Rio Grande do Sul

Segurança Pública

No RS, Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anuncia recursos ao estado

Valores do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania servirão para adquirir equipamentos policiais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Evento marca a entrega de 31 viaturas, nove drones, pistolas e outros equipamentos ao governo estadual - Foto: Isaac Amorim

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, esteve no Rio Grande do Sul para fazer o lançamento da etapa gaúcha do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). A cerimônia ocorreu na Base de Operações Aéreas da Polícia Rodoviária Federal, em Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (14), com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB) e de secretários.

No evento realizado junto com o governo do estado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou a entrega de 31 viaturas do programa, sendo 21 descaracterizadas, nove drones, pistolas, capacetes, coletes, munições, uniformes e nove drones. O investimento totaliza um valor de mais de R$ 1,7 milhão, provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Segundo o ministério, o lançamento do programa em mais um estado visa fortalecer a segurança pública por meio da integração entre União e estados. Os equipamentos são voltados a investigações criminais da Polícia Civil, policiamento ostensivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e sistema prisional.

Parte deles será utilizado para fortalecimento do combate à violência contra a mulher, um dos eixos prioritários do Pronasci 2. Durante o ato, Dino adiantou também que o RS deve receber uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, que integra em um só espaço serviços especializados para atendimento a diversas formas de violência contra as mulheres.

Além disso, foi anunciado que a próxima fase de implementação do Pronasci no RS será a bolsa-formação, destinada à capacitação e qualificação profissional dos agentes de segurança dos municípios, estados e do Distrito Federal. Pelo decreto instituído, o valor da bolsa será de R$ 900, pago mensalmente, enquanto durar o curso, e será disponibilizada a candidatos que cumpram os requisitos previstos.

* Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Governo do RS.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira