Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 23 até 29 de março

A programação de aniversário da Capital é destaque, assim como a exposição "Arpilleras", das mulheres do MAB

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Exposição “Arpilleras bordando a resistência” fica na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, e apresenta 15 peças que abordam a luta das atingidas por barragens - Reprodução

Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Memória das águas no Morro Santana

Em referência ao Dia Mundial da Água, a Resistência Popular convida para a atividade "Memórias das Águas: a luta pela água no Morro Santana", que vai acontecer no sábado (25), na Praça Germinal Michele (Morro Santana, em Porto Alegre). 

A partir das 9h, começa uma ação de muralismo, com pintura nos fundos da escola Ministro Salgado Filho na temática da água do território. De tarde, às 15h, acontece uma roda de conversa com a participação de referências do território, também sobre a água.


Programação de aniversário da Capital

O aniversário de 251 anos de Porto Alegre terá programação gratuita a partir deste sábado (25). Programação completa aqui.

Na manhã de sábado acontece mais uma edição da caminhada orientada "Viva o Centro a Pé". A orientação é do professor de escultura do Atelier Livre, José Francisco Alves, para conhecimento da história, contexto e significado de obras de arte em praças e fachadas de edifícios do Centro Histórico. O ponto de partida é a Praça da Matriz, no monumento Júlio de Castilhos, às 10h . Depois seguirá pela rua da ladeira, rua da Praia e terá o encerramento na Praça da Alfândega.

Destaque também para o Baile da Cidade, no domingo (26), no Parque da Redenção. Segundo a prefeitura, o evento começa às 18h, junto ao espelho d´água. Com apresentação dos locutores Edson Polako e Jota Crom, a abertura terá show do projeto Icea Malvina, do Morro Santa Tereza, com foco na criação da poesia, improviso e musicalidade. Na sequência, às 18h30, o grupo de danças tradicionais e de baile do CTG Gildo de Freitas irá apresentar uma coreografia especial.

A partir das 19h, DJ Capú. Às 20h tem início a apresentação da Escola Campeã do Carnaval de 2023, Estado Maior da Restinga.  Logo depois, às 21h, espetáculo circense Asas de um Sonho. A banda Comunidade Nin-Jitsu se apresenta às 22h. Por fim, sets do DJ Cabeção a partir das 23h15.


Exposição “Arpilleras bordando a resistência”

A abertura da exposição “Arpilleras bordando a resistência” foi realizada nesta quinta-feira (23), às 17h, no Espaço Evelyn Ioschpe da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. A exposição conta com 15 peças que abordam a luta das atingidas por barragens pela vida e por um novo modelo energético. As peças também retratam temas como a violência sobre as mulheres e a privatização da água e da natureza.

A exposição fica em cartaz na CCMQ até o dia 9 de abril.  Visitação de terça a domingo, das 10h às 20h.


Estreias da semana no CineBancários

A partir dessa quinta-feira (23) estreiam no CineBancários os filmes "O Rio do Desejo", longa nacional de Sérgio Machado, na sessão das 17h15, e "Las Abogadas", documentário mexicano de Victoria Bruce, às 19h. Destaque na Quinzena dos Realizadores de Cannes e no Festival Internacional de Cinema de Toronto, 'Medusa', de Anita Rocha da Silveira, segue em cartaz no horário das 15h.  

"O Rio do Desejo", baseado em um conto do escritor amazonense Milton Hatoum, traz atuações de Sophie Charlotte (Anaíra), Daniel de Oliveira (Dalberto), Gabriel Leone (Armando) e Rômulo Braga (Dalmo). Na trama, filmada no Amazonas, Dalberto é um comandante de barco que transporta um passageiro misterioso em uma longa viagem pelo rio Negro até Iquitos, no Peru.

"Las Abogadas" segue quatro advogadas de imigração ao longo de quatro anos. Rebecca, Charlene, Jodi e Mulu encontram suas ferramentas legais habituais sendo sistematicamente distorcidas, frustradas e retiradas de seu trabalho crítico pelas mudanças caóticas e anti-imigrantes do governo dos Estados Unidos. O filme será exibido com entrada franca, dentro da programação da Mostra Espiritualidade e Consciência realizada pelo Cine Farol.


Paulo Romeu traz o show Okutá ao Ecarta Musical

O mestre Paulo Romeu apresenta o show "Okutá", em formato intimista. A apresentação será no próximo sábado (25), 18h, com entrada franca. Será na Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Fundação Ecarta.

Cantando e tocando violão e guitarra, Paulo Romeu saúda a trajetória musical da banda acompanhado de jovens musicistas: Carine Camargo e Pedro Roots, na percussão, e Tamiris Duarte, contrabaixo, voz e produção executiva.

Okutá é o nome da pedra sagrada de Orixá e símbolo de luta, explica o músico. “Um show pra resistir e celebrar o poder da música, da cultura e da força do coletivo”, convida Paulo Romeu.


Sábado com música na Agência Alice

Nesse próximo sábado (25), a Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice) abre a porta da sua nova casa para receber nomes da cena musical de Porto Alegre. A casa fica na rua Olavo Bilac, 188, bairro Cidade Baixa, a partir das 18h. Entrada gratuita.


Teatro Carlos Carvalho recebe espetáculo "Manifesto de uma Mulher de Teatro"

A Casa de Cultura Mario Quintana recebe, de sexta a domingo (24 a 26), o espetáculo "Manifesto de uma Mulher de Teatro". As sessões acontecem no Teatro Carlos Carvalho, no 2º andar da CCMQ, às 20h. A entrada é gratuita.

O espetáculo é uma adaptação de Hamlet Machine de Heiner Müller. Partindo da personagem Ofélia, a performance traz ao centro da arena a vociferação contra as violências às quais as mulheres são continuamente submetidas. As mulheres que cruzam o caminho da atriz compõem o texto manifesto que abraça a performance de Tânia Farias, como Violeta Parra, Gioconda Belli e Magó, bailarina barbaramente violentada e assassinada em 2020 e que é homenageada pela atriz. A história pessoal da própria atriz também é parte do texto, fazendo da peça um ato político contra a violência de gênero.


Teatro Carlos Carvalho recebe espetáculo "Manifesto de uma Mulher de Teatro" / Foto: Eugênio Barboza


Sarau Libretos no Morro Santana

No sábado (25), acontece mais um Sarau Libretos no Morro Santana, na Biblioteca Chocolatão (Rua Mário Juarez de Oliveira, 261). Haverá  feira de livros, conversas, poesia, livros e apresentações musicais. Participam do Sarau Libretos: Marcia do Canto e Nina Nicolaiewsky, Fátima Farias, Chá Dafol, Guilherme Giugliani e Pâmela Amaro.

Começa às 10h e vai até às 18h. Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube.


Última apresentação da 4ª edição do Mistura Fina nesta quinta (23)

Quatro compositoras e performers de Porto Alegre encerram a quarta edição do projeto Mistura Fina, nesta quinta-feira (23), às 18h30min, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, com entrada franca.

"Inquilinas" se forma do encontro musical de Mel Souza, Paola Kirst, Thays Prado e Viridiana. O grupo homenageia Gal Costa.


Praça Salomão Pires, no Arquipélago, recebe o teatro do Levanta FavelA

O bairro Arquipélago, nas ilhas de Porto Alegre, recebe o projeto Teatro de Rua Pra Resistir e Pra Lutar, da Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA.

No sábado (25), às 16h, será realizada a oficina de teatro na Colônia de Pescadores Z-5, com entrada franca. Interessados a partir de 13 anos podem se inscrever no local (Rua Nossa Senhora da Boa Viagem).  No domingo (26), às 16h, na Praça Salomão Pires, será apresentado o espetáculo, "Maria, Suas Filhas e Seus Filhos".

Redes Sociais do grupo: Instagram / Facebook


Destaque da Cinemateca Capitólio

O destaque do Capitólio fica para "Noites Alienígenas", que será exibido nessa quinta-feira (23), às 19h30. A entrada é franca. Após a sessão haverá conversa com o diretor Sérgio de Carvalho.

“Noites Alienígenas expõe uma Amazônia urbana, onde a ancestralidade dos povos tradicionais resiste à contemporaneidade que insiste em negar a floresta. Com elementos narrativos fantasiosos, o longa apresenta a história de três personagens da periferia de Rio Branco, impactados pelo conflito entre facções criminosas e pela violência urbana, que, nos últimos dez anos, quase triplicou o assassinato de crianças e jovens no Estado do Acre."

Destaque também para "A Rainha diaba". Será exibido na sexta-feira (27), às 20h, também com entrada franca.

"Do quarto dos fundos de um bordel a cruel Rainha Diaba controla o tráfico de maconha. Para livrar da prisão um belo protegido a Rainha ordena que Catitu, seu braço direito, envolva em uma onda de crimes o ingênuo Bereco, gigolo da cantora de cabaré Isa, para entregá-lo à polícia. A situação sai do controle da Rainha e tudo se decidirá de maneira sangrenta."

O Capitólio localiza-se na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre. Fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriado.


Livros sobre Trilhos completa quatro anos em NH

Na tarde de sexta-feira (24), a Trensurb realiza mais uma ação do projeto Livros Livres, do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca do metrô. A partir das 14h, cerca de 200 exemplares serão deixados nos assentos de trens partindo das estações terminais Novo Hamburgo e Mercado, numa atividade que comemora o aniversário de quatro anos da unidade da biblioteca na Estação Novo Hamburgo.

Para retirar livros gratuitamente no Espaço Multicultural, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h – porém está temporariamente fechada até quinta-feira (23). Ampliado somente por meio de doações, o acervo da biblioteca conta com 11,5 mil exemplares, disponíveis para os 7,9 mil associados.


Destaques da Cinemateca Paulo Amorim

O documentário "Olha Pra Elas" será exibido na próxima terça-feira (28) na Cinemateca Paulo Amorim. O evento marca o encerramento das atividades alusivas ao Mês da Mulher. A produção, da Panda Produções, aborda a temática do aprisionamento feminino e apresenta ao público casos reais sobre a questão de gênero, a feminilização da pobreza, a situação de abandono no cárcere, a realidade de crianças que vivem com a mãe na prisão e, principalmente, a desestruturação destas famílias.

Após a exibição, será realizado um debate, com a participação dos realizadores, Tatiana Sager e Renato Dornelles, a Profa. Dra. Christiane Russomano Freire (UCPEL), mediado por Mônica Kanitz, coordenadora da Cinemateca Paulo Amorim.

A entrada será mediante doação de materiais de higiene, destinados às apenadas. As senhas serão distribuídas a partir das 19h.

A mostra "Cinema Espanhol Contemporâneo" será exibida na Sala Norberto Lubisco, sempre às 19h. O preço dos ingressos é R$ 7 (preço único). Apresentada pelo Instituto Cervantes, a mostra terá quatro filmes. Confira a programação completa.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas neste link. Não há sessões nas segundas-feiras.


Festival Histórias do Paralelo 30

Nesta semana o Festival Histórias do Paralelo 30 receberá escritores para conversar sobre suas obras que tratam de Porto Alegre, a cidade que completa 251 anos no dia 26 de março. A primeira atividade será nessa quinta-feira (23), às 19h, com o lançamento da 3ª edição do romance "Tragédia da Rua da Praia", de Rafael Guimaraens. O autor conversa sobre a obra que trata de um fato real ocorrido em 1911 na capital dos gaúchos, com mediação de Rafael Glória.


"Mergulho Noturno" é a nova exposição no Museu do Trabalho

 A exposição "Mergulho Noturno", de Elaine Tedesco, traz um recorte de sua produção em desenho. A curadoria de Flávio Gonçalves reúne trabalhos de séries desenvolvidas entre 2010 e 2022, incluindo objetos, fotos e um vídeo.

A mostra poderá ser visitada no Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230, Centro Histórico de Porto Alegre), a partir de 25 de março, às 18h. Visitação de terças a sábados, das 13h30 às 18h30. Domingos e feriados, das 14h às 18h30.

Elaine Tedesco vive em Porto Alegre e é professora no Departamento de Artes Visuais, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na graduação e pós-graduação. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa Imagem Movente, das ações com a câmera à instalação narrativa.


Músicas para ninar bebês com o Cuidado que Mancha

Nesse final de semana o Grupo Cuidado Que Mancha apresenta o espetáculo "Cuidado que Ronca". São 21 canções de ninar de Raquel Grabauska e Gustavo Finkler, ilustradas pelas aquarelas, recortes e colagens de Renata Mattar.

Com um longo histórico de produções artísticas para crianças na área musical e de radioteatro, esta é a primeira vez que a troupe porto-alegrense se dedica ao universo dos bebês.

A apresentação será no Espaço Cuidado Que Mancha (Rua Damasco, 162 - Azenha, Porto Alegre). Ingressos limitados e disponível pela internet.


Montagem da peça "O Curioso Caso do Cão no Meio da Noite"

"O Curioso Caso do Cão no Meio da Noite" tem texto do escritor britânico Mark Haddon é a montagem é uma conclusão do Laboratório de Pesquisa e Montagem 2023 da Cômica Cultural. Tem direção de Fernando Kike Barbosa, que coordena o Laboratório. A montagem conta com projeções exclusivamente criadas pelo artista Kiko Mello.

As duas apresentações acontecem no sábado (25) e domingo (26), às 20h, na Casa de Espetáculos (Visconde do Rio Branco 691, em Porto Alegre). Os ingressos custam R$ 50 e a bilheteria abre 1h antes com pagamento via pix ou cartão.


Domingo na Quinta das Tarumãs

Quinta das Tarumãs oferece um domingo inteiro de programação. Neste domingo (26), das 9h30 as 15h, a Quinta oferece um roteiro com um café da manhã (cardápio orgânico), um passeio pelo jardim culinário e herbário orgânicos, encerramento com uma visita ao rancho, datado do século XVIII.

A cantora e compositora Lila Borges apresenta o show acústico. Informações sobre valores, no site ou Instagram. Mais informações através do Whatsapp (51)993706300, com Rosélia.


Oficina do festival Rastros de Verão

A Casa de Cultura Mario Quintana recebe a oficina experimental "Introdução à Escrita de João Gilberto Noll". O evento integra a programação do festival literário Rastros de Verão.

A oficina será ministrada pelo escritor Edson Migracielo. Serão três encontros de duas horas cada, realizados nos 23 e 28 de março, às 18h30, na Sala Hermes Mancilha. As inscrições são gratuitas, pelo email [email protected].

A partir da leitura de alguns contos e fragmentos de romances de Noll, a oficina investigará aspectos de sua escrita. No terceiro encontro, dia 28 de março, os participantes serão convidados a apresentar ao grupo produções literárias próprias, que serão debatidas a partir da retomada dos tópicos levantados durante o workshop.


MACRS apresenta programa para celebrar 31 anos de atividades

O Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) apresenta, até abril, uma programação especial para o seu aniversário, celebrado no dia 18 de março.

A atividade "MACRS: jogando com as obras do Museu" será ministrada pelos artistas e educadores, Kamille Pendriva e Lucas Bairros, no dia 29 de março. Os participantes poderão criar suas próprias exposições de arte, com a utilização de uma maquete em escala real de um dos espaços expositivos do MACRS, além de cerca de 60 cards interativos com ilustrações das obras e suas fichas técnicas.

A atividade acontece no Centro de Desenvolvimento da Expressão (5° andar da Casa de Cultura Mario Quintana). Inscrições gratuitas pelo link.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira