Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 15 até 21 de dezembro

Cada dia mais perto do fim de 2022, nossa seleção de eventos apresenta muitas atrações gratuitas!

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O espaço expositivo V744atelier promove uma conversa com Helena Martins-Costa, sobre a exposição "DESVIO/PROVAS" - Crédito: Helena Martins-Costa

Estamos cada dia mais perto do fim deste ano de 2022. Toda a luta valeu a pena! Confere uma seleção de algumas atividades para curtir nessa semana (a maioria delas é gratuita).

Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Filme "Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor" terá estreia restrita na Cinemateca Capitólio

"Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor", com direção de Alfredo Manevy e realizado numa coprodução Plural Filmes e Canal Curta!, será apresentado para convidados nessa quinta-feira (15), às 19h, na Cinemateca Capitólio.

O documentário, que é o primeiro longa do diretor, resgata o legado musical e evidencia a contribuição artística e o contexto histórico/social do grande compositor, cujas músicas de sucesso ultrapassam gerações e foram interpretadas por alguns dos maiores nomes da Música Popular Brasileira.

A entrada é franca, com retirada de senhas 30 minutos antes da sessão, até acabarem as senhas.

O Capitólio localiza-se na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre. Fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h. Programação completa do Capitólio.


Duo Teiniaguá encerra a programação de 2022 do Mistura Fina

O Duo Teiniaguá é composto pelas musicistas Ana Matielo e Clarissa Ferreira e será atração do projeto Mistura Fina nessa quinta-feira (15), às 18h30min, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.


Homenagem a Elizeth Cardoso por Maria do Carmo Carneiro encerra a temporada do Teatro Sinduscon/RS

A homenagem a Elizeth Cardoso integra o Projeto Construção Cultural e acontece nessa quinta-feira (15), às 20h, no Teatro Sinduscon/RS (Av. Augusto Meyer, 146, em Porto Alegre). A entrada é franca.

A apresentação encerra a temporada 2022 do projeto "O Samba é meu dom"

A homenagem fica por conta da intérprete Maria do Carmo Carneiro, acompanhada por Cabelinho (cavaquinho), Marcelo Moyses (clarinete), Zalmir Chwartzmann (percussão), Rafa 16 (percussão) e Mathias Pinto (violão). Haverá uma participação especial da cantora Yara Lemos.


Sessão de autógrafos do livro "Tempos e Margens"

O livro "Tempos e Margens", de Alexandre Haubrich, terá uma noite de autógrafos. Será nessa quinta-feira (15), às 18h30, no La Faísca (Rua Venâncio Aires, 1025, em Porto Alegre).

"Tempos e Margens" é a estreia de Haubrich na ficção: um livro de contos ligados por uma teia de causas e consequências que são semeadas, se desenvolvem e se manifestam na vida e ações de personagens diversos.


"A Morte Habita à Noite" estreia no CineBancários

Diretor de curtas premiados, Eduardo Morotó dirige seu primeiro longa "A Morte Habita à Noite". O filme chega ao CineBancários a partir dessa quinta-feira (15), na sessão das 19h.

Para criar a história de Raul (Roney Villela), um homem de 50 anos alcoólatra e desempregado, Morotó, que também assina o roteiro, buscou inspiração na literatura. Situado em Recife, e narrado como uma crônica, o filme transita entre o amor e a morte, além de ser marcado por uma grande melancolia urbana com personagens que habitam a marginalidade local. Após presenciar um suicídio, de sua janela, e ser abandonado pela mulher (Mariana Nunes) que ama, Raul vaga pela cidade em busca de amor embalado por uma solidão que marca sua própria identidade.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405 e no site. Não há sessões nas segundas-feiras.


Mostra "Entre Fronteiras" na Cinemateca Paulo Amorim

A Cinemateca Paulo Amorim apresenta a Mostra Entre Entre Fronteiras, entre os dias 15 e 18 de dezembro. O programa reúne títulos produzidos na região Entre Fronteiras – formada pelo Sul do Brasil, Nordeste Argentino e Paraguai Oriental – e é um desdobramento do II Mercado Audiovisual Entre Fronteiras, evento de mercado e integração realizado pelo Instituto Estadual de Cinema em convênio com a GramadoTur durante o 50° Festival de Cinema de Gramado.

Os filmes serão exibidos na Sala Norberto Lubisco, sempre às 19h, com entrada franca. Confira aqui a programação completa.

A mostra de filmes conta com o apoio dos institutos de cinema das três regiões: Instituto Estadual de Cinema do RS (IECINE), Instituto de Artes Audiovisuales de Misiones – IAAVIM (Argentina) e Instituto Nacional del Audiovisual Paraguayo – INAP (Paraguai).

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre).

Confira a programação completa das salas neste link. Não há sessões nas segundas-feiras.


Lançamento do livro "O incendiário" de Rafael Guimaraens e Edgar Vasques

O escritor e jornalista Rafael Guimaraens lança o livro "O incendiário", nessa sexta-feira (16), às 18h, na abertura da FeirArteira da Alice (Rua Olavo Bilac, 188, em Porto Alegre).

No livro, se recupera a história de incêndios que destruíram prédios do judiciário local. Entre os milhares de processos e inquéritos incinerados encontravam-se escândalos financeiros e casos de extorsão policial. Acossada pela desconfiança, a polícia apresentou o suposto incendiário, um falsário espanhol chamado Manoel Gonzales Aragón. No entanto, quando ocorreram os incêndios, Aragón encontrava-se preso em São Leopoldo.

Resultado de uma ampla pesquisa, o livro conta a inusitada trajetória de Aragón, sua carreira criminosa em várias cidades do país, e se detém nas investigações sobre escândalos financeiros e corrupção policial.

A edição, financiada pelo Pró-cultura RS, é ilustrada com fotos dos locais e personagens retratados e tem um de seus trechos principais narrado em forma de HQ, com o traço de Edgar Vasques.

No dia 16, além da sessão de autógrafos haverá um bate-papo com Rafael Guimaraens e Edgar Vasques sobre os temas da pesquisa.


Feira Bella Ciao da Vitória neste sábado (17) no Parque da Redenção

A tradicional feira antifascista realiza sua última edição de 2022 com diversas atrações, desta vez no Parque da Redenção. Começa às 13h e vai até às 19h. A organização pede doações de alimentos não perecíveis que serão doados para a Cozinha Solidária do MTST.

As atrações podem ser conferidas no Instagram da BellaCiao:


Conversa com Helena Martins-Costa debate a exposição de fotos "Desvio"

O espaço expositivo V744atelier promove, no próximo sábado (17), às 17h, uma conversa entre a artista plástica Helena Martins-Costa e o crítico, historiador de arte e professor de História da Arte (IA-Ufrgs), Alexandre Santos, autor do texto expositivo.

O encontro, aberto ao público, irá propor reflexões sobre a exposição DESVIO/PROVAS, em cartaz na Rua Visconde do Rio Branco, 744, em Porto Alegre, até o dia 14 de fevereiro próximo (com recesso do dia 20/12/22 até 10/01/23), de quartas a sextas das 14h às 17h. A entrada é franca.

A exposição apresenta 16 imagens que integram um dos projetos vencedores da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2014 do Instituto Moreira Salles.  Martins-Costa se apropria de retratos antigos de pessoas anônimas, coletados em leilões, sebos e feiras de antiguidades, os quais têm em comum uma distorção de perspectiva, causada involuntariamente pela inclinação da câmera fotográfica.


Peça "Mundo de Lá" será encenado na Sala Álvaro Moreyra

Estreia nesse sábado (17), na Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Veríssimo, 307, em Porto Alegre), 19h, o espetáculo "Mundo de Lá".

A nova montagem teatral, dirigida por Leo Maciel no Lab Cênico, nasce através de um mergulho no universo das telenovelas, com suas reviravoltas, tramas, bordões, mistérios e dramas, que é o jeito brasileiro de contar histórias. Ingressos podem ser adquiridos no site EntreAtos.


Restinga terá concertos de música instrumental no sábado (17)

Neste sábado (17), o bairro Restinga, em Porto Alegre, receberá mais uma etapa do projeto cultural Circuito Música Instrumental Visita Sua Cidade.

O evento, financiado pelo Ministério do Turismo e a Lei de Incentivo à Cultura Federal, ocorre a partir das 18h na Esplanada da Restinga (Av. João Antônio Silveira, 2359). O projeto apresentará quatro orquestras de jovens aprendizes apresentando um concerto temático de Natal.


OSPA e seu Coro Sinfônico fecham temporada com clássicos natalinos e homenagem aos 250 anos de Porto Alegre

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresenta o concerto de encerramento da Temporada 2022, nesse sábado (17), às 17h, na Casa da OSPA (Av. Borges de Medeiros, 1.501, em Porto Alegre).

O maestro e diretor artístico Evandro Matté comanda a apresentação, que também é uma homenagem ao aniversário de 250 anos da cidade. O Coro Sinfônico da OSPA participa do espetáculo, que inclui ainda três cantores solistas: Elisa Machado, Lazlo Bonilla e Isabela Fogaça.

O ingresso é 1kg de alimento não perecível. A distribuição ocorre até o sábado (17), na bilheteria da Casa da OSPA e na internet. O concerto também tem transmissão ao vivo pelo YouTube da OSPA.


Orquestra realiza apresentação gratuita em Carlos Barbosa

Nesse domingo (18), domingo, às 19h30, no Palco da Estação, a Orquestra Municipal de Carlos Barbosa e o guitarrista Bruno Mello, sob a regência de Dirceu Andrioli, realizam o Concerto Integrare, no Palco do Parque da Estação, na cidade de Carlos Barbosa (RS).

Com o tema da integração, a Orquestra apresenta um repertório de músicas de concerto com arranjos que unem a linguagem clássica e popular, nesta noite de Especial de Natal no Palco da Estação.

Em caso de chuva, o espetáculo será transferido para a Igreja Cristo Rei.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira