Rio Grande do Sul

MEMÓRIA

Lançamento do fotolivro sobre guerrilheiro Diógenes Oliveira marca um ano de sua partida

O evento neste domingo (29) contou com a presença de Olívio Dutra, Raul Pont, além de parlamentares do PT

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A editora do Brasil de Fato RS, Katia Marko, prestigiou lançamento do fotolivro - Foto: Alex Garcia

Neste domingo (29), foi lançado o fotolivro que narra a história do guerrilheiro gaúcho Diógenes Oliveira. O evento ocorreu na Casa de Cultura e Memória que leva seu nome. No portão da garagem, os jornalistas Guilherme Oliveira e Matheus Piccini autografaram a obra feita pelos dois ex-colegas da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, conhecida como Famecos.

:: Filho converte casa do pai guerrilheiro em um espaço de memória e cultura ::

A dupla militou no movimento estudantil, foram parte da mesma gestão do Centro Acadêmico, realizaram a cobertura da Caravana do Lula no Sul do país e decidiram partir para mais um desafio. Com imagens de Diógenes antigas, como dele criança no seminário, e atuais, como as da abertura da Casa de Memória em setembro deste ano, os autores se valeram de uma estética de revista para compor um livro dinâmico.

“Até a gurizada que não é muito de ler textos mais longos, fica mais rolando o feed, ou passando stories, vai parar para ler”, afirma Guilherme, filho de Diógenes, que somou com Piccini na elaboração de uma obra de acesso universal.

:: Aberta a Casa de Cultura Diógenes Oliveira ::

O público presente saudou a iniciativa, fazendo fila para pegar autógrafos, lendo o fotolivro até começar a apresentação musical.

O encontro também foi marcado pela realização de mais uma edição do evento Flor del Pago. Desta vez, o curador Ciro Ferreira recebeu a cantora Su Paz e a dançarina Marta Severo. Nos bastidores, companheiros e familiares de Diógenes pegaram junto para não faltar nada.


Olívio Dutra relembrou histórias de sua infância, juventude e o início da militância no Sindbancários / Foto: Katia Marko

Quadros históricos da esquerda gaúcha, como Paulo de Tarso Carneiro, Raul Pont e Olívio Dutra, compartilharam histórias únicas, como a do tio comunista do Olívio que foi preso em São Luís Gonzaga, depois visitou o sobrinho preso em Porto Alegre "Vim te retribuir a visita".

Houve celebração dos 25 anos da vitória da Frente Popular no RS e homenagem ao Diógenes no aniversário de um ano de sua partida. Entre sorrisos e lágrimas, uma certeza: A Cidade Baixa tem um centro de memória e a luta de Diógenes seguirá!

Confira mais imagens:


Público se emocionou com o Projeto Flor del Pago / Foto: Alex Garcia


Su Paz e Ciro Ferreira apresentaram clássicos latino-americanos / Foto: Alex Garcia



A coordenadora política do Brasil de Fato RS, Saraí Brixner, também participou do lançamento / Foto: Alex Garcia


Guilherme Oliveira destaca a importância do jornalismo do Brasil de Fato que imprimiu jornal de quatro páginas com a entrevista sobre o fotolivro e a Casa Diógenes / Foto: Alex Garcia


Edição: Katia Marko