Rio Grande do Sul

RELIGIOSIDADE

Pastoral Popular Luterana celebra dez anos do encontro de mulheres no RS

Mais de 450 mulheres de diversas regiões gaúchas e convidadas de outros estados reuniram-se em Novo Xingu (RS)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Encontro de mulheres luteranas foi realizado em Novo Xingu, região Norte do RS - Foto: Clic Luterano

Centenas de mulheres luteranas de diversas regiões do Rio Grande do Sul e convidadas de outros estados reuniram-se no município de Novo Xingu (RS) para o 10° Encontro da Mulher PPL (Pastoral Popular Luterana) da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Ao longo do domingo (24), o grupo celebrou os dez anos de realização da atividade que promove reflexão sobre assuntos de cunho social sob a perspectiva da mulher e da religiosidade e agora torna-se nacional.

:: No Rastro das Lutas: ecumenismo, há décadas, na defesa dos direitos humanos e democracia ::

Com o tema “Vamos Celebrar”, o encontro teve como palestrante a pastora presidente da IECLB, Silvia B. Genz, primeira mulher a ocupar este cargo, que falou sobre os 200 anos de presença Luterana no Brasil. Foi um dia de retrospectiva sobre os encontros já realizados pela PPL e de projetar os próximos passos.

A pastora Louraini Christmann, da região Noroeste Riograndense, afirma que o encontro foi muito positivo. “A proposta foi avaliar essa caminhada, chegando ao décimo encontro. E estamos sempre envolvendo mais mulheres. Para termos uma ideia, no primeiro encontro tivemos a participação de 70 mulheres, e agora foram mais de 450 mulheres. A perspectiva é aumentarmos especialmente a região de abrangência.”

A maioria das mulheres que participaram do encontro são das regiões diretamente envolvidas. Mas também tiveram participantes de Pelotas, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, estudantes e professoras das Faculdades EST de São Leopoldo. Além de mulheres de Espírito Santo, Pará, Rondônia e São Paulo, articuladas em uma estratégia de efetivar a nacionalização do encontro.

“A ideia é agora fazermos encontros locais nesses pontos do Brasil, e a gente vai poder levar pessoas daqui, que vão lá fazer encontros com essa ideia, mas localizados. Queremos chegar e ir aumentando sempre mais”, explica.


Encontro foi palco de mística, louvores e debates / Foto: Clic Luterano

Louraini destaca que, como foi celebrativo, o encontro deste ano não teve uma temática mais específica como nos anteriores. Contudo, lembra que as atividades das mulheres da PPL abordaram, ao longo de sua trajetória, temas como justiça de gênero, violência doméstica, ecologia e movimento popular. “Como PPL, somos uma parte da IECLB que quer uma igreja mais comprometida com a busca por igualdade, dignidade, justiça”, comenta.

As mulheres da Pastoral Popular Luterana já vislumbram a atividade de 2025. “Para o 11° encontro queremos articular a vinda de muito mais caravanas, de muito mais lugares, especialmente do Norte, Nordeste e Sudeste”, complementa a pastora. A data prevista para a atividade é 23 de março de 2025.


Edição: Katia Marko