Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - de 13 a 20 de julho

Entre os destaques da semana estão o São Leopoldo Fest 2023, o Dia do Rock, muito cinema, debates, teatro e dança

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A sessão especial dos 20 anos do filme "O Homem que copiava", de Jorge Furtado, é uma das atrações da agenda cultural - Foto: Divulgação

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.

Índice

Cinema e Audiovisual:


Música:

Literatura:

Teatro e dança:


Exposição e oficina:


Festa e ar livre:


Sessão especial na Cinemateca Capitólio marca 20 anos do filme O Homem que Copiava

A Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio (AAMICCA) promove sábado (15), às 18h30, na Cinemateca Capitólio, a exibição comemorativa de 20 anos do filme O Homem que Copiava (2003).

A sessão contará com a presença do roteirista e diretor Jorge Furtado e a produtora Nora Goulart. Após a projeção eles farão um debate com a mediação de Alice Trusz, historiadora e autora do livro “Verde Anos, Memórias de um Filme de uma Geração”. O filme será exibido no seu formato original, em 35mm.

Sinopse: André, 20 anos, operador de fotocopiadora em uma papelaria, precisa desesperadamente de trinta e oito reais para impressionar a garota dos seus sonhos, Sílvia, que mora no prédio em frente e trabalha como balconista em uma loja de artigos femininos. Ajudado por seu amigo Cardoso, e depois também pela colega de trabalho Marinês, André faz muitos planos para conseguir dinheiro. E todos dão certo. E é aí que seus problemas começam.

Confira no site os horários e condições de meia-entrada. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


Documentário sobre Batalhão de Choque da PM estreia em Porto Alegre

O premiado documentarista Marcelo Pedroso (de Brasil S/A e Pacific) apresentou pela primeira vez o longa "Por trás da linha de escudos" em 2017, nos festivais de cinema de Cachoeira (BA) e Brasília (DF). Nessas ocasiões, o documentário foi recebido pelo público de forma crítica, levando a equipe realizadora a retirar o título de circulação. 

"Diante do momento histórico que estávamos vivendo, nos pareceu impossível continuar veiculando aquele filme", afirma o diretor e roteirista em narração no início da versão inédita, trabalhada nos últimos anos. 

A produção estreia em Porto Alegre nesta quinta-feira (13), na Cinemateca Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 1085), com sessões diárias às 17h. Atualmente, o filme também está em cartaz em Fortaleza, Maceió e Recife.


Foto: Divulgação


Centros Populares de Cultura são relembrados em sessão do cinema da Ufrgs

Em parceria com o DCE-Ufrgs, a Sala Redenção exibe o documentário “Arte e Revolução: O Exemplo dos Centros Populares de Cultura” (2022) na próxima segunda-feira (17), às 19h. A sessão é seguida por bate-papo com Leonardo Silvestrin, que realizou o filme como trabalho de conclusão de curso no bacharelado em Artes Visuais do Instituto de Artes da Ufrgs.

A obra de Silvestrin aborda a história e a importância dos Centros Populares de Cultura. Fundado em 1961, no Rio de Janeiro, o primeiro CPC surgiu como um órgão ligado à União Nacional dos Estudantes. Rapidamente, novos centros foram criados nas principais cidades do Brasil, funcionando como espaços de articulação para artistas favoráveis a mudanças revolucionárias na sociedade. Fechados em 1964, no início da ditadura militar, os CPCs totalizaram apenas três anos de atividade, mas marcaram a produção cultural e artística da época.

A sessão tem entrada franca e aberta à comunidade em geral, e acontece no cinema da Ufrgs.


Foto: Divulgação


Documentário sobre Casa do Estudante Ufrgs estreia na Sala Redenção

Na terça-feira (18), às 19h, a Sala Redenção recebe a estreia do documentário “Permanecer aqui: Relatos dos moradores da Casa do Estudante Ufrgs” (2023), realizado por Bruno de Oliveira, Fernanda Passos e Victor Souza. Após a projeção do curta-metragem, os diretores participam de um bate-papo.

Fundada em 1971, a Casa do Estudante Universitário (CEU) é uma das quatro moradias estudantis da Ufrgs. Seis residentes relatam suas vivências na CEU, revelando os desafios e adaptações ao longo de suas trajetórias.

Confira no site a programação completa. A Sala Redenção está localizada no campus central da Ufrgs, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333, Porto Alegre.


Em cartaz no cinema da Casa dos Bancários

Entre os dias 13 e 19 de julho, o Sindibancários apresenta três longas: Canção ao Longe, A Praga e La Parle.

Canção ao Longe: Vinda de uma família tradicional de Belo Horizonte, Jimena é uma jovem arquiteta, responsável pelo desenho técnico da nova sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Seu pai deixou o Brasil quando ela tinha só 4 anos, e após 10 anos de completo silêncio, ele busca reestabelecer o contato com a filha através de cartas

A Praga: Último filme inédito dirigido pelo mestre do horror José Mojica Marins (Zé do Caixão), conta a história de Marina e Juvenal. Um casal, que durante um passeio pelo campo, para em frente à casa de uma estranha idosa para tirar fotos. Irritada, ela se revela como uma bruxa e joga uma maldição em Juvenal: uma perseguição psíquica horrorizante, provocando uma ferida que se abre em seu corpo de forma descontrolada. O ferimento leva Juvenal a uma fome insaciável por carne crua e precisa ser alimentado constantemente para ser saciado. Como abertura do filme, o curta-metragem “A Última Praga de Mojica”, com direção de Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira, relata o processo de resgate e finalização de A Praga. Produzido originalmente em 1980, o filme não chegou a ser concluído e era dado como perdido.

La Parle: Durante suas férias de verão, Fanny precisa lidar com a iminência de um exame médico. Acompanhada de três amigos, seu momento de relaxamento se torna uma experiência profunda conforme o grupo cria conexões inesperadas.

Confira no site a programação completa da semana. Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.


Foto: Divulgação


Cinemateca Paulo Amorim

Um dos destaque da semana de 13 a 19 de julho na Cinemateca Paulo Amorim é o filme Herói de Sangue, de Mathieu Vadepied, em exibição na Sala Eduardo Hirtz e Sala Norberto Lubisco, às 19h15 e 14h30. 

Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem senegalês Thierno é um dos muitos jovens recrutados pela França e tirados de suas famílias para lutar contra um inimigo desconhecido. Inconformado, seu pai, o aldeão Bakary, se alista nas tropas na tentativa de proteger o filho. Mais do que um filme de guerra, o diretor Vadepied (que dirigiu Omar Sy em “Intocáveis”) traz aqui uma história de laços entre pai e filho.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


Dia Mundial do Rock com Wander Wildner e banda, dia 13 de julho
 
O menestrel segue "rodando el mundo" com sua turnê Canções Iluminadas de Amor e retorna a Porto Alegre, onde se apresenta no Theatro Fuga, na próxima quinta-feira (13), Dia Mundial do Rock. No show, Wander Wildner apresenta um repertório musical que descreve sua incrível viagem do velho mundo material romântico para o maravilhoso e cósmico espaço do amor universal. Numa frequência muito elevada ele faz um retrospecto de sua carreira e mostra algumas músicas que estarão em seu próximo álbum - SubVersões - que está sendo produzido por @rvst.mvsica, como Beside You, de Iggy Pop, Sangue Latino, dos Secos & Molhados, e Pra viajar no cosmos não precisa gasolina, de Nei Lisboa. Neste show, Wander estará acompanhado de Clauber Scholles, no baixo, Rvst, na guitarra, e Rika Barcellos, na bateria.

Tudo começou quando, em 2020, Wander entrou de cabeça no mundo literário e escreveu seu primeiro livro, Aventuras de um Punkbrega, onde descreve a saga de um personagem que passa por várias situações, muitas vezes cômicas e outras um pouco trágicas. Extasiado, ele seguiu escrevendo e em 2022 lançou sua segunda obra literária, Canções Iluminadas de Amor, onde conta como foram criadas vinte e sete músicas do seu vasto repertório, desde a época dos Replicantes até os dias atuais. O show Canções Iluminadas de Amor inspira-se nessas obras e traz as canções de todos os tempos intercaladas com novidades, como é de se esperar de um artista que não fica parado no tempo.  Ambos os livros, discos e camisetas, poderão ser adquiridos na noite do show no Theatro Fuga.

Local: Theatro Fuga - Rua dos Andradas 673 - Centro Porto Alegre.

 Ingressos: https://www.sympla.com.br/dia-mundial-do-rock---wander-wildner-e-banda__2015116


Wander Wildner / Foto: Eva Sibela


50 Tons de Pretas em Santa Cruz do Sul

Acompanhadas do músico Gustavo Nunes (guitarrista), em formato acústico, as cantoras e instrumentistas Grazi Pires e Dejeane Arruée apresentam, neste sábado (15), às 20h, na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul, sua interpretação de grandes sucessos da carreira de Elza Soares, eleita a Voz do Milênio e que nos deixou em 2022, aos 91 anos.

No repertório, O meu guri (Chico Buaque), Mulher do fim do mundo (Alice Coutinho/Romulo Froes), Maria da Vila Matilde (Douglas Germano), Se acaso você chegasse (Lupicínio Rodrigues/Felisberto Martins), A carne (Seu Jorge/Marcelo Yuka/Ulisses Cappelette), Mas que nada (Jorge Ben Jor), O que se cala (Douglas Germano), Malandro (Jorge Aragão/Jotabe), Lata D’Água (Elza Soares), Comportamento Geral (Gonzaguinha), Libertação (Bayana System), É pra fuder (Kiko Dinucci), e as canções autorais da dupla: Voa, Basta acreditar, Então vem, Hoje eu não vou e Tranças.

O duo foi criado em 2017 e já realizou dezenas de shows em várias cidades. Em 2020, lançou o primeiro disco, Voa. Em 2021, ganhou o Prêmio Açorianos de música como Melhor álbum MPB, melhores intérpretes e melhores compositoras.

Local: Casa das Artes Regina Simonis (Rua Mal. Floriano, 651 – Bairro Centro), em Santa Cruz do Sul.

Entrada franca.

Este show integra uma circulação especial de espetáculos, nos meses de junho e julho, promovida pela Fundação Ecarta, em homenagem ao aniversário de 85 anos de seu instituidor, o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), completados em 21 de maio.


50 tons / Foto: Divulgação


Barroco Italiano no concerto da Orquestra de Câmara da Ulbra no Farol Santander

No domingo (16), a Orquestra de Câmara da Ulbra realiza mais um concerto no Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1028), em Porto Alegre. Dessa vez, o concerto será dedicado ao período Barroco Italiano, com obras de Giuseppe Torelli, Francesco Geminiani e Arcangelo Corelli. Participação de Hanon Rossi, ao cravo.

O programa inicia com Concerto para Cordas - Op 6, nº1 - de Torelli -  compositor, violinista e pedagogo italiano, contemporâneo de Corelli e que teve grande importância no desenvolvimento do Concerto Grosso. A próxima música é Concerto Grosso  "La Folia", de Geminiani.

Para fechar, a Orquestra executa os Concertos Grossos Op. 6, números 1, 2 e 3, de Corelli, grande nome da música Barroca, conhecido pelo mérito de ter favorecido a expansão do concerto grosso e contribuído de modo decisivo para o enobrecimento do violino, devido ao tratamento técnico que deu ao instrumento que conquistou definitivamente a corte.

Característico do período Barroco, o Concerto Grosso é um gênero estritamente instrumental, na qual um grupo de solistas — geralmente dois violinos e um violoncelo — dialoga com o resto da orquestra.

Os ingressos de acesso ao Farol Santander custam R$ 17 (inteira), R$ 15,30 (clientes Santander) e R$ 8,50 (meia entrada) e podem ser adquiridos antecipadamente pela plataforma Sympla ou na hora, diretamente na bilheteria (sujeitos à disponibilidade).


Orquestra Ulbra / Foto: Divulgação


Comemoração do Dia Mundial do Rock em Estância Velha

O Departamento de Cultura do município de Estância Velha está organizando, neste domingo (16), um evento para comemorar o Dia Mundial do Rock. A programação inicia às 13h e segue até as 20h, na Praça 1º de Maio. Conforme o diretor de Cultura, Raoni Forian, o objetivo do evento é contemplar os apaixonados pelo Rock e a expectativa é de um grande público. O grande destaque do evento é a participação da banda Hatfield que encerra o dia dedicado aos roqueiros da região.   

Programação
13h - Remo 
14h - Os Letters
15h - René Floyd e Olden Boys 
16h - Gabba, Gabba 
18h - Hatfield


Hatfieldl / Foto: Divulgação


Lirismo internacional: comemoração dos 300 anos de Cantata de Bach em Porto Alegre

O cantor lírico austríaco Norbert Steidl é um dos solistas participantes do concerto comemorativo de 300 anos da Cantata 147, de Johann Sebastian Bach, que ocorre em Porto Alegre na terça-feira (18). A apresentação será na icônica Basílica N. Sra. Das Dores, a partir das 20h.

Promovido pela Bach Society do Brasil, o evento vai recriar a experiência original em que a obra “Jesus, Alegria dos Homens” foi ouvida pela primeira vez: com instrumentos originais da época barroca e na acústica de uma igreja, além de contar com participação de alguns dos principais especialistas em Bach da atualidade, entre eles Steidl.

Barítono e também professor de canto, o austríaco reside no Brasil e atua no cenário internacional. Norbert Steidl já trabalhou com maestros como Riccardo Muti, Josef Wallnig, Yoram David, Luís Otávio Santos, Emanuele Baldini e Abel Rocha.

Para o concerto, os ingressos custam a partir de R$ 20, com disponibilidade de meia entrada, no caso de corredores sem poltronas. Alguns setores já esgotaram, e as entradas disponíveis podem ser adquiridas pelo site https://www.bachbrasil.com/event-details/alegria-dos-homens.

No dia do evento, os ingressos podem ser adquiridos diretamente no local, a partir das 14h, em caso de disponibilidade.

Temporada no Rio Grande do Sul

Neste mês de julho, Norbert Steidl desembarca no Festival de Música de Carazinho, também no Rio Grande do Sul. No evento em Carazinho, um dos mais tradicionais de música do sul do Brasil, o cantor de ópera vai oferecer aulas de canto. As últimas vagas estão disponíveis pelo site www.osinca.com.br.


Norbert Steidl / Foto: Divulgação


'O inverno do nosso descontentamento' volta ao cartaz no Theatro São Pedro 

Sucesso de crítica e de público, o espetáculo "O inverno do nosso descontentamento – Nosso Ricardo III" está de volta, agora em temporada no Palco Principal do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, nos dias 15 de julho (sábado) às 20h e 16 de julho (domingo) às 18h. A peça reverencia William Shakespeare (1564-1616) em um de seus textos mais conhecidos, Ricardo III.

Obra-prima do dramaturgo inglês William Shakespeare, a tragédia do rei Ricardo III (1592) é o ponto de partida do espetáculo que apresenta a ascensão ao poder do tirano Ricardo de Gloucester, que chega ao trono da Inglaterra por meio de violências e traições. O espetáculo desconstrói o texto shakespereano, incorporando em sua narrativa vários outros tiranos que, ao longo da História, fizeram mau uso do poder e provocaram morte e destruição. A encenação, que comemora os 21 anos da Cia Teatro ao Quadrado de Porto Alegre, tem atuações impressionantes de Marcelo Ádams e de Margarida Peixoto, e vem despertando entusiasmadas reações do público e da crítica, por sua linguagem cênica contemporânea e pela virulenta denúncia aos desmandos de governantes do passado e do presente.

Para compor a montagem, foram incorporados trechos de outras peças de Shakespeare; discussões e leituras sobre os teatros de Bertolt Brecht, Heiner Müller e Angélica Liddell – fontes de inspiração e estudos que guiaram as escolhas (a fragmentação épica de cenas que se sucedem rapidamente, a desconstrução de obras clássicas da literatura ocidental, a ferocidade da linguagem cênica, a performatividade das atuações), citações presidenciais e fatos da política brasileira, tudo foi passando por depuração e contribuições pessoais – até chegar a uma dramaturgia adequada ao propósito. O espetáculo é fruto dessas escolhas. Segundo Alabarse, todo o grupo é autor e coautor do resultado final.

Local: Theatro São Pedro | Praça da Matriz Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico | Porto Alegre.

Ingressos: Plateia e cadeira extra: R$ 60,00 | Camarote central: R$ 40,00 | Camarote lateral:R$ 40,00 | Galeria: R$ 40,00

Link para compra de ingresso: https://theatrosaopedro.rs.gov.br/o-inverno-do-nosso-descontamento 


Marcelo Adams / Foto: Alisson Phernandes


Teatro Municipal de São Leopoldo recebe o espetáculo Fossa Nova

Cris Silva e Paulo Inchauspe vão trazer ao palco do Teatro Municipal de São Leopoldo o espetáculo Fossa Nova – um Stand Up Music. De uma maneira bem humorada, eles apresentam situações que envolvem a vida de um casal. A data programada é nesta sexta-feira (14), com início às 20h. Os ingressos estão à venda no site blueticket

O término de um casamento de décadas, o fim de uma paixão ou simplesmente um adeus sem volta? O ponto final de uma relação pode ter muitos nomes; ciúme, maldita DR, falta de paciência, inesperada traição – tudo pode levar à exaustão do amor. Seja qual for o grau de relacionamento com a pessoa quando ela vai embora ou manda você sair da vida dela, a "fossa" é inevitável. 

Local: Teatro Municipal de São Leopoldo, rua Osvaldo Aranha, 934, Centro.


Foto: Divulgação


Canção e Poesia chega em sua quinta edição com um repertório que reúne MPB e clássicos do jazz

Nesta próxima edição, que acontece nesta sexta-feira (14), às 20h30, no La Vitta è Bella, em Porto Alegre, estarão as poetas Lilian Rocha e Ana dos Santos, dividindo a cena com as cantoras  Maíra Baumgarten e Sema Gorini em momentos poéticos que se intercalam com as canções. No repertório músicas escolhidas no capricho, como Georgia (Hoagy Carmichael, Stuart Gorrell), Amor em Paz (Tom e Vinicius), À flor da pele (Zeca Baleiro), Medo do Escuro (Priscila Meira ), Três Apitos (Noel Rosa), . Summertime (Ira Gershwin, DuBose Heyward), Noite Fria (Lirinha), Espumas ao vento (Accioly Neto), Modinha (Sérgio Bittencourt), Cuesta abajo (Alfredo Le Pera, Carlos Gardel) e Veja bem meu bem (Marcelo Camelo), entre outras.

A quinta edição do Canção e Poesia reúne Maíra Baumgarten e Sema Gorini aos músicos Alexandre Rodrigues (violão) e Roberto Bisotto (percussão) para cantar um requintado repertório de MPB com pitadas de jazz, ponto forte de Sema, uma cantora que há quatro décadas se dedica ao Clube de Jazz e a outros tantos projetos da cidade. Maíra Baumgarten, socióloga de formação, é também escritora, compositora, cantora e curadora do Clube da MPB, em Porto Alegre. 

Em 2015 lançou seu primeiro álbum, Coração Tropical, com direção musical de Orestes Dornelles e, em 2021, lançou Rodatempo, dirigido por Mathias Pinto. Atuante na vida artística de Porto Alegre, Maíra participa da Oficina de Choro do Instituto Ling, promove as atividades do Clube da MPB e do Sarau Canto de Bar.

Local: La Vita è Bella - Rua Dona Leonor, n° 45 – Rio Branco.
Couvert artístico: 25 reais.


Maíra Baumgarten / Foto: Biah Werther


Orquestra Theatro São Pedro recebe a solista Maini Moreno
 
A próxima apresentação da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP) será realizada nesta quinta-feira (13), às 20h, e terá como convidada a solista Maini Moreno (harpa). Formada pelo Conservatório de Tatuí (SP), iniciou seus estudos aos sete anos, tendo como mentora a renomada harpista Liuba Klevtsova. Com regência do maestro Evandro Matté, o concerto apresentará obras de Radamés Gnatalli e Edvard Grieg. Os ingressos estão disponíveis, mediante a doação de 2 kg de alimento não perecível, na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h. 

Maini Moreno

Graduou-se em música pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e integra atualmente no mestrado em Música (PROMUS) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Passou pelas classes das professoras como Liuba Klevtsova, Soledad Yaya e Talita Martins. Participou de importantes festivais como Festival de Campos do Jordão, Festival Internacional Sesc de Música, Festival de Santa Catarina e Festival Música nas Montanhas. Tocou em diversas orquestras como Orquestra Sinfonica do Estado de São Paulo (OSESP), Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfonica de Porto Alegre (OSPA), Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), Orquestra do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfonica do Conservatório de Tatul, Banda Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e atualmente toca na Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES).

Evandro Matté

É diretor artístico e maestro da Orquestra Theatro São Pedro, da OSPA e do Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na UFRGS, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Como convidado, já esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Local: Theatro São Pedro (Marechal Deodoro, s/nº - Centro Histórico/POA-RS).

Ingressos gratuitos, mediante 2kg de alimentos não perecíveis, disponíveis a partir do dia 10 de julho na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h.


Maini Moreno / Foto: William Sampaio


Orquestra Jovem e Ballet Projari realizam concerto em Guaíba (RS)

A Orquestra Jovem e Ballet Projari realizam um concerto comunitário gratuito e aberto ao público, nesta sexta-feira (14), às 19h, na sede do Projari (Av. João Salazar, 250). Cerca de 150 crianças que participam das aulas de instrumentos de cordas, flauta doce, percussão, canto e ballet sobem ao palco para mostrar seu desenvolvimento nas aulas do projeto que ocorre em Guaíba (RS).

Com repertório diverso, o programa inclui canções de Beatles, Caetano Veloso, Dominguinhos, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Elvis Presley, J. S. Bach, Queen, entre outros.

O Projeto Orquestra Jovem e Ballet Projari iniciou suas atividades em março de 2013. Formado por crianças e adolescentes da comunidade de Guaíba, o projeto propicia momentos de socialização e troca de experiências através da prática musical, visando o desenvolvimento da sensibilidade, reflexão estética e aprimoramento das relações humanas. Com o objetivo de promover a inclusão social, o projeto fomenta vivências artísticas e socializadoras, de forma a oferecer a arte como meio de desenvolver a autoestima, as competências cognitivas, a inserção cultural e a cidadania.


Orquestra Jovem / Foto: Jerusa Kessler


OSPA homenageia música do México

O maestro mexicano Gustavo Rivero Weber desembarca em Porto Alegre nesta semana para reger um repertório dedicado ao seu país natal. Ele é o convidado da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) para o concerto intitulado "México", ao lado da pianista russa Anastasiya Evsina, que executa o solo de uma obra-prima de Edvard Grieg. A apresentação será neste sábado (15), às 17h, na Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo canal da OSPA no YouTube

Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 50 e estão à venda no Sympla. Às 16h, o violoncelista da OSPA Murilo Alves estreia como palestrante do projeto Notas de Concerto, no qual fará uma introdução ao programa do dia. E a tarde incluirá também uma homenagem aos 125 anos da Faculdade de Medicina da Ufrgs.

Gustavo Rivero Weber (regente – México)

Maestro mexicano. Desde 2015, é diretor artístico e fundador da Orquestra Juvenil Universitária Eduardo Mata (OJUEM). Em 2019, realizou sua primeira gravação como maestro de orquestra com a música mexicana "El Árbol de la Vida" para a gravadora Naxos. Estudou com os renomados maestros Avi Ostrowsky, Alun Francis e Jan Latham-Koenig. Regeu orquestras no México, na Áustria, na Hungria, na Tchecoslováquia, na Espanha, nos Estados Unidos e na Argentina. Acompanhou solistas renomados como Olli Mustonen, Roberto Diaz, Pietro de María, Fernando de la Mora, Sarah Davis Buechner, Jeffrey Biegel e Anna Gockel, entre outros. É formado pelo Curtis Institute na Filadélfia (EUA), onde estudou com o lendário pianista Jorge Bolet e pelo Conservatório Estadual da cidade de Odessa, Ucrânia, onde completou estudos avançados. Gravou vários CDs com música mexicana, latino-americana e européia, além de um CD dedicado à música do filósofo Friedrich Nietzsche.

Anastasiya Evsina (piano – Rússia)

Pianista russa radicada em Brasília com ampla carreira internacional. Começou a tocar piano aos quatro anos de idade. Graduou-se na Academia Russa de Música Gnessin com Menção Honrosa. Completou um mestrado em piano solo no Conservatório Tchaikovsky de Moscou com a professora Daria Petrova, e em música de câmara na Academia Gnessin com o professor Georgy Fedorenko. Já se apresentou no Tokyo Opera City Recital Hall e no Minato Mirai Recital Hall, no Japão; no Palácio Nacional da Cultura, em Sofia, na Bulgária; no Paderewsky Hall em Lausanne, na Suíça; e no Rachmaninov Hall do Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, na Rússia. No Brasil, Evsina participou do Rio Internacional Cello Encounter e realizou concertos no Centro Cultural em São Paulo, Teatro Plínio Marcos em Brasília e Fundação Eva Klabin no Rio de Janeiro. Como professora, é regularmente convidada para dar masterclasses para músicos e professores da Universidade de Brasília. Em 2023, a pianista foi convidada a ser solista no Concerto de Edvard Grieg com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), gravado pela TV Senado. A emissora fez um documentário sobre a pianista que será publicado no segundo semestre de 2023.

Local: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).


Gustavo Rivero Weber / Foto: Divulgação


Arthur de Faria e Pedro Longes estreiam Canciones con Drama

Dois banquinhos e dois pianos. Luzes baixas e o público assistindo bem de perto. Um acordeón e duas vozes melodramáticas cantando juntas, sem microfones, cheias de ares nostálgicos sureños e uma pitada de humor. É nessa atmosfera que os músicos Arthur de Faria e Pedro Longes estreiam seu novo show Canciones con Drama, na próxima quinta-feira (20), às 20h, no Teatro de Arena. Show traz releituras cantadas em português e espanhol, que vão de Charly Garcia a Lupicínio Rodrigues, fazem parte do espetáculo de ares nostálgico

O show terá as participações das cantoras Paola Kirst e Yasmini Vargaz e o apoio do Geupojogo, responsável pela iluminação do espetáculo. Ingresso à venda no sympla (lotes de R$ 40, R$ 50 e R$ 60 e meias-entradas).

Local:  Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835 - Centro Histórico, Porto Alegre)


Arthur de Faria e Pedro Longes / Foto: Vini Angeli


Prefeitura de São Leopoldo recebe a exposição sobre Luciana de Abreu

A exposição sobre a poetisa e professora de escola pública Luciana de Abreu está aberta para visitação no saguão de entrada da Prefeitura de São Leopoldo até o dia 31 de julho. O horário de visitação é das 9h às 14h, de segunda a sexta-feira.
 
A exposição "Ativistas Políticas e dos Movimentos Sociais" é composta por banners que retratam sua história com fotografias e textos. A mostra faz parte da programação do "Julho das Pretas: luta, orgulho e liberdade", promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos.
 
Os visitantes vão poder conferir informações sobre a vida da professora porto-alegrense que foi pioneira na luta pela emancipação da mulher no Rio Grande do Sul.

Luciana foi abandonada na roda dos expostos da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, 1847, quando nasceu. Professora de escola pública, foi a primeira mulher a discursar em público tendo subido na Tribuna da Sociedade Partenon Literário para defender o direito das mulheres à emancipação. Ovacionada pelos presentes, transformou-se em heroína para comunidade negra, ativista política e dos movimentos sociais.


Foto: Divulgação


Espetáculo teatral Auto da Compadecida estreia no Multipalco Eva Sopher

A nova montagem teatral da Escola Casa de Teatro, Auto da Compadecida, é fundamentada na obra-prima de Ariano Suassuna, escrita em 1955, e levada a palco pela primeira vez em 1956, no Teatro Santa Isabel. O espetáculo será encenado nos dias 14, 15 e 16 de julho, sempre às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel/Multipalco Eva Sopher. Os ingressos podem ser adquiridos através do site do Theatro São Pedro.

"Auto da Compadecida" é uma peça dividida em três atos e tem como pano de fundo o sertão nordestino. A obra foi uma das primeiras produções teatrais a carregar forte na tradição popular.

As aventuras de João Grilo e Chicó fazem parte do imaginário coletivo brasileiro e retratam com fidelidade o dia a dia daqueles que lutam pela sobrevivência em um meio adverso. João Grilo e Chicó são os amigos inseparáveis que protagonizarão a história vivida no sertão nordestino. Assolados pela fome, pela aridez, pela seca, pela violência e pela pobreza, tentando sobreviver num ambiente hostil e miserável, os dois amigos usam da inteligência e da esperteza para contornarem os problemas.

Em cena 26 atores dirigidos por Zé Adão Barbosa e Bruno Busato, que assinam também o cenário e figurinos, coreografias de Andi Goldenberg, iluminação de Eduardo Kraemer, Sonoplastia de Vicente Vargas e produção de Leandra Krüger e assistência de Alexei Goldenberg.

Ingressos podem ser adquiridos através do link https://bit.ly/OM-Oauto.


Auto da Compadecida / Foto: Cris Viegas


Oficina para público infantil está com inscrições abertas

No período de 19 a 29 de julho, a Rede Educativa de Museus e Instituições Culturais de Porto Alegre (REMIC-POA) apresenta uma série de atividades divertidas na programação especial de férias. Mais uma vez, o Centro Cultural da Ufrgs participa, promovendo duas oficinas para crianças de 0 a 3 anos: “Bolas Mágicas” no dia 25, terça-feira, às 10h; e “Pirilampo” no dia 27, quinta-feira, às 10h. As inscrições gratuitas já podem ser realizadas pelo Sympla.

As atividades do Férias no Museu são realizadas em diferentes museus de Porto Alegre, de segunda a sábado. O público pode fazer visitas mediadas, participar de oficinas, brincadeiras e apresentações cênicas. A programação é voltada para crianças e adolescentes. 

A ação é promovida pelo Movimento Porto Alegre Cidade Educadora, por meio da Rede Educativa de Museus e Instituições Culturais de Porto Alegre, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria.


Foto: Divulgação


Peça e oficina gratuitas são atração na CCMQ

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) recebe o espetáculo teatral Não Recomendado, no dia 20 de julho, às 20h. A atração é gratuita e acontece no Teatro Carlos Carvalho, 2º andar da CCMQ. No dia 1º de agosto, às 19h, a diretora da peça, Nicole Textor, oferece a oficina Suspensões, reflexões e práticas a partir do corpo, liberdade e movimento. A prática é voltada para maiores de 16 anos e acontece na sala Cecy Frank (4º andar da CCMQ).

Não Recomendado tem como estímulo e provocação para criação cênica a música homônima, do cantor e compositor brasileiro Caio Prado. Além de outras músicas e poesias, a peça nasce a partir de urgências trazidas pelo próprio elenco de expor e denunciar situações onde se sentiram diminuídos por não estarem dentro de um "padrão" imposto pela sociedade. O espetáculo mistura histórias reais e ficcionais trazidas para o corpo e para a voz dos artistas, através de relatos que vêm para quebrar o silêncio e dar visibilidade à comunidade LGBTQIAP+. 

A oficina Suspensões, reflexões e práticas a partir do corpo, liberdade e movimento, ministrada por Textor, tem como objetivo investigar e estimular práticas, vivências, descristalizar comportamentos e movimentos cotidianos. Além disso, é um espaço seguro para que o participante possa se conectar com sua própria história, para que possa fazer experimentações corporais, visando a liberdade do corpo e a criação de partituras e movimentos intuitivos, com base no repertório individual de cada pessoa.

Espetáculo Não Recomendado

Dia: 20/07
Local: Teatro Carlos Carvalho
Horário: 20h
Entrada gratuita com retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do espetáculo

Oficina Suspensões, reflexões e práticas a partir do corpo, liberdade e movimento

Data: 1º de agosto 
Local: Sala Cecy Frank
Horário: 19h
Inscrições abertas a partir de 18/07 pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdDXML7NSJgzyhvnMaeMY6Mr93uoJGiNUSsaW--YfqLbYiW0g/closedform


Não Recomendado / Foto: Luana Corrêa


Cachoeirinha ganha espaço cultural dedicado ao livro e à leitura

Com objetivo de democratizar e fomentar a cultura local, o Shopping do Vale, em Cachoeirinha, inaugura o Espaço de Arte e Cultura Rosane Castro, para acolher a população da cidade, ofertando atividades artísticas diversificadas e integrativas. A inauguração será inaugurado na próxima quinta-feira (20), às 19h, com a abertura da exposição Museu do Livro, com ilustrações de Monika Papescu das obras "Batidas de Okàn" e "De quem é a casa?", da escritora Rosane Castro. O acervo conta com 15 originais para que o público tenha a oportunidade de conhecer o processo de produção de um livro. 

O Espaço de Arte e Leitura Rosane Castro busca incentivar o hábito da leitura literária e a promoção de atividades artísticas. Contará com uma programação cultural diversificada. Já o Museu do Livro é um projeto literário que tem como objetivo sensibilizar as famílias, os professores e os estudantes sobre o papel fundamental da literatura para o desenvolvimento humano. — No Museu do Livro, o texto e a imagem são as obras de arte, define a escritora.

Local: Shopping do Vale | Av. Gen. Flores da Cunha, Vila Bom Principio, Cachoeirinha-RS

Período: Inauguração dia 20 de julho de 2023, quinta-feira, às 19h. A exposição vai até 20 de agosto.

Quanto: Entrada franca


A escritora Rosane Castro quer promover o hábito da leitura / Foto: Osvaldo Moreira


São Leopoldo Fest 2023 - Rumo ao Bicentenário tem início nesta sexta-feira (14)

 A São Leopoldo Fest 2023- rumo ao Bicentenário vai celebrar os 199 anos da chegada dos primeiros imigrantes ao Brasil e o aniversário da cidade. A programação inicia nesta sexta-feira (14) e segue até o dia 25 de julho no Ginásio Municipal Celso Morbach e no Largo Rui Porto no centro da cidade. 
 
Município berço da colonização alemã no Brasil, São Leopoldo terá 12 dias de festividades com muitas atrações. Estão previstos oito shows com músicos destacados no cenário nacional em diferentes gêneros, grandes apresentações de artistas regionais e locais, atividades culturais diversificadas, tablado folclórico e bandinhas de música alemã. O espaço da Vila Germânica será ampliado trazendo gastronomia típica. 
 
Além de todas as atividades culturais, a festa terá feira comercial, industrial, de serviços, artesanato e uma arena de empreendedorismo e inovação. 
 
O Ingresso para os shows estão a venda pelo site Ingresso Nacional.

Confira a programação completa:
 
14/07 – sexta-feira
 
17h – Abertura dos portões
17h30 – Banda Sesi – Vila Germânica
18h – Sangui, o Majin Blood – Palco principal
18h – Rodolfo Ribas – Vila Capilé
19h – Batalha São Hell – Palco principal
19h – Trio Cazumbá – Vila Germânica
20h – DJ Mia – Palco principal
21h – DJ Cassinho – Palco principal
22h30 – Don Juan – Palco principal
 
15/07 – sábado
 
10h – Abertura dos portões
10h – Desfile Tradicional da São Leopoldo Fest 2023 - 
12h30 – Grupo Unamérica – Vila Germânica
12h30 – Leo Almeida e Di Gomes – Vila Capilé
13h – Abertura Oficial da São Leopoldo Fest – Largo Rui Porto
13h30 – Orquestra de São João – Palco principal
15h – Explosão da Dança – Palco principal
15h30 – Corpus Cia. de Dança – Palco principal
15h30 – Grupo Fantomania: "A Aposta do Gaúcho" (Teatro infantil) – Vila Germânica
16h – Jogos Germânicos – Palco principal
17h – Neno Baz – Palco principal
17h – Ricardo Natividade – Vila Germânica
18h – Pagode do Ale – Palco principal
18h – Coração Cigano – Vila Germânica
18h – Jonnas Nunes – Vila Capilé
19h – Pagode do Madre – Palco principal
19h30 – Tributo a Legião – Vila Germânica
20h – Grupo S.O.S – Palco principal
21h – Cheila Scharlau – Palco principal
22h30 – Ferrugem – Palco principal
 
16/07 – domingo
 
10h – Abertura dos portões
12h – Jogos Germânicos – Palco principal
12h30 – Marilene Andrade Trio – Vila Germânica
12h30 – Fabiano Bluseiro – Vila Capilé
13h – CTG Tropeiro das Coxilhas – Palco principal
13h30 – DTG Leão da Serra – Palco principal
14h – CTG Sepé Tiaraju – Palco principal
14h30 – Deutsche Selle Estância Velha – Palco principal
15h – Associação Cultural- Wiedergeburt Igrejinha – Palco principal
15h30 – Grupo Leva Eu: "Ju e Ju Descobrindo os R's (Teatro infantil) – Vila Germânica
16h – Grupo Folclórico Teewald- Sta. Maria do Herval – Palco principal
17h – Grupo Canção Nativa – Palco principal
18h – Moisés Oliveira e Grupo Vozes do Campo – Palco principal
18h – Jo Melia – Vila Germânica
18h – Luiz Carlos Porfírio – Vila Capilé
19h – Sandro e Tiago – Palco principal
19h30 - Máquina de Quimeras – Vila Germânica
20h – Pedro e Lucca – Palco principal
21h – Lilly – Palco principal
22h30 – Tierry – Palco principal
 
 17/07 – segunda-feira (sem cobrança de ingressos)
 
10h – Abertura dos portões
10h – Recepção dos Grupos da Melhor Idade – Palco principal
13h – Olimpíadas da Melhor idade
13h30 – Grupo Folclórico Germânico da Sociedade Ginástica-SL – Palco principal
15h – Baile da Melhor Idade com Musical Águia – Palco principal
18h – Skaverna – Palco principal
18h – Miro Nunes – Vila Germânica
19h – Vintage Café – Palco principal
19h30 – Edy Carlo – Vila Germânica
20h30 – Presence Led Zeppelin – Palco principal
22h – Vera Loca – Palco principal
 
18/07 – terça-feira
 
10h – Abertura dos portões
11h – Dia Feliz – Palco principal
12h30 – Paulinho Natureza Trio – Vila Germânica
12h30 – Léo Castanho – Vila Capilé
13h30 – Pró-maior-Unisinos – Palco principal 
14h – Grão Circo – Palco principal 
18h – Grupo de Danças da Sociedade Orpheu – Palco principal 
18h – Maduo – Vila Germânica
18h – Cristiano Barba Ruiva – Vila Capilé
19h30 – Banda Classic Decavê  – Vila Germânica
20h – Bibiana Bolacel – Palco principal 
21h – Corpo e Alma – Palco principal 
 
19/07 – quarta-feira
 
10h – Abertura dos portões
12h30 - Mano Astral & Astral - Vila Germânica
12h30 – José Leopoldo e Ruan Cardoso – Vila Capilé
18h – Fernando Luzs – Vila Germânica
18h – Luana Fontoura – Vila Capilé
19h – Jader Pes & Banda – Palco principal 
19h30 – Samuca e Banda  – Vila Germânica
20h – Jonathan Pacheco – Palco principal 
22h – Rainha Musical – Palco principal 
 
20/07 – quinta-feira
 
10h – Abertura dos portões
12h30 – Dudy Eduarda – Vila Germânica
12h30 – Diego Machado – Vila Capilé
17h – Grupo Maranata – Palco principal 
18h – João Maurício Silveira – Vila Germânica
18h – Brunno – Vila Capilé
19h – Elton Quadros & Banda – Palco principal 
19h30 – Swing Samba Trio  – Vila Germânica
20h – Fofa Nobre – Palco principal 
21h – Mano Lima – Palco principal 
22h – Os Serranos – Palco principal 
 
21/07 – sexta-feira
 
10h – Abertura dos portões
12h30 – Carlos e Yuri – Vila Germânica
12h30 – Karol Kon – Vila Capilé
17h – NG Fênix – Palco principal
18h – Young Knup – Palco principal
18h – Paulinho Trindade Trio – Vila Germânica
18h – Ally – Vila Capilé
19h – Mesclã – Palco principal
19h30 – Ivan e Grupo Sensasamba  – Vila Germânica
20h – MC Jean Paul – Palco principal
21h – Baile da Gaiola – Palco principal
 
22/07 – sábado
 
10h – Abertura dos portões
12h30 – Jogos Germânicos – Palco principal
12h30 – Mulheres na Roda de Samba - Vale dos Sinos – Vila Germânica
12h30 – Volnei Cavalheiro – Vila Capilé
13h – Grupo Folclórico Germânico da Sociedade Ginástica-SL – Palco principal 
13h30 – CTG Tio Lautério – Palco principal 
14h – Programação Alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha - Abertura com Coral Ouro Negro – Palco principal 
14h30 – Desfile Afro – Palco principal 
15h – Dança Afro – Palco principal 
15h30 – Benção de Ervas - COMPOTMA – Palco principal  
15h30 – Grupo Cavalgando o Vento: "A Menina do Colar e a Girafa Elétrica - Além dos Astros" – Vila Germânica 
16h30 – Coral Ouro Negro – Palco principal
17h – Estação Primeira de São Léo – Palco principal
17h – Banda Teaser – Vila Germânica
18h – Rafael Chocolate – Palco principal
18h – Jessie Jazz – Vila Germânica
18h – Ana Maria – Vila Capilé
19h – Pagode do Rafa – Palco principal
19h30 – Uranius Blues – Vila Germânica
20h – Quintal do Cesinha – Palco principal
21h – Samba das Patroas – Palco principal
22h30 – Alcione – Palco principal
 
23/07 – domingo
 
8h – Corrida da Imigração – Palco Principal
10h – Abertura dos portões
12h – Jogos Germânicos – Palco principal
12h30 –  Cássio Butuy – Vila Germânica
12h30 – Matheus Sales – Vila Capilé
13h – CTG Tapera Velha – Palco principal
14h – Cena em Movimento  – Palco principal
14h30 – Ballet Davi Sgarbi  – Palco principal
15h – Grupo Origens-Sapiranga – Palco principal
15h30 - Grupo Aquarela – Vila Germânica
17h – Suelen Jung – Palco principal
18h – De Todos os Santos – Palco principal
18h - DNA – Vila Germânica
18h – Gênesis Araújo – Vila Capilé
19h – Bloco do Céu – Palco principal
19h30 – Hematita – Vila Germânica
20h – Canil dos Cínicos – Palco principal
21h – Daii Nunes – Palco principal
22h30 – Nando Reis – Palco principal
 
24/07 – segunda-feira
 
10h – Abertura dos portões
12h30 – Rick e Renan – Vila Germânica
12h30 – Jessie Wolker – Vila Capilé
16h – Banda Conectar- Gospel – Palco principal
17h – Escola de Dança Brilhart – Palco principal
18h – Banda Bloco – Vila Germânica
18h – Fabrício Zoppas – Vila Capilé
19h – Banda Caos – Palco principal
19h30 – Banda Presidente Rock – Vila Germânica
20h – Viktor V – Palco principal
21h – Flanders 72 – Palco principal
22h30 – Reação em Cadeia – Palco principal
 
25/07 – terça-feira
 
10h – Abertura dos portões
12h30 – Fabiano e Samuel – Vila Germânica
12h30 – Arthur Pons – Vila Capilé
14h30 – Grão Circo – Palco principal
15h30 – Grupo Fantomania: "A Poção da Bruxa" (Teatro infantil) – Vila Germânica
16h – Encenação: "São Leopoldo era Assim" – Palco principal
16h - ato de Comemoração dos 199 anos - Praça do Imigrante
17h – Jogos Germânicos – Palco principal
17h30 – Baile do Chopp com Banda Mannia – Palco principal
18h – Raúl Quiroga & Americanto – Vila Germânica
18h – Marcelo Hausen – Vila Capilé
19h30 – Gustavo Zamberlan – Palco principal
19h30 – Rocka Rolla – Vila Germânica
20h30 – Raquel Martins – Palco principal
22h – Guilherme & Benutto – Palco principal


As datas e horários dos eventos divulgados na Agenda Cultural BdF RS são de responsabilidade de seus organizadores e as programações estão sujeitas a alterações.


Edição: Marcelo Ferreira