Rio Grande do Sul

MOVIMENTO SINDICAL

Após oito anos, CPERS Sindicato retoma filiação à Central Única dos Trabalhadores

Decisão foi tomada através do voto em assembleia geral com 800 educadoras e educadores

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em Assembleia Geral, educadores aprovam filiação à CUT e fortalecimento da mobilização por valorização salarial - Foto: Divulgação CPERS

Na última sexta-feira (14) o CPERS-Sindicato decidiu, por ampla maioria retornar à sua filiação a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Numa assembleia com a participação de 800 delegadas e delegados, entre professores e trabalhadores de escolas do Rio Grande do Sul, realizada no Pepsi On Stage, em Porto Alegre, o maior sindicato de trabalhadores e trabalhadoras do Rio Grande do Sul reforça a CUT. A desfiliação havia ocorrido em 2015.

Depois das manifestações de representantes da CUT, CTB, Intersindical e CSP-Conlutas, houve duas votações concomitantes. A primeira decidiu pela filiação a uma central sindical por 492 votos a 260. A segunda definiu a filiação à CUT, que ganhou 462 votos. A CSP-Conlutas recebeu 93 votos e teve ainda 182 abstenções, 16 nulos e 1 em branco. Na ocasião, também foram eleitos os delegados(as), titulares e suplentes, por chapa, para o Congresso Estadual da CUT.


A filiação à CUT recebeu 462 votos; A CSP-Conlutas 93 votos e teve ainda 182 abstenções, 16 nulos e 1 em branco / Foto: Divulgação CPERS

A presidente do CPERS Sindicato, Helenir Aguiar Schürer, comemorou a volta da entidade à CUT. “Hoje é um dia histórico. Tentarem isolar o CPERS da maior central sindical do Brasil. Mas essa assembleia, novamente, votou pela filiação à Central Única dos Trabalhadores”. Para ela, “isso é importante porque nós precisamos de força para poder lutar nacionalmente, a fim de reverter o que Bolsonaro fez, e aqui no nosso estado, apesar de a CUT sempre estar junto, agora vamos fortalecer, ainda mais, a luta da categoria e da classe trabalhadora”.

Helenir destacou o objetivo de reforçar a união pelos direitos da classe trabalhadora e unificar com as lutas do governo Lula, como a participação na Marcha da Educação em Brasília, a revogação do Novo Ensino Médio, a defesa do Piso, o fim do desconto previdenciário, entre outros.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, também festejou a refiliação do CPERS. “Com esse resultado, a CUT fica mais forte. Com o CPERS, a luta da escola pública no Rio Grande do Sul fica agora muito mais fortalecida com as professoras, os professores e os funcionários de escola que confiaram à CUT essa tarefa de a gente construir juntos essa luta”.

Confira a íntegra da Assembleia Geral no vídeo:

 

Trabalhadores em aplicativos também se filiam à CUT

Ainda na semana passada, na quarta-feira (12), foi criada em assembleia na sede da CUT-RS a Federação dos Trabalhadores em Transportes e Logística do Rio Grande do Sul (FETTL-RS), formada por sindicatos que representam rodoviários e motoristas de aplicativos. Os trabalhadores aprovaram também a filiação da FETTL-RS à CUT para reforçar a luta da classe trabalhadora.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, saudou a fundação da FETTL-RS, que é resultado da organização do Macrossetor do Transporte da CUT-RS. “Trata-se de trabalhadores que atuam em setores fundamentais para a mobilidade das pessoas, e precisam fortalecer a sua organização para potencializar as suas lutas por melhores condições de saúde e trabalho decente e valorização salarial”, enfatizou.

* Com informações da assessoria da CUT-RS


Edição: Katia Marko