Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Roselena Colombo lança o livro "Viageiras", nesta quinta-feira (16), no Espaço Amelie

Contos e crônicas entremeados com fotografias da autora e ilustrações de artistas compõem o livro visual

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Autora lança seu primeiro livro individual em evento com sessão de autógrafos em Porto Alegre - Reprodução

Roselena Colombo lança seu primeiro livro individual, chamado “Viageiras”. A sessão de lançamento e autógrafos acontece nessa quinta-feira (16), a partir das 18h, no Espaço Amelie (Rua Vieira de Castro, 439, em Porto Alegre).

A publicação é da editora Santa Sede, através do selo "Balcão!". É composta de 134 páginas e integra diferentes gêneros produzidos a partir de vivências da professora, fotógrafa e amante de viagens. O livro custa R$ 40 e pode ser adquirido no site da editora.

A obra integra uma escrita entremeada com fotografias feitas pela autora e ilustrações inéditas de artistas visuais, numa combinação de beleza gráfica e diversidade literária. Mais informações sobre o livro e a autora no site da editora.

A autora selecionou textos guardados ou já compartilhados com amigos nos últimos quatro anos e reuniu esta coletânea com o acompanhamento do editor Rubem Penz. “Os escritos foram me mostrando por onde ir”, pontua.

Em 54 textos, Roselena traduz na escrita suas leituras do mundo, abordando diferentes temas e linguagens, produzindo uma narrativa descontraída como uma viagem, através de quatro capítulos: "Na Praínha", "No lar", "Pela cidade" e "Voando as tranças".


Roselena Colombo lança seu primeiro livro individual, chamado “Viageiras”. / Reprodução

Professora aposentada da rede pública municipal, graduada em História (Ufrgs) e mestre em História Ibero-Americana (Pucrs), Roselena se autodenomina escritora amadora. Estreou publicamente na coletânea de crônicas Almoço de Domingo – Safra 2019 e participou na coletânea de textos do Coletivo Clã – Mulheres que Escrevem, em 2021.

“Um dia resolvi que estava na hora de pegar carona no desejo antigo de escrever. E assim, nesta viagem – como em quase todas elas – solidão e convívio alimentaram roteiros, cartografias e bússolas. Convido os leitores a viajarem comigo”, registra.

“Como boa historiadora e contadora de histórias, Roselena nos faz viajar na potência da criação feminina por meio de seus escritos. É um convite a ver o mundo com novos olhos”, pontua a escritora Lou Urbim, que faz a apresentação.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira