Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 26 de janeiro a 1º de fevereiro 

Apresentações musicais, cinema, saída do Bloco da Laje e atividades do Fórum Social Mundial estão na programação

Brasil de Fato | Porto Alegre |
10ª edição da Saída do Bloco da Laje será neste domingo (29) - Foto: Divulgação

Neste sábado (28) encerra Fórum Social Mundial. Até lá, a programação segue intensa, com destaque para o Festival Hip Hop e o Festival Social Mundial.

Também seguem em cartaz as apresentações do Porto Verão Alegre, com diversos espetáculos em vários locais da cidade até o dia 12 de fevereiro. Para quem gosta de cinema de qualidade, o Cinebancários voltou com sua programação após recesso.

Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Programação Cultural do Fórum Social Mundial 


Grafite feito em homenagem à Marielle Franco durante o Fórum Social Mundial 2018 / Foto: Valquiria Rosa

A programação Cultural do FSM conta com mostra de arte e cultura, mostra gaúcha de artes cênicas, batalha do conhecimento, Festival Hip Hop e Festival Social Mundial. Abaixo a programação cultural completa:

Mostra Gaúcha de Artes Cênicas Quero-Quero no FSM, com o espetáculo “PelePRETA: Eu Território”

Dia: 26 de janeiro

Horário: a partir das 18h30

Local: Teatro Dante Barone - ALRS.

Hip Hop Contra o Fascismo 

Dia: 27 de janeiro

Horário: a partir das 19h

Local: Teatro Dante Barone - ALRS.

Sarau Ubuntu 

Dia: 27 de janeiro 

Horário: a partir das 19h 

Local: Sala Maurício Cardoso - ALRS.

Festival Hip Hop democracia

Dia: 27 de janeiro 

Horário: a partir das 20h 

Local: Teatro Dante Barone - ALRS

Festival Social Mundial

Dia: 28 de janeiro 

Pocket shows em caminhão palco: DJ Ita, Tropa do Cout (rap), Questão de Visão (rap), PreTais (MPB e pop), Dudu Franco (rap), Leny Barcellos, Vini Caixeiro (Pop Rock), Gangster (rap), GD (interior rap), Manga (Pop Reggae), Maestro Sujo e Sanatório Gotham (Pop Rock), Veron (rap), Bloco das Pretas.

Horário: a partir das 14h 

Local: Parque Farroupilha (Redenção).

Cumbia na Rua + Território Trance

Dia: 28 de janeiro 

Horário: a partir das 20h 

Local: Parque Farroupilha (Redenção). 

Mostra Gaúcha de Artes Cênicas Quero-Quero no FSM, com o espetáculo “Danke”

Dia: 28 de janeiro

Horário: a partir das 20h

Local: Teatro Dante Barone - ALRS.


Unamérica fará apresentação na próxima quinta-feira (26) / Foto: Divulgação

E no Café Fonfon tem o grupo Unamérica, com o Canto por la Unidad, nesta quinta-feira (26), a partir das 20h.

O Café Fonfon fica na Rua Vieira de Castro, 22. Bairro Farroupilha. Reservas e informações 51 998807689.


Rita Zart no projeto Mistura Fina, nesta quinta-feira (26) no Foyer Nobre do Theatro São Pedro

Com um novo olhar para as canções de seu EP, “O Que Range”, e de seu último single, “Tempo Tabu”, a cantora Rita Zart se apresenta nesta quinta-feira (26), às 18h30, no projeto Mistura Fina, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Como medida de acessibilidade é oferecida o serviço de audiodescrição pela OVNI Acessibilidade Universal, que está presente em toda a programação, desde a sua primeira edição. A entrada é franca.

Para este show, que mais uma vez mostra a diversidade da música produzida no RS e no Brasil, Rita Zart incluiu no repertório músicas ainda não lançadas e releituras que inspiram seu trabalho. Ela estará acompanhada de Bruno Vargas (contrabaixo), Giovanna Mottini (guitarra e voz) e Bruno Neves (bateria e beats).


 Foto: Raul Krerbs


Danke integra a Mostra Gaúcha de Artes Cênicas Quero-Quero do FSM 2023

O espetáculo Danke, baseado no texto Eu, Ulrike? Grito…, de Dario Fo e Franca Rameque, relata o período em que a jornalista e ativista alemã Ulrike Meinhof esteve confinada, será apresentado no sábado (28), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS (Praça Mal. Deodoro, 101, Centro Histórico de Porto Alegre). Dentro da programação do Fórum Social Mundial, terá ingressos são solidários, através da doação de 1kg de alimento não perecível, uma parceria com o Movimento Rio Grande Contra a Fome.

A peça traz o testemunho da jornalista e ativista alemã Ulrike Meinhof sobre os quatro anos em que esteve na prisão, onde morreu em circunstâncias jamais elucidadas. Isolada em uma cela branca que a priva de parte dos sentidos, Ulrike volta-se para si e depara-se com seu duplo, a carcereira, que transita entre o real e o imaginário. A ativista social e política lutou pelos direitos humanos na década de 60, tornando-se um dos ícones feministas do século 20. Mais do que nunca, suas palavras são pertinentes neste momento histórico de retrocesso e repressão, mas também de muita luta e insistência.


Foto: Adriana Marchiori


Trio Los Pampas traz o show Som e Parceria para o Ecarta Musical 

Ritmos folclóricos dos pampas, jazz e gêneros tradicionais do país marcarão o show Som e Parceria da banda Trio Los Pampas. Dentro do calendário de apresentação do Ecarta Musical, a segunda apresentação do projeto ocorre neste sábado (28), às 18h, com entrada franca.

Com a formação de cordas dedilhadas, teclas e violoncelo, Beto Chedid (violão), Matheus Kleber (acordeon) e Douglas Araújo (violoncelo) propõem um som que relembra os índios que habitavam o pampa, desde antes da chegada dos europeus. Valorizando e reinventando essas tradições, o trio coloca a identidade gaúcha, americana e brasileira como farol para a sua música.

No repertório. composições de Ariel Ramires, Astor Piazzolla, Chico Buarque, Hermeto Pascoal e criações próprias fazem parte da apresentação de oito interpretações nesse encontro no palco da Fundação Ecarta.

A Fundação Ecarta fica na Av. João Pessoa, 943, bairro Farroupilha, em Porto Alegre. O show terá transmissão pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube.


Som e Parceria também trará composições autorais do trio / Foto: Beto Chedid


Terra Adorada volta a cartaz no Teatro de Arena, na programação do Porto Verão Alegre

O espetáculo Terra Adorada, de Ana Luiza Silva, tem curta temporada na caítal gaúcha. As apresentações acontecem no Teatro de Arena, sábado (28) e domingo (29), no 24º Porto Verão Alegre. Ingressos pelo site do festival. Entrada gratuita para indígenas

Entrelaçando narrativas vivenciadas em terras indígenas Guarani e Kaingang, notícias jornalísticas, dados históricos, palavras de Renata Machado Aratykyra, Davi Kopenawa, Daniel Munduruku, Jaider Esbell e memórias da infância no interior do RS, a atriz mergulhou na criação de uma peça que faz crítica à sociedade não indígena. Em performance, Ana traz à tona essas informações propondo, através delas, um olhar sobre as relações ainda colonialistas e uma denúncia sobre a situação desses povos no Brasil.

Terra Adorada, que estreou em 2019, venceu o Troféu Açorianos de Melhor Dramaturgia 2019 e foi o segundo Melhor Espetáculo no Prêmio Braskem em Cena 2020, apresenta um olhar crítico sobre o Brasil parido à força, inventado a partir das dores de mulheres pegas no laço. Um espetáculo sobre um país que "vai pra frente", que fala sobre nós, que é dirigido a nós, os brasileiros que não se consideram índios.


Foto: Carina Macedo


#CulturaEmCasa comemora a Dia da Visibilidade Trans com programação especial

Cine-teatro "No Meio do Caminho", shows e filmes fazem parte das atrações sobre o tema na plataforma #CulturaEmCasa.

Para celebrar a Dia da Visibilidade Trans, a #CulturaEmCasa, plataforma de streaming e vídeo por demanda da América Latina, traz uma programação especial em 29 de janeiro. O destaque fica para o cine-teatro "No Meio do Caminho", texto de Luh Maza, a primeira roteirista trans da TV brasileira, que estreia dominbgo (29) às 21h. A plataforma é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com gestão da Amigos da Arte.

Programação

12h - Mais Orgulho Personalidades

15h - Arte Trans: Repressão e Expressão

18h - Lola e o Mar

20h - No Meio do Caminho

Já está disponível na plataforma:

Show de Filipe Catto 

Stand Up com Cintia Rosini, João Bubiz, Babu Carreira

Show de Winnit

Show de Alice Caymmi e Urias

Entrevista com Eme Barbassa

ELE | 29º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade

Show de Liniker e os Caramelows

Show de Titica


No Meio do Caminho / Foto: Divulgação


10ª edição da Saída do Bloco da Laje 

Neste domingo (29), acontece a tradicional saída do Bloco da Laje em Porto Alegre. O  local da saída só será revelado na véspera, através das redes sociais do Bloco: https://www.instagram.com/blocodalaje/


Cinemateca Capitólio faz repescagem da Sessão Plataforma

Entre os dias 26 e 29 de janeiro a Cinemateca Capitólio recebe a repescagem da Sessão Plataforma 2022, reunindo em uma pequena mostra seis dos oito longas-metragens internacionais exibidos no evento ao longo do ano passado. Dentre os títulos da programação, estão obras de grandes nomes do cinema mundial como o malaio Tsai Ming-liang, com sua mais nova experiência sensorial; Dias, exibido na competição do Festival de Berlim 2020; até estreias de jovens promessas que ganharam destaque nos grandes festivais internacionais como Payal Kapadia, diretora indiana do documentário político Uma Noite Sem Saber Nada, exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2021, e os irmãos Esiri, duo nigeriano do drama social Eyimofe – Esse é Meu Desejo, destaque da seção Forum do Festival de Berlim 2020.

Completam a programação Crime Culposo, labiríntico drama político do iraniano Shahram Mokri, lançado no Festival de Veneza em 2020; Întregalde, ácido drama social romeno com toques de cinema de gênero do aclamado Radu Muntean, exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2021; e ainda Mutzenbacher, documentário da austríaca Ruth Beckermann, grande vencedor da mostra competitiva Encontros do Festival de Berlim em 2022.

Em todas as sessões será praticada a meia entrada, no valor de R$ 8,00.

Veja aqui a programação completa 


Foto: Divulgação


Programação da Cinemateca Paulo Amorim 

Me Chama que eu Vou
Programação de 26 de janeiro a 1 de fevereiro de 2023
Na Sala Eduardo Hirtz, às 18h10min
Segunda-feira não há sessões

Documentário de Joana Mariani. Vitrine Filmes, 10 anos.

Sinopse: O próprio Sidney Magalhães protagoniza os depoimentos que dão conta da sua trajetória de cinco décadas – ou melhor, de Sidney Magal, um ícone da música popular brasileira. Ao completar 70 anos, segue sendo um homem simples, sorridente e apaixonado e que ainda brilha como cantor, dançarino, ator e dublador. Além de mostrar o homem por trás do ídolo, o filme mostra os bastidores de sucessos como “Sandra Rosa Madalena”, “Tenho” e “Me Chama que eu Vou”. O documentário recebeu o Kikito de melhor montagem no Festival de Gramado 2020.


Regra 34
Programação de 27 de janeiro a 1 de fevereiro de 2023
Na Sala Eduardo Hirtz, às 19h30min
Segunda-feira não há sessões

Sinopse: Simone é uma jovem advogada negra que pagou a faculdade de Direito fazendo performances online de sexo. Seu sonho é defender mulheres em casos de abuso, mas seu passado volta à tona quando seus interesses sexuais a levam a um mundo de violência e erotismo. O filme foi o vencedor do Leopardo de Ouro no 75º Festival Internacional de Cinema de Locarno.

Corsage
Programação de 26 de janeiro a 1 de fevereiro de 2023
Na Sala Norberto Lubisco, às 17h10min
Segunda-feira não há sessões.

Corsage (Áustria/França/Alemanha, 2022, 113min). Direção de Marie Kreutzer, com Vicky Krieps, Colin Morgan, Finnegan Oldfield. Imovision, 16 anos. Drama biográfico.

Sinopse: O filme é inspirado na vida de Elizabeth da Baviera (1837 – 1898), esposa do imperador da Áustria e que ficou mais conhecida como Sissi, a Imperatriz. Inteligente e perspicaz, Sissi era considerada um ícone de beleza – e lutava para se manter jovem e magra. Quando completou 40 anos, resolveu lutar contra as convenções sociais e contra a imagem hiperbolizada de si mesma. A produção foi indicada pela Áustria para concorrer ao Oscar de filme internacional.

Aftersun
Programação de 26 de janeiro a 1 de fevereiro de 2023
Na Sala Eduardo Hirtz, às 16h20min
Segunda-feira não há sessões

Aftersun (Reino Unido/EUA, 2022, 100min). Direção de Charlotte Wells, com Frankie Corio e Paul Mescal. O2 Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Quando tinha 11 anos, Sophie passou alguns dias de férias com o pai, numa praia ensolarada e cheia de descobertas. Vinte anos depois, ela encontra um vídeo daquele verão e tenta se reconciliar com suas lembranças e com aquele homem que até hoje não conhece plenamente.

Marte Um
Programação de 26 de janeiro a 1 de fevereiro de 2023
Na Sala Norberto Lubisco, às 15h
Segunda-feira não há sessões

Marte Um (Brasil, 2021, 115min). Direção de Gabriel Martins, com Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião. Embaúba Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Os Martins, uma família negra de classe média baixa, vivem na periferia de uma grande cidade brasileira – e, apesar da situação do país, tentam equilibrar suas expectativas e dificuldades. A mãe, Tércia, acha que está amaldiçoada depois de levar um susto, enquanto a filha mais velha planeja ir morar com a namorada. O pai, Wellington, que trabalha como porteiro, sonha com o dia em que o filho mais novo será um jogador de futebol, mas Deivinho sonha mesmo em viajar para Marte. O longa é o indicado pelo Brasil para concorrer a uma vaga na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional.

Garoto dos Céus
Programação de 26 de janeiro a 1 de fevereiro de 2023
Na Sala Eduardo Hirtz, às 14h10min
Na Sala Norberto Lubisco, às 19h15min (não haverá exibição neste horário na quinta, dia 26)
Segunda-feira não há sessões

Garoto dos Céus (Boys from Heaven – Suécia/França/ Finlândia/Dinamarca, 2022, 120min). Direção de Tarik Saleh, com Tawfeek Barhom, Fares Fares, Mohammad Bakri. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Adam é filho de um pescador de uma pequena província que consegue uma bolsa de estudos para a conceituada Universidade Al-Azhar, no Cairo. A morte do Grande Imã, principal líder religioso do lugar, transforma completamente a vida do estudante. Adam só pensava em ajudar sua família, mas acaba envolvido em uma teia de intrigas entre os religiosos egípcios e a elite política. O filme foi o indicado pela Suécia ao Oscar internacional. 


CineBancários retorna novidades

Depois de breve recesso em janeiro, a sala de cinema da Rua da Ladeira, no centro da Capital, retoma as exibições no dia 2 de fevereiro com a estréia de "Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho", dirigido por Pedro Bronz, e "Regra 34", de Julia Murat.

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho é um documentário dirigido por Pedro Bronz traz registros inéditos da madrinha do samba. Exibido pela primeira vez no Festival do Rio, em uma emocionante sessão seguida da roda de Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador, Andança foi selecionado para a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e conquistou o prêmio de Melhor Filme pelo júri popular no 17º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro (João Pessoa - PB).

Pouco antes da morte da cantora, o cineasta Pedro Bronz propôs à Beth que seu valioso acervo fosse transformado em documentário. Com o aval imediato da madrinha do samba, a equipe começou um trabalho minucioso de restauração do material. No total, 800 fitas VHS foram abertas, limpas e redigitalizadas. Cerca de duas mil horas de memórias em formato de vídeo passaram por uma difícil curadoria até caberem em um longa-metragem de duas horas, “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, com o roteiro de Leonardo Bruno e Pedro Bronz, que também dirigiu o filme. Sem contar, é claro, com a grande idealizadora do projeto, Beth Carvalho.

Regra 34

Em exibição nas sessões das 15h e 19h, "Regra 34" foi vencedor do Leopardo de Ouro de Melhor Filme no Festival de Locarno. Na história, Simone é uma jovem advogada negra que passou anos fazendo performances online de sexo para pagar a faculdade de Direito. Ela acabou de passar em um concurso para defensora pública e sua ambição é defender mulheres em casos de abuso. Com o objetivo de despertar novamente o desejo sexual de Simone, uma amiga envia para ela o link de um vídeo onde uma mulher negra pratica sadomasoquismo. Gradualmente, Simone entra em uma jornada de conhecimento das práticas BDSM e seus interesses sexuais a levam a um mundo de violência e erotismo.

Programação:

02 a 08 de fevereiro de 2023

15h: Regra 34

17h: Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho

19h: Regra 34

Não há sessões nas segundas-feiras.

Ingresso: Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

As sessões serão realizadas com todas as medidas preventivas e protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como limitação da ocupação da sala, uso obrigatório de máscara, higienização do espaço após o término de cada filme e disponibilização de álcool gel na recepção do cinema. Antes das sessões será exigida a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid.

O Cinebancários fica na Rua General Câmara, 424 – Centro de Porto Alegre. Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail [email protected].


Andança / Foto: Divulgação


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira