Rio Grande do Sul

RELIGIOSIDADE

46ª Romaria da Terra será em Ipê, capital Nacional da Agroecologia

'Reconhecer a terra como mãe é adotar um comportamento de respeito, de zelo, de cuidado', destaca o padre Rene Zanandréa

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A comissão organizadora escolheu como tema: “Escutar a mãe terra e com Maria cuidar da vida!” - Divulgação CPT

Na terça-feira de Carnaval, 13 de fevereiro de 2024, o município de Ipê, Diocese de Vacaria, acolhe a 46ª Romaria da Terra. A comissão organizadora escolheu como tema: “Escutar a mãe terra e com Maria cuidar da vida!”. A informação é do padre Rene Zanandréa, um dos organizadores do evento.

:: Inscrições abertas para a Escola de Verão de Articuladoras (es) da Economia de Francisco e Clara no RS ::

Conforme Zanandréa, “a inspiração para o elemento escuta vem da experiência sinodal a que a Igreja é chamada. 'Uns à escuta dos outros e todos juntos à escuta do Espírito Santo’, cunhou o Papa Francisco. Esse escutar uns aos outros contempla a escuta, também, da terra. O que ela está dizendo? Que recados os eventos climáticos têm trazido? Silenciar, contemplar é sábia atitude. Chamar a terra de mãe nos remete a expressões de tantos povos que se percebem filhos. Reconhecer a terra como mãe é adotar um comportamento de respeito, de zelo, de cuidado".

O bispo de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, informou que a estrutura montada é para receber entre cinco e dez mil pessoas. Lembrou que, apesar de ser convocada pela Comissão Pastoral da Terra da CNBB, a Romaria é um ato de cunho ecumênico e todos os anos recebe cristãos de diversas igrejas e denominações.

Esta será a primeira vez que a imagem de Nossa Senhora é referida em uma Romaria da Terra e Dom Sílvio explicou que depois de muito estudo a comissão organizadora resolveu pela adoção. “A devoção a Nossa Senhora da Oliveira é muito forte na região e foi uma escolha das mulheres de nossas comunidades.”

Uma devoção histórica

Ele contou que esta devoção, segundo os historiadores locais, começou por volta de 1750 quando houve um grande incêndio de campo cujo controle foi perdido pelos agricultores. Somente uma área circular onde em seu centro estava uma pedra que tinha no topo uma imagem de Nossa Senhora da Oliveira não foi queimada. “Outros dizem que este era um local de descanso e devoção dos tropeiros que levavam gado até Sorocaba”, explicou.

:: Em sua 45ª edição, Romaria da Terra reúne milhares de pessoas em Eldorado do Sul ::

Já o padre Rene diz que “o povo cristão gosta de Nossa Senhora e se sente irmanado ao nazareno que nos deu a Sua mãe para ser a nossa mãe”. Na identidade visual (cartaz) da 46ª RT/RS, as duas figuras femininas – a “Pachamama” e a imagem de Maria com traços da padroeira da Diocese de Vacaria, Nossa Senhora da Oliveira – ocupam o lugar central e é visível uma harmonia possível na criação.

A figura de Maria aponta para a presença de todas as mulheres no cuidado com a vida. A toalha de retalhos evidencia a organização das mulheres no Município de Ipê e sugestiona a necessária participação de todos na construção da sociedade e Igreja sinodal, protetores do planeta.

Na Missa, ao final do evento, será homenageado o Bispo Emérito Dom Orlando Dotti, um dos grandes incentivadores dos movimentos sociais rurais e coordenador da Comissão Pastoral da Terra da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Programação

8h – Acolhida aos romeiros

Acolhimento das caravanas: jovens de Ipê entregam a folha de cantos e dão orientações;

Mística inicial: introdução da Cruz, Círio, N. Sra. da Oliveira, muda de Ipê, cartaz da romaria; Ex 15,22-27 + breve reflexão; abraço de acolhida

9h – Caminhada

Pontos de reflexão (cenários): 1) referência à Maria, imagem de NSra da Palestina; 2) colcha e mística de sua construção e imagem Mª da Amazônia: “Tudo está interligado”; 3) pacto de amor pela vida: economia de Francisco e Clara; 4) Cuidado da vida – as mulheres e a acolhida.

10h30min – Missa

12h – Intervalo e partilha dos alimentos

13h – Oficinas (locais)

14h – Plenário das Oficinas

14h30min – Palavra do Instituto Federal de Vacaria

15h – Encaminhamentos (CPT): Carta da Romaria

15h30min – Bênção


Edição: Katia Marko