Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 2 até 8 de março

A agenda desta semana já antecipa a programação cultural voltada para o 8 de Março e a luta das mulheres

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Desfile das escolas de samba de Porto Alegre ocorre nesta sexta (3) e sábado (4) com transmissão ao vivo - Foto: Tainara Caceres/Uespa

Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Show de Gabriela Lery e Amanda Gabana retoma a programação do projeto Mistura Fina

A quarta edição do projeto Mistura Fina retoma sua programação nessa quinta-feira (2), às 18h30, com o show “Mulheres Apaixonadas”, com Gabriela Lery e Amanda Gabana. A apresentação ocorre no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

O projeto dedica a programação do mês de março às mulheres cantoras e compositoras. Nas semanas seguintes, se apresentam Simone Rasslan e Madalena Rasslan com o show “Casa” (9), Giovanna Mottini e Isabelle Mottini em “As Manas” (16) e, encerrando o projeto, Mel Souza, Paola Kirst, Thays Prado e Viridiana, integrantes do "Inquilinas", com o show “Inquilinas Celebram Gal Costa” (23).


Ói Nóis Aqui Traveiz celebra aniversário apresentando gratuitamente o espetáculo M.E.D.E.I.A

A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz vai celebrar seu aniversário durante todo o mês de março com três apresentações gratuitas do espetáculo M.E.D.E.I.A – solo de Tânia Farias, que teve sua estreia no fim do ano passado.

Inspirado na obra homônima de Christa Wolf, o texto traz a versão antiga e pouco conhecida do mito, trazendo uma mulher que não cometeu nenhum dos crimes de que é acusada na versão de Eurípedes. Por mais de dois mil anos, Medeia, uma das mais poderosas mulheres da mitologia grega, é acusada de várias atrocidades, tais como o fratricídio, o infanticídio e o envenenamento de Glauce.

A Tribo nega esta imagem que foi imposta à consciência ocidental. O mito é questionado e reelaborado de maneira original, para analisar o fundamento das ordens de poder e como estas se mantêm ou se destroem.

As apresentações acontecem nos dias 6, 13 e 20 de março, na Terreira da Tribo (Santos Dumont, 1186, Porto Alegre).


Carnaval 2023 de Porto Alegre terá transmissão ao vivo

Os desfiles das escolas de samba de Porto Alegre ocorrem nesta sexta-feira (3) e sábado (4), no Complexo Cultural do Porto Seco. Quem não for à avenida poderá assistir ao Carnaval 2023 pelos canais do YouTube da Prefeitura de Porto Alegre ou Cubo Play, e também pelos canais abertos de televisão TVE e TV Brasil.

O YouTube da Prefeitura, a plataforma Cubo Play e a TVE transmitirão todos os desfiles, que na sexta-feira se inicia às 20h e no sábado, às 19h20. Já pela TV Brasil será possível acompanhar as escolas da Série Ouro, a partir da meia-noite de sexta e sábado.


Filmes nacionais em destaque no CineBancários

A programação do Cine Bancários entre os dias 2 e 8 de março exibe os filmes nacionais "Muribeca" (14h30), "Mato Seco em Chamas" (16h15) e "Eneida" (19h).

O Cine Bancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405 e no site. Não há sessões nas segundas-feiras.


2° Festival "8M Por Todas As Mulheres" acontece em São Leopoldo

A Prefeitura de São Leopoldo anuncia a programação do 2° Festival do 8 de Março. A festividade é organizada pelo Executivo em parceria com movimentos feministas da sociedade civil. Será no domingo (5), a partir das 15h, na Praça 20 de Setembro (Praça da Biblioteca).  Durante o festival, a partir das 17h30, acontece uma roda de conversa organizada pela União Brasileira de Mulheres. O evento acontece junto da IX Exploblack.

15h- Oficina Sagrado Feminino: "O Chamado da Nossa Ancestralidade"
15h30- Massagem, Jogo de Tarô e Aula de Yoga com Espaço Odara
15h45- Encenação "Jacobina"
16h- Abertura Oficial
16h30- Apresentação da Secretaria de Políticas Públicas Para As Mulheres, COMDIM e Atitude Feminina
17h- Apresentação Isaura Maia
17h30- Slam São Hell
18h- Serpaz - Abraços Musicais
18h30- Grupo de Danças Orpheu
19h- Daii Nunes
20h- As Patroas
21h- Fofa Nobre e Grupo Acords


No mês da mulher, artista visual expõe “Manifesto Antifeminicídio”

De 3 a 31 de março, a artista visual Graça Craidy apresenta a mostra “Manifesto Antifeminicídio”, a convite da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), no Átrio do Foro II de Porto Alegre. As obras criadas por ela denunciam a escalada do feminicídio no país e buscam conscientizar a sociedade para a gravidade do problema.

Entre as pinturas da mostra estão, por exemplo, retratos de noivas mortas, com véu e grinalda e buquê de flores nas mãos, de 1m x 0,70, em acrílica sobre papel; um políptico (quatro peças) apresenta uma noiva no leito de morte; um tríptico é inspirado no conto gótico Plantação de Mulheres Mortas, da escritora Lélia Almeida, cujo texto faz parte da expografia.

A artista explica que produziu a série “baseada na figura icônica da noiva que representa aqui o sonho de felicidade eterna interrompido brutalmente pelo ato machista e criminoso do feminicídio”. Para ela, “é preciso desglamurizar o casamento como um espaço intocável de harmonia e o ciúme como sinal de amor e alertar as mulheres para o perfil de marido ou companheiro que escolhem, para que fiquem atentas aos sinais de violência e agressividade e saibam se proteger e aos seus filhos”.


Exposição "Manifesto Antifeminicídio", da artista Graça Craidy / Reprodução


Destaque da Cinemateca Capitólio

O Projeto Raros da Cinemateca Capitólio exibe "Samba da Criação do Mundo", com entrada franca. A sessão ser´nesta sexta-feira (3), às 19h30.

O filme brasileiro de 1979 tem a direção de Vera de Figueiredo.  Antes do longa, será exibido o curta "Artesanato do Samba" (Zózimo Bulbul e Vera de Figueiredo, de 1974).

"Samba da Criação do Mundo" é um filme musical inspirado no enredo da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis para o carnaval de 1978 (baseado no livro “Os nagô e a morte”). Utilizando os componentes e alegorias da escola, a obra conta a história da criação do mundo segundo a tradição do povo nagô.

O Capitólio localiza-se na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre. Fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriado.


Destaques da Cinemateca Paulo Amorim

A Sala Norberto Lubisco segue exibindo o filme "Mato Seco em Chamas", até o dia 8 de março, na sessão das 18h45. Produção nacional, o filme tem classificação indicativa de 14 anos e recebeu os prêmios de melhor direção e roteiro no Festival de Brasília 2022.

Sinopse: Na favela de Sol Nascente, na Ceilândia (DF), a principal moeda de troca entre grupos inimigos é o petróleo. Chitara, grande gasolineira da região, tenta fidelizar a clientela junto ao seu poço particular, com a ajuda da irmã. Quando o Brasil se torna mais conservador e ameaça votar na extrema-direita, o posicionamento de Chitara se transforma num ato político.

Na Sala Eduardo Hirtz, na sessão das 16h10, até o dia 8 de março, será exibido o filme chileno "Morte a Pinochet".

Sinopse: Enquanto o Chile vivia uma ditadura cruel sob o comando de Augusto Pinochet, poucos ousados consideravam o impossível: matar o presidente general. Os integrantes da Frente Patriótica Manuel Rodríguez, liderados pelo professor de educação física Ramiro e a psicóloga Tamara, marcaram o ataque armado para uma tarde de domingo, em setembro de 1986. Baseado em um episódio real, o filme destaca um movimento que foi determinante para a história chilena no contexto da época.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas neste link. Não há sessões nas segundas-feiras.


1ª  Mostra Tuco-Tuco de Videoarte/RS acontece ao longo do mês de março

No mês de março, a 1ª Mostra Tuco-Tuco de Videoarte/RS começa seu roteiro itinerante no RS. A mostra acontecerá em quatro diferentes cidades, será gratuita e terá duração de 1h30. Haverá acessibilidade com audiodescrição e interpretação em janela de libras.

A estreia acontece nesta quinta-feira (3), às 19h, na Sala de Cinema da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. No dia 14 de março, às 19h, será exibida na Sala de Cinema Paulo Amorim na Cinemateca Paulo Amorim, em Porto Alegre. Posteriormente, no dia 16 de março, também às 19h, será exibida na Sala de exposições da Associação Vacariense Atelier Livre de Vacaria. Por fim, o projeto encerra sua itinerância no dia 21 de março, às 19h, na Sala de Cinema Ulysses Geremia no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás
Filho, em Caxias do Sul.

Os ingressos serão disponibilizados gratuitamente e deverão ser retirados pelo público no local do evento, em cada uma das quatro cidades, a partir das 18h do dia de cada exibição. A mostra não é recomendada para menores de 16 anos sem acompanhamento de maior responsável.


Christa Berger participa de eventos literários sobre o o apagamento histórico de mulheres

No mês de março, a pesquisadora e jornalista Christa Berger participa de três eventos literários, entre saraus, rodas de conversa e sessão de autógrafos. Na próxima terça-feira (7), às 21h acontece o Sarau Elétrico "Mulheres Silenciadas" com Kátia Suman, Luís Augusto Fischer e Carlo Pianta, no Bar Ocidente (Rua Osvaldo Aranha, 960)

Já no dia 9, às 19h, participa da programação do Festival Rastros de Verão, em um bate-papo com a mediação de Amanda Zulke, na Livraria Paralelo 30 (Rua Vieira de Castro, 48) e, no dia 18, às 16h, de roda de conversa com mediação de Télia Negrão no Espaço Amélie (Rua Vieira de Castro, 439).

Christa é autora do livro Jurema Finamour, a jornalista silenciada, onde recupera a biografia de uma mulher brilhante que participou ativamente da vida cultural e política brasileira. Uma escritora e repórter, próxima à elite intelectual brasileira nas décadas de 1950 e 1960, mas que teve sua história apagada.


"Jurema Finamour: a jornalista silenciada": Christa Berger resgata a biografia de uma mulher brilhante que participou ativamente da vida cultural e política brasileira / Reprodução


Tablado Andaluz recebe o músico uruguaio Diego Janssen

Neste domingo (5), às 19h, o Tablado Andaluz (Av. Venâncio Aires, 556, Porto Alegre) recebe o músico uruguaio Diego Janssen. O artista, em turnê de seu segundo álbum "Conecta", se apresenta acompanhado por Angelo Primon e La Brasa Lunera.

Os ingressos para o show custam R$30. Maiores informações e reservas pelos telefones (51) 3311-0336 e (51) 99873-0809.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira