Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 9 até 15 de março

Após as lutas do dia 8 de março, a semana que inicia nessa quinta-feira (9) apresenta variada programação

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Filme "Quando falta o ar", em cartaz no CineBancários, acompanha o trabalho dos profissionais do SUS em diferentes regiões do Brasil durante o auge da pandemia de covid-19 - Reprodução

Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Programação especial do Dia Internacional da Mulher no Bairro Farrapos

O Dia Internacional da Mulher no Bairro Farrapos, em Porto Alegre, será comemorado no domingo (12) com uma programação especial. Serão várias atividades: atendimento jurídico, oficina de maquiagem, corte de cabelo, orientação em saúde e moradia e inscrições em cursos gratuitos.

O evento começa as 14h30, na Praça do Sesi (Rua Bambas da Orgia, Vila Farrapos).

A iniciativa é do Comitê de Lutas do Bairro Farrapos. Inaugurado em julho de 2022, o coletivo de moradores tem por objetivo estimular e proporcionar a organização popular dos moradores para a reivindicação e a defesa de seus direitos. O comitê atua nos âmbitos assistencial, cultural e político.

No local, são preparadas e servidas refeições por voluntários do bairro. Também está sendo montada no espaço uma biblioteca e uma infraestrutura básica para reuniões e outras atividades de capacitação e de geração de renda. Recentemente, esse coletivo estruturou-se estatutariamente, convertendo-se em Associação pelo Desenvolvimento do Bairro Farrapos.


Programação semestral do Ecarta Musical estreia no sábado (11)

Dana Farias e grupo fazem o show "Meu black é assim". A apresentação inicia a programação do semestre no projeto Ecarta Musical. Será nesse sábado (11), 18h, na Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, em Porto Alegre).

A entrada é gratuita e haverá transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Fundação Ecarta.


Filmes dirigidos por diretoras brasileiras em cartaz no CineBancários

Em homenagem ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, a Sala de cinema da Casa dos Bancários exibe três filmes dirigidos por cineastas mulheres. Ficam em cartaz, entre os dias 9 a 15 de março, "A porta ao lado", de Julia Rezende, e "Quando falta o ar", de Anna e Helena Petta, além de seguir em cartaz com "Mato Seco em Chamas", codirigido por Joana Pimenta.

Oitavo filme da diretora Julia Rezende, "A porta ao lado" aborda os limites de um relacionamento e temas como fidelidade, traição, amor e paixão. Já "Quando Falta o Ar", acompanha o trabalho dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em diferentes regiões do Brasil, enquanto lutavam para salvar vidas durante o auge da pandemia de Covid-19.

O Cine Bancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405 e no site. Não há sessões nas segundas-feiras.


Simone e Madalena Rassalan compartilham intimidades sonoras no Mistura Fina nesta quinta (9)

Simone e Madalena Rasslan apresentam o show “Casa”, nessa quinta-feira (9), no projeto Mistura Fina, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, às 18h30min, com entrada franca. Com a pandemia vivida durante os últimos dois anos, mãe e filha se viram distantes como nunca antes e o confinamento em suas casas as levou a ressignificar esse lugar, dando origem ao show "Casa".


Grupo Cuidado que Mancha lança o projeto "Elas por elas"

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, o Grupo Cuidado Que Mancha promove, nessa sexta-feira (10), o evento “Elas por elas - mulheres artistas no palco”. Serão diversas apresentações, com duração de cerca de dez minutos cada. Pra essa edição estão confirmadas: Mirna Spritzer, Banda Minervas, Claudia Braga, Valentina Coelho, Nina Braga, Lorena Sanchez e Raquel Grabauska.

O público pode chegar a partir das 19h30 e degustar as produções do Mãos de Mães, projeto para geração de renda para mães desempregadas. Já as bebidas serão do Gole Amigo. Os itens da copa podem ser adquiridos previamente pela internet ou no dia.

O espaço Cuidado Que Mancha fica localizado na Rua Damasco, 162, bairro Azenha em Porto Alegre.


Cinemateca Paulo Amorim mostra filme sobre a vida de Belchior

A Sala Paulo Amorim exibe o filme "Belchior – Apenas um Coração Selvagem", na sessão das 19h, até o dia 15 de março. O documentário nacional é dirigido por Natália Dias e Camilo Cavalcanti.

Não haverá exibição na terça-feira (14). Segunda-feira não há sessões.

Sinopse: "Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes (1946 – 2017), mais conhecido como Belchior, ganha um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor cearense. Com suas canções geniais e suas ideias cortantes, ele marcou e ainda marca a vida de muita gente".

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas neste link. Não há sessões nas segundas-feiras.


Destaque da Cinemateca Capitólio

O filme "Harmonia" será exibido no domingo (12), às 18h, com sessão seguida de debate. Dirigido por Jaime Lerner, o filme foi produzido no ano 2000.

Sinopse: "Harmonia é o nome de um parque no centro de Porto Alegre. O palco de disputa entre os dois maiores movimentos de cultura popular do Rio Grande do Sul. Harmonia é o filme que investiga a fundo o que há por trás deste conflito".

O Capitólio localiza-se na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre. Fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriado.


Zé Adão Barbosa ministra Oficina de Montagem sobre "O Auto da Compadecida"

A Escola Casa de Teatro está com inscrições abertas para a Oficina de Montagem, curso ministrado por Zé Adão Barbosa. Os encontros acontecem de 14 de março a 13 de julho, nas terças e quintas-feiras, das 18h20 às 20h20, na Av. Cristóvão Colombo, 400. As inscrições podem ser realizadas no site da escola.

Na oficina, o diretor, com assistência de Bruno Busato, propõe uma imersão na obra "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna. No programa, acontece uma preparação técnica com estudo da voz, da expressividade corporal, improvisações, análise da obra e dos personagens. Ao final do curso, um espetáculo teatral.


Projeto Chamas terá lançamento dia 12 de março em oficina aberta

O Projeto Chamas será composto por uma série de ações de artes integradas, além da criação e circulação de espetáculo de dança-teatro de mesmo nome. Serão realizadas as oficinas de expressão artística, documentário sobre o processo criativo, exposição de esculturas, workshops, vídeo arte e o próprio espetáculo.

As oficinas, intituladas "Sementes", iniciam o projeto. Com cinco horas de duração, cada oficina une dança, expressão corporal, música, meditação guiada, roda de conversa e artes visuais. São destinadas a mulheres a partir de 14 anos e estão sendo ministradas por Luana Bezzi e Nury Salazar.

No dia 12 de março haverá uma edição da oficina "Sementes" no Meme Estação Cultural (Rua Lopo Gonçalves, 176, Cidade Baixa, em Porto Alegre), aberta ao público. As inscrições para participar da oficina podem ser feitas neste link.


Projeto "Sapateando sem Fronteiras" realiza oficinas práticas, master classes e espetáculo

A dança de estilos de sapateado como Flamenco, Tap Dance, Chula e Malambo fazem parte do projeto "Sapateando sem Fronteiras".  Produzido e idealizado pela Tanguera Estudio de Danza, oferece atividades de formação, master classes e apresentação final com os envolvidos.

Com oficinas para artistas já experientes em sapateado e master classes abertas a todos, o projeto se inicia dias 11 e 12 de março, na Tanguera Estudio de Danza. A cada final de semana, uma linguagem será conduzida por profissionais. Todas as atividades são abertas e gratuitas.

Contemplado no FAC/RS das Artes de Espetáculo, o projeto está com inscrições abertas através do Instagram.


Orquestra Sinfônica de Porto Alegre anuncia Temporada Artística 2023

Entre março e dezembro de 2023, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) realiza nova temporada, batizada de "OSPA em Movimento".

Ao longo do ano, estão previstos mais de 80 espetáculos, incluindo viagens pelo interior do Estado, convidados internacionais e  produções, como óperas e espetáculos da Série Pop. O lançamento de um novo álbum também está nos planos da Orquestra. A partir das 12h de sexta-feira (3), o público já poderá adquirir ingressos online para os eventos do primeiro semestre.


Cine Farol apresenta programação de março com mostra "Espiritualidade e Consciência"

O Cine Farol, localizado no Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico de Porto Alegre), divulga sua programação de filmes para o mês de março.

Com obras que retratam questões filosóficas, espirituais e culturais, a mostra "Espiritualidade e Consciência" exibirá seis filmes até o dia 31 de março, com duas sessões que também contarão com comentários e debate de especialistas. Programação completa no site.

A programação traz duas sessões diárias, sempre às 15h e às 17h30. Já as sessões comentadas acontecem no dia 17, às 17h30, para o filme "A História dos Vira-latas", e no dia 24, também às 17h30, para "Adeus Lacan". Todas as exibições, incluindo as que recebem os debates, custam R$ 17 (inteira) e R$ 8,50 (meia).


"Canção e Poesia" reúne as vozes de Maíra Baumgarten, Cado Selbach e Luís Valério

O projeto "Canção e Poesia" apresenta nova edição, nessa sexta-feira (10), às 20h30 no Meme Estação Cultural. No repertório, canções escolhidas pelos três cantores: Maíra Baumgarten, Luís Valério e Ricardo Selbach.

Para esta segunda edição foram convidados a poeta e artista plástica Liana Timm e o escritor/poeta Renato de Mattos Motta. O espetáculo conta com os parceiros Alexandre Rodrigues, no violão, e o percussionista Roberto Bisotto e, no repertório, escolhido com carinho e harmonia pelos artistas, tem Cazuza, Sueli Costa e Abel Silva, Gozaguinha, Eduardo Gudin, Elton Medeiros, Adriana Calcanhotto, Gilberto Gil e Paulo César Pinheiro, entre outros. O show é intercalado pela poesia de Liana Timm e Renato de Mattos Motta.

Ingressos à venda no local (Rua Lopo Gonçalves, 176), uma hora antes da apresentação, R$ 25.


Chapéu Acústico traz Stephanie Soeiro com show "Profusão"ao palco do Salão Mourisco

Celebrando o mês dedicado à mulher, o projeto Chapéu Acústico, da Biblioteca Pública do Estado (BPE), convida o público para o espetáculo "Profusão", com a cantora e compositora Stephanie Soeiro, acompanhada do músico Geyson William, ao violão e piano.

O show apresenta alguns sucessos da MPB. No repertório estão canções de Beth Carvalho, Tim Maia, Lô Borges, Gal Costa, Elis Regina e Os Mutantes, entre outras.

O evento será dia 14 de março (terça), às 19h, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Porto Alegre). A entrada é gratuita, com contribuição espontânea aos artistas.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira