Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 22 até 28 de dezembro

Confira a agenda de atividades culturais para a penúltima semana do ano!

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Inscrições para as piscinas públicas de Porto Alegre estão abertas nos centros comunitários da Capital - Reprodução

O ano está quase acabando (agora está quase mesmo). Até por isso, uma parte da programação cultural da cidade está em recesso, entre as quais a programação da Cinemateca Capitólio e do CineBancários.

Mesmo assim, separamos algumas atrações para o nosso público poder usufruir. Destaque para a abertura de inscrições para as piscinas públicas de Porto Alegre.

Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Debate sobre "Literatura e periferia" durante a FeirArteira

Nesta quinta-feira (22), às 18h, dois autores da Libretos Editora participam da FeirArteira da Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice), na sede localizada na Rua Olavo Bilac, 188, Cidade Baixa, em Porto Alegre.

Os escritores Bruno Mello e Miguel da Costa Franco debatem sobre "Literatura e periferia: em busca da inserção social", a partir de suas obras "Dias de destruir, de construir - uma experiência de extensão universitária" e “A filha do Dilúvio”, respectivamente. Ao final da atividade, haverá sessão de autógrafos.

A FeirArteira segue até sexta-feira (23), das 14h às 20h, e oferece opções de presentes para o Natal, como obras de cartunistas e fotógrafos, artesanato e livros. Parte da renda será revertida para os projetos sociais da Alice, entre eles o jornal Boca de Rua.


Programação de final de ano na Cinemateca Paulo Amorim

A Cinemateca Paulo Amorim apresenta uma programação na semana final do ano, na Sala Eduardo Hirtz e Norberto Lubisco. Não haverá sessão nos dias 24 e 25 de dezembro.

Os filmes exibidos serão "Aftersun", "Marte Um" e "Bem Vindos a Bordo".

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre).

Confira a programação completa das salas neste link. Não há sessões nas segundas-feiras.


Porto Alegre em Cena está com inscrições abertas para a segunda etapa

Seguem abertas as inscrições para espetáculos e grupos gaúchos que queiram integrar o Porto Alegre em Cena, na segunda parte da programação da 29ª edição, que será realizada em março de 2023.

Esta segunda etapa acontece na Semana de Porto Alegre, entre 16 e 26 de março, e será presencial, em diversos espaços da cidade.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 6 de janeiro de 2023 pelo formulário online.
 
A seleção será realizada pela Direção Artística do festival e o resultado será divulgado no dia 24 de janeiro. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe do festival pelo e-mail [email protected].


Abertas as inscrições para as piscinas públicas de Porto Alegre

Quem deseja frequentar uma das cinco piscinas públicas administradas pela prefeitura deve providenciar a confecção da carteirinha que darão acesso aos locais. Os centros comunitários estarão com atendimentos pela manhã e tarde. Confira os endereços aqui.

Os interessados devem levar os seguintes documentos: identidade com RG e CPF, comprovante de residência e foto 3x4. Jovens com menos de 18 anos devem ser acompanhados por responsável ou trazer autorização fornecida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e assinada pelo responsável. Mais informações diretamente com a secretaria: (51)32894850

O Projeto Verão da Prefeitura de Porto Alegre acontece há mais de 20 anos nas piscinas públicas da cidade, oferecendo lazer gratuitamente à população nos meses de janeiro e fevereiro. Das 8h30 às 18h30, de terça-feira a domingo, são disponibilizadas aulas de natação e hidroginástica à comunidade, além do acesso às piscinas.


Show de homenagem a Chico Buarque no Tablado Andaluz

Nessa quinta-feira (22), o Tablado Andaluz (Av. Venâncio Aires, 556, bairro Bom Fim, em Porto Alegre) recebe o show Grande Chico, um espetáculo baseado na obra de Chico Buarque. Os músicos Loni Seiva (voz/violão), Nico Bueno (contrabaixo) e Fernando Sessé (percussão e eletrônicos) apresentam uma releitura de várias composições.

A casa abre às 19h e o show acontece às 21h. No cardápio, Tapas (petiscos) e Paellas à la carte. Reservas pelo (51) 99873-0809. Couvert artístico R$40.


Grupo Tholl se apresenta no Natal Família 2022 em Estância Velha

Na próxima sexta-feira (23), às 20h, o Grupo Tholl apresenta o seu mais novo espetáculo, na cidade de Estância Velha. Assim como todas as atrações do Natal Família 2022, "O Rei, o Rio e o Natal" terá entrada gratuita e será apresentado na Vila de Natal (PAC).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira