa gaúcho "Campo Grande é o Céu", enquanto a estatueta de melhor atuação foi entregue a Adanilo por "Noites Alienígenas". "Casa Vazia", de Giovani Borba, levou uma menção honrosa pela imagem do filme, dividida entre Eduardo Antunes (direção de arte) e Ivo Lopes Araújo (direção de fotografia).


Rodier Mendes e Bruno Gularte Barreto, do longa "5 Casas" / Foto: Isidoro B. Guggiana

A mostra regional premiou a animação pelotense "Ta Foda", de Aline Golart, Fernanda Maciel, Denis Souza, Icaro Castello, Lígia Torres e Victória Sugar. "(A)Mar e a Lua" (Livramento), de Antônia de la Barrera, e o bajeense "Jogo de Osso", de Adriana Ferreira, receberam menções honrosas, enquanto "Senhoras de Si" (Bagé/Porto Alegre), de Lucia Achutti foi a escolha do júri popular.

Na competitiva internacional de curtas, "Ana Rubia" (MT), de Íris Alves Lacerda e Diego Baraldi, levou melhor filme. A produção estadunidense "Mar Terrestre", de Cathy Ler Crane conquistou o prêmio do júri, enquanto o gaúcho "Possa Poder", de Victor Di Marco e Márcio Picoli, ganhou o prêmio o júri popular.

"Esta edição fecha um ciclo de desenvolvimento regional", acredita o diretor artístico, Zeca Brito. "Se, no início do festival a produção de curtas deu sentido à existência do evento, passadas 13 edições, a produção consolidada dos longas-metragens realizados nos municípios da região da fronteira foi a grande vencedora do festival", complementa o cineasta bajeense. 


Bárbara Paz recebe homenagem / Foto: Isidoro B. Guggiana

Em 2022, foram inscritos cerca de 320 filmes de mais de 20 países. A seleção reuniu nove longas em competição, sessões especiais e inclusivas, e mais de 25 curtas projetados no Centro Histórico Vila de Santa Thereza. O 13º Festival Internacional de Cinema da Fronteira é uma realização da Associação Pró Santa Thereza, com apoio do Urcamp e promoção da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Bagé.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira