Rio Grande do Sul

CULTURA

Slam das Minas RS participará da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre

Uma batalha de poesia será promovida pelo coletivo na quarta-feira (8), às 19h; a atividade será aberta ao público

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O coletivo Slam das Minas RS participará da Feira do Livro de Porto Alegre pela primeira vez - Foto: Lella Alves

Uma batalha de poesia será promovida pelo coletivo Slam das Minas RS durante a programação da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. A atividade ocorrerá na quarta-feira (8), às 19h, na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). 

:: Escritora e poeta Lella Alves lança seu primeiro livro: 'Um Não Lugar para Esquecer' ::

“Convidamos poetas que queiram participar expondo suas produções literárias na nossa intervenção”, convida a escritora e integrante do Slam das Minas RS Lella Alves. A batalha será aberta ao público, com inscrições na hora. Ao final da batalha, haverá uma premiação no valor de R$ 90 em vales-livro. É a primeira vez que o coletivo participará da Feira do Livro de Porto Alegre. 

Pioneiro no Rio Grande do Sul, o Slam das Minas RS surgiu em 2016 com a intenção de difundir a cultura das batalhas de versos e da poesia falada. Formado exclusivamente por artistas mulheres, o coletivo também se propõe a ser um espaço de escuta e acolhimento para que mulheres possam expressar livremente suas vivências. 

Batalha de poesia: voz e resistência

As batalhas de Slam são competições entre grupos de Slam que escrevem poesias de autoria própria e recitam em espaços públicos, como praças, trens, ônibus, eventos culturais, escolas e universidades, entre outros. Em uma roda, esses versos são declamados com o objetivo de tratar de movimentos e experiências coletivas, que envolvem questões raciais, de gênero, sexuais, territoriais, políticas e tantas outras. No fim da competição poética, os versos são avaliados.


Edição: Katia Marko