Rio Grande do Sul

ARTE NAS RUAS

Galeria Arte Restinga recebe a exposição “O mundo da Nega Angela”

Galeria a céu aberto na periferia de Porto Alegre recebe fotos de Angela Cristina Ribeiro dos Santos nesta quarta (21)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Angela convida o público a dialogar com a sua obra em exposição no Bairro Restinga, periferia da Capital - Foto: Angela Cristina Ribeiro dos Santos

A Galeria Arte Restinga, na Praça da Esplanada, localizada no bairro Restinga, na Zona Sul da capital gaúcha, recebe a exposição "O mundo da Nega Angela", da fotógrafa Angela Cristina Ribeiro dos Santos. A exposição já esteve na Galeria Escadaria, no centro de Porto alegre, e agora vai para as ruas da periferia da cidade. A inauguração será nesta quarta-feira (21), às 18h.

Com curadoria de Fernando B Schmitt, a fotógrafa exibe um conjunto expositivo formado por 13 fotos em grandes dimensões (2mx1m). A visitação à exposição, a céu aberto, pode ser feita diariamente, a qualquer hora do dia, até 14 de janeiro. O acesso é gratuito.

As imagens que compõem "O Mundo da Nega Angela" buscam impactar e despertar o interesse do transeunte, seja pelo colorido, seja pelo conteúdo imagético. Segundo Schmitt, as fotos são desafiadoras. "Para além de algumas obras mais figurativas, há outras que provocam o olhar. São vestígios, ambiguidades, pedaços, que desafiam e convidam o público a dialogar com a obra", ressalta o curador. 

Uma fotógrafa na contramão


Para o curador, as imagens capturadas por Angela são desafiadoras / Foto: Angela Cristina Ribeiro dos Santos

Fernando B Schmitt conheceu Angela em um curso que ele ministrava, e, depois, ela passou a fazer parte de um grupo de estudos orientado por ele. Com a chegada da pandemia, os encontros se tornaram online até a dissolução do grupo, quando ela passou a receber uma orientação particular. Desde então, eles vêm trabalhando, juntos. Ele destaca que a fotógrafa traz um olhar que desafia a fotografia tradicional.

Angela está em busca de histórias, quer andar pelas ruas, fotografar o que vê e lhe interessa, afirma Schmitt. “Ela diz que está sempre na contramão, seu interesse está naquilo que não é perceptível, que não é revelado a um primeiro olhar. Sua percepção de mundo se desdobra nas camadas que ela desvela, transparecendo seu universo particular", analisa. “É um universo multifacetado, repleto de interesses e de possibilidades”, enfatiza.

Neste sentido, afirma que a escolha de mais um espaço aberto, como a Galeria Restinga, é fundamental para que a mensagem da artista chegue a um público que normalmente não frequenta galerias, museus ou outro espaço expositivo. A céu aberto, a Galeria Arte Restinga cumpre esta função, abrigando imagens que atuam como elementos provocativos ao passante da rua.

Sobre a fotógrafa


Angela Cristina Ribeiro dos Santos começou a fotografar em 2017 / Foto: Cris Rangel

Angela Cristina Ribeiro dos Santos (Nega Angela) tem 67 anos e começou a fotografar em 2017. Seu interesse se concentra em quase tudo: detalhes, pessoas, arquitetura.

Já participou de várias exposições coletivas. A mais recente é uma mostra na cidade do Porto, em Portugal, onde sua foto ficou entre as 150 escolhidas na categoria monografia preto-e-branco. Também participou do livro "Porto Alegre em Imagens", em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre, pelo Fotoclube Porto-Alegrense, ao qual é associada.

Junto ao Fotoclube Porto-Alegrense, realiza, quinzenalmente, as Segundas Culturais, em que convida palestrantes para falar sobre fotografia. Com esta exposição, ela deseja que o seu trabalho seja visto e possa abrir caminhos para todos.

Acompanhe o trabalho da artista em suas redes sociais:
Instagram | Facebook


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

 

Edição: Marcelo Ferreira