Rio Grande do Sul

MOVIMENTO SINDICAL

Em assembleia, servidores estaduais aprovam pauta para campanha salarial de 2023

Reivindicação mais urgente é reajustar o vencimento básico de servidores que recebem menos do que o salário mínimo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Sindsepe/RS aprovou em assembleia a pauta de reivindicações que integrará a campanha salarial em 2023 - Foto: Maricélia Pinheiro (Sindsepe/RS)

O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (SindsepeRS) realizou assembleia da categoria e aprovou a pauta para a campanha salarial de 2023. A reunião aconteceu presencialmente nesta sexta-feira (10), no auditório do Sindicaixa.

A diretoria do sindicato apresentou o documento com oito reivindicações básicas, que foram acrescidas com algumas sugestões dos presentes. O documento foi aprovado por unanimidade. Entre os temas debatidos, o mais urgente foi o fato de haver um número significativo de servidores que têm um vencimento básico inferior ao salário mínimo. Com isso, muitos que já poderiam se aposentar seguem trabalhando para não perderem as gratificações, pois só com o salário básico não conseguem se sustentar.


A diretoria do sindicato apresentou o documento com oito reivindicações básicas, que foram acrescidas com algumas sugestões dos presentes. O documento foi aprovado por unanimidade / Foto: Maricélia Pinheiro

"Essa luta para garantir um vencimento básico igual ou maior do que o salário mínimo é muito antiga. Infelizmente a Constituição Estadual, conforme alteração feita pela Reforma Administrativa do governo Leite, considera o valor total, não apenas o vencimento, para equiparar ao salário mínimo. Mas essa luta continuará sendo travada pelo sindicato, que não aceita esta injustiça", ressalta Diva da Costa, presidenta do SindsepeRS.

O sindicato destaca também a situação do pessoal do quadro da saúde que, segundo relatos feitos na Assembleia, está adoecendo com a sobrecarga de trabalho e a inviabilidade de tratamento, uma vez que o IPE Saúde está cada dia mais sucateado e com a rede referenciada mais reduzida. Assim, grande parte dos servidores lotados no interior do estado precisam se deslocar até Porto Alegre para conseguir atendimento pelo plano.

A falta de um plano de carreira faz com que servidores do estado abandonem os postos de trabalho por falta de perspectiva profissional. Por isso, o SindsepeRS propõe como um dos pontos fundamentais da negociação a reestruturação dos quadros, a partir de uma proposta que seja construída com os(as) servidores.

"O pessoal do Quadro Geral já vem estruturando um documento há algum tempo e deve protocolar em breve na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SPGG). A ideia é realizarmos plenárias por quadros e apresentar proposta de reestruturação de carreira separadas, já que cada uma tem suas especificidades", explica Rogério Viana, vice-presidente do SindsepeRS.

Também foram colocados em pauta o valor do vale-alimentação (atualmente em R$ 7), que não garante nem uma refeição por dia, e do vale-transporte, que é insuficiente para custear o deslocamento do(a) servidor(a) até o local de trabalho.

A pauta da campanha salarial 2023 pode ser conferido na íntegra no site do sindicato.

* Com informações da assessoria de comunicação do SindsepeRS.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko