Rio Grande do Sul

Arte na periferia

'Na Trilha das Andarilhas – Cortejos e Festejos' exalta a cultura popular 

Projeto abrange oito comunidades de Porto Alegre, levando cultura, arte e oportunidade para o público de cada região

Brasil de Fato | Porto Alegre |
As apresentações se iniciam beste sábado (15), às 16h, na Praça Alexandre Zachia - Foto: Leandro Anton

Com objetivo de alcançar as comunidades de forma a consolidar, fortalecer e ampliar o fazer cultural, especialmente com as regiões de periferia, acontece entre os dias 15 a 29 de julho o projeto "Na Trilha das Andarilhas - Cortejos e Festejos" em diversos pontos de Porto Alegre. As apresentações iniciam neste sábado (15), às 16h, na Praça Alexandre Zachia.

O "Na Trilha das Andarilhas - Cortejos e Festejos" vem desenvolvendo desde 2021 atividades culturais, gerando novas oportunidades de formação para agentes culturais e geração de trabalho e renda para uma rede de trabalhadoras e trabalhadores da cultura de base comunitária.

Idealizado por Leandro Silva junto à equipe do Núcleo de Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, prevê, nesta nova fase, em 2023, oficinas de formação e instrumentalização. Depois, a circulação de espetáculo em oito comunidades de Porto Alegre: Morro Santa Tereza e Cristal, Esplanada da Restinga e em espaços públicos do Centro de Porto Alegre, totalizando 12 apresentações. 

Conforme destacam os organizadores, as comunidades periféricas são sempre alijadas de oportunidades, por isso a importância de levar até eles a cultura popular. “Incluindo teatro de bonecos gigantes, poesia, música, composições autorais e tecnologias, o espetáculo 'Na Trilha das Andarilhas' encanta com suas gigantes, as Andarilhas, figuras femininas que se assemelham a totens, que ocupam o espaço público e cantam as lutas, as alegrias e os desafios das comunidades periféricas", explicam.

"Espetáculo circular, performado em gira, sem frente nem hierarquia, está apto a ocupar a rua e o morro, o pátio e o beco, sempre de forma inclusiva. As Andarilhas são a expressão da Mãe, da Natureza, da Negritude e da comunidade LGBTQIA+, e, ao mesmo tempo que se apresentam ao público, denunciam e exigem respeito às suas vidas”,complementa a orgnaização.

O projeto é financiado pelo Pró Cultura RS/ Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC RS) através do Edital FAC das Artes de Espetáculo.

Experiência de cidadania cultural plena

"Na Trilha das Andarilhas - Cortejos e Festejos" se desdobra ainda em outros produtos culturais: um documentário de processo, a gravação de EP com trilhas sonoras originais, a publicação e distribuição de uma série de cartões postais sobre o projeto e as comunidades atendidas, e a atualização e ampliação do site georreferenciado da iniciativa.

Estes produtos são gerados através do trabalho criativo e colaborativo de núcleos e coletivos ligados ao Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, como o Coletivo Imagens Faladas, a Cristalizar Vídeo Produções, o Estúdio Multimeios do Quilombo do Sopapo, o Núcleo de Teatro de Animação e toda uma rede de parceiros, coletivos, artistas e agentes comunitários. O projeto tem a proposta de ser uma experiência de cidadania cultural plena, em todas as suas dimensões: simbólica, social e econômica.

Em fevereiro de 2023 iniciaram-se as atividades de formação: encontros, bate-papo e workshops ministrados por Leandro Silva, diretor do espetáculo. A circulação do espetáculo inicia agora, a partir de julho deste ano.


Foto: Leandro Anton

Circuitos / apresentações

Sábado (15)

15h - Cerimônia de lançamento do projeto Na Trilha das Andarilhas

16h - Abertura: Praça Alexandre Zachia (próximo ao BarraShopping)

16 de julho, domingo, às 11h e 16h

2º circuito: Barracão - Postão da Cruzeiro

19 de julho, quinta-feira, às 16h e 20h

3º circuito: Vila Pedreira - Escola Loureiro da Silva

23 de julho, domingo, às 11h e 17h

4º circuito: Nossa Senhora das Graças (Margens do Arroio Cavalhada) - Orla/ Pontal

27 de julho, quinta-feira, às 19h

5º circuito: Esplanada da Restinga

28 de julho, sexta-feira, às 16h e 20h 

6º circuito: Praça Brigadeiro Sampaio e Travessa dos Cataventos da CCMQ

29 de julho, sábado, às 11h e 16h

7º circuito - Encerramento: Redenção e Morro Santa Tereza (Mirante TV)

Página oficial: https://andarilhas.redelivre.org.br


Edição: Marcelo Ferreira