Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 29 de dezembro até 4 de janeiro

Chegamos ao fim de 2022! O ano novo vai começar com a posse do Presidente Lula celebrada também em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em Porto Alegre, a posse será marcada por uma tarde com apresentações culturais no Parque da Redenção - Foto: Leandro Molina

Resistimos à 2022! Apesar de todos os desafios, 2023 vai chegar e, com ele, a posse de um novo presidente, com perspectivas de um novo Brasil. Em Porto Alegre, a posse será marcada por uma tarde com apresentações culturais no Parque da Redenção.

Confira este e mais alguns eventos. Em 2023, estaremos de volta com nossa agenda, divulgando a programação cultural do estado.

Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Ato cultural no Parque da Redenção celebra a posse do presidente Lula

Um ato cultural marcará, em Porto Alegre, o início do novo ano e a posse novo presidente. No dia 1° de janeiro, a partir das 14h, começa a concentração no Parque da Redenção.

Estão previstas apresentações culturais com Laura Finocchiaro, King Jim e Santiago Neto, Lico Silveira, Marta e Conceição Vidal, Ciro Ferreira e Ivan Therra. A apresentação ficará por conta de Debora Finocchiaro e Hamilton Braga.


Duas exposições no Paço Municipal até janeiro

Duas mostras estarão em exposição no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10) até 20 de janeiro de 2023. As visitações acontecem de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

“Beleza Escondida”, de Graça Craidy, artista visual, oferece ao público um acervo de 30 desenhos representando obras presentes na paisagem urbana da Capital.

A outra mostra é “Arquiteto Theo Wiederspahn em Porto Alegre, um olhar contemporâneo sobre projetos e obras de 1908 a 1925”, com curadoria de Vera Grienesen.

A exposição promovida pelo Consulado Geral da Alemanha destaca o legado do arquiteto responsável pelo traçado de edificações como o antigo Hotel Majestic (hoje Casa de Cultura Mário Quintana), a antiga Delegacia Fiscal da Receita Federal (hoje Museu de Artes do Rio Grande do Sul – MARGS), a antiga cervejaria Bopp (hoje Shopping Total) e a antiga sede dos Correios e Telégrafos (hoje Memorial do Rio Grande do Sul), entre mais de 500 projetos, a maioria em Porto Alegre.


Mostra de Dança Verão 2023 divulga espetáculos selecionados

O Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) de Porto Alegre divulga os selecionados para a Mostra de Dança Verão 2023, que acontecerá de 12 a 15 de janeiro de 2023, no Teatro Renascença (avenida Erico Verissimo, 307). As apresentações acontecerão às 20h. Confira aqui a relação dos espetáculos. Mais informações pelo telefone (51) 32898065.

Foram selecionados 103 trabalhos entre as 145 coreografias inscritas. Criações de balé, danças urbanas, dança contemporânea, jazz, dança do ventre, dança inclusiva, dança de salão, afro, ciganas e folclóricas compõem a programação de cada noite. Os ingressos estarão à disposição na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada para idosos, estudantes, classe artística e funcionários municipais).

Entre os selecionados estão tradicionais grupos e escolas como Ballet Concerto, Espaço N, CDEG, Cia H, Ballet da Ufrgs, EPD José Loureiro da Silva, Studio Greyce Gross, Renascer da Restinga, Al-málgama, Studio Dançarte, Grupo Laços, Companhia de Danças Árabes Nadima Murad, Gira Centro de Dança, Filhas de Rá, Ilha - Pesquisa em TAP, Estúdio Nandah Cardoso, Espaço de Danças Karine Neves, Carmen Rosca, Aline Mesquita Dança do Ventre, Turma Jazz Funk- Syl Rodrigues, Zathus, Sabor Latino.


Arte no litoral norte em Atlântida

Obras de arte de mais de 20 artistas em ambientes compostos com móveis de design estarão expostos na Gravura Galeria de Arte, localizada na Loja Aria (Av Paraguassu, 4200), em Atlântida, litoral norte do RS.

A 19ª edição do Atlântida Arte marca 13 anos de parceria da galeria com a loja. A exibição conta com a coordenação e curadoria de Regina Galbinski Teitelbaum e Beatriz Piageti, representantes, respectivamente, da galeria e da loja. Foram selecionados trabalhos de 21 artistas, dentre eles Isabel Marroni, Joyce Chwartzman, Marcelo Zanini, Paulo Chiele e Simoni Coelho, que participam pela primeira vez da exposição.

Os demais artistas que compõe a mostra, com pinturas, gravuras, monotipias e esculturas, são Britto Velho, Erico Santos, Helena Schwalbe, Jane Maria Santos, Kika Herrmann, Lelena Borges, Marcelo Hübner, Marcelo Zeni, Mariana Sperotto, Marion Lunke, Rejane Karam, Rosamaria Feltrin, Silvana Botter Maio Rocha, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto e Vitoria Davoglio Ribas.

A mostra pode ser visitada de segunda a sábado das 10h às 18h30 até o dia 4 de março de 2023. As obras podem ser adquiridas, também, na loja virtual da galeria através do site.


Inscrições para o Poa em Cena seguem até o dia 6 de janeiro

O Porto Alegre em Cena segue com inscrições abertas para espetáculos e grupos gaúchos que queiram integrar o festival na segunda parte da programação da 29ª edição, que será realizada em março de 2023.

Esta segunda etapa acontece na Semana de Porto Alegre, entre 16 e 26 de março, e será presencial, em diversos espaços da cidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 6 de janeiro de 2023 pelo formulário online. O resultado será divulgado no dia 24 de janeiro.

Para a inscrição é necessário informar para qual vaga está se inscrevendo: espetáculo adulto (Porto Alegre em Cena) ou espetáculo infantil (Em Ceninha). Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe do festival pelo e-mail [email protected].


"O quarto de Gitão" na Galeria Ecarta

A pesquisa visual do artista Artur Ferreira compõe a exposição "O quarto de Gitão", à mostra no Projeto Potência da Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943, em Porto Alegre).  Fundamentada na história da arte, a mostra, segundo o artista, pretende evidenciar o legado artístico do passado como um ponto de partida para produzir algo de novo.

"Artur Ferreira explora questões relacionadas à representação figurativa e à sensibilidade humana através da história por meio de linguagens formais da arte, como desenho, escultura e pintura. A partir de artefatos e manifestações artísticas do passado, coloca a linha do tempo da história humana sob novas perspectivas e possibilidades de interpretação", relata o texto curatorial.

Gitão é personagem do romance Satyricon, obra literária escrita por Petronius Arbiter ou Titus Petronius (27-66 d.C), considerada uma das mais importantes para se estudar e conhecer o mundo romano do século I d.C.

A visitação vai até 15 de janeiro, de terça a domingo das 10h às 18h, inclusive feriados.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira